A Pedra Viva

1 Pedro  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 160 views
Notes
Transcript

Introdução

Ilustrações de Pedro

Epístolas de Pedro e Judas (A. Pedra Viva (2.4–8))
Pedro ilustra sua epístola com imagens que retratam a vida: bebês recém-nascidos que desejam leite (2.2), pedras para construir uma casa (2.5) e uma pedra angular rejeitada pelos construtores (2.7). Todas essas imagens, porém, são figurativas. Elas transmitem uma mensagem espiritual, como fica evidente pela expressão pedra viva.

O Fundamento é Cristo

Aqui Pedro começou a fornecer a base sobre a qual repousam as quatro exortações anteriores. Essas exortações eram: (1) seja santo (1:13-16), (2) temam a Deus (1:17-21), (3) seja amoroso (1:22-25) e (4) tenha fome da Palavra (2:1-3). Estas quatro qualidades surgem do nosso relacionamento com Deus que nos gerou.
Os versículos 4 a 10 contêm uma das maiores coleções de imagens do Antigo Testamento no Novo Testamento. Jesus Cristo não é apenas a fonte do sustento espiritual dos crentes, Ele também é o seu Fundamento (uma “pedra viva”). Pedro mudou sua metáfora de crescimento para construção
Estudos Bíblicos Expositivos em 1 e 2Pedro (Uma Pedra Viva)
Quando os discípulos foram repreendidos pelos fariseus por louvarem a Cristo, ele respondeu: “Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão” (Lc 19.40). O que poderia ser mais impossível do que isso? Pedras não falam, pois não são vivas, mas aqui Pedro diz que, quando vamos a Cristo, vamos a uma pedra que vive.

A Pedra Rejeitada Pelos Homens

Epístolas de Pedro e Judas (1. Escolhida (2.4))
A expressão a pedra que vive parece ser um paradoxo: uma pedra não tem vida. Nas Escrituras, porém, o termo pedra algumas vezes tem um significado figurativo
Salmo 118.22 e Mt 21.42 “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular;”
Atos 4.11 “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.”
Isaías 8.14 “Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém.”
Romanos 9.33 “como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.”
O próprio Pedro usou essa imagem quando se dirigiu ao Sinédrio e retratou Jesus Cristo como “pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou pedra angular”
Pedro deixa claro que Diferentemente de um pedaço de rocha, Jesus Cristo está vivo e é capaz de transmitir força àqueles que sofrem por Sua causa.
A questão aqui é que, embora Jesus Cristo seja o Fundamento da igreja – isto é, o Fundador e a Pedra Fundamental do primeiro século sobre a qual foram estabelecidos os fundamentos e a construção da igreja – Ele também está vivo hoje.

Observações

Observe, em primeiro lugar, que Pedro não está usando o seu próprio nome Petros / petra (rocha, Mt 16.18) como um jogo de palavras. A palavra que ele usa é “pedra”, e não “rocha”.
Em segundo lugar, quando Jesus pediu que os discípulos o identificassem, Pedro confessou: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16). Durante seu ministério, Jesus falou à mulher samaritana sobre a água viva (Jo 4.10,11; ver também 7.38) e falou também sobre o pão da vida (Jo 6.51).

Rejeitar a Cristo é rejeitar a Deus

Quando Cristo enviou a grande comissão ele disse em Lucas 10.16 Quem vos der ouvidos ouve-me a mim; e quem vos rejeitar a mim me rejeita; quem, porém, me rejeitar rejeita aquele que me enviou.
Cristo ensinou aos seus discípulos João 12.48 Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.
Romanos 9.33 “como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.”

A Pedra escolhida por Deus

Epístolas de Pedro e Judas (1. Escolhida (2.4))
Pedro apresenta um comentário interpretativo com um contraste embutido. Ele diz que a Pedra viva foi “rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele”.
O contraste está entre os verbos rejeitar e escolher e entre os substantivos homens e Deus.
Pedro contrasta o povo descrente que rejeitou Jesus, e continua a fazê-lo, com Deus, para o qual Jesus é eleito e precioso
Isaías 28.16 “Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.”
Epístolas de Pedro e Judas (1. Escolhida (2.4))
Pedro repete o tema da eleição, pois chama os destinatários de sua epístola de “eleitos” (1.1) e “povo escolhido” (2.9).
Ele mostra a preciosidade que Cristo é, e na mesma carta nos mostra o quão seus filhos escolhidos são preciosos;
Epístolas de Pedro e Judas (1. Escolhida (2.4))
Em seus sermões, registrados por Lucas em Atos, Pedro já tratava o tema de que Jesus é rejeitado pelos homens, mas eleito por Deus (At. 2.22–36; 3.13–15; 4.10,11; 10.39–42).
A conclusão é de que o que conta, não é a opinião do homem. Aos olhos de Deus, o Senhor Jesus é pedra […] eleita e preciosa. É eleita não apenas por ser adequada, mas por ser indispensável. Seu valor para Deus é incalculável; é pedra […] preciosa muito além de qualquer estimativa.

Chegando-se a Ele

Hb 11.6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
1Pedro: Com os Pés no Vale e o Coração no Céu A Posição de Cristo é Fundamental (2.4)

Para que esta aproximação pudesse acontecer, Deus expôs o próprio Filho à morte aviltante na cruz. Ali naquele tosco lenho, Jesus verteu seu sangue. Foi transpassado pelas nossas iniquidades e moído pelos nossos pecados. Ali derramou seu sangue e morreu em nosso lugar, abrindo para nós um novo e vivo caminho até Deus.

Paulo disse a Timóteo 1Timóteo 2.3–6 “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.”
Tiago deixa claro que Deus está esperando a nossa aproximação a Ele Tiago 4.8 “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.”
Agora podemos aproximar-nos dele. O próprio Jesus convida para si todos os cansados e sobrecarregados (Mt 11.28).
William MacDonald Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento
Se desejamos ser usados no projeto de construção de Deus, precisamos nos chegar a Cristo. Para ser material de construção adequado, precisamos nos identificar com ele. Somos importantes apenas à medida que contribuímos para a glória de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.