A santificação

Santidade sem ninguém verá o Senhor  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript
Santificação é a única evidência indiscutível da habitação do Espírito Santo em uma pessoa.
Quem não tem o Espírito não está unido a Cristo: Romanos 8.9 “9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” .
Quem está unido a Cristo dá fruto: João 15.5 “5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
Em que o Espírito habita seu fruto é produzido nessa pessoa: Gálatas 5.22–23 “22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”
Quem vive no Espírito, também anda no Espírito: Gálatas 5.25 “25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”
Nosso união com Cristo é feita através da habitação do Espírito Santo em nós. E é por causa disse que o fruto da justiça e boas obras são produzidos em nós, ou seja, o fruto da santificação.
Romanos 6.19 “19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.”
Romanos 6.22 “22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;”
O Espírito é comparado ao vento e tal como o vento, não pode ser visto por nossos olhos físicos. Porém, da mesma maneira que sabemos que o vento existe através dos efeitos produzidos sobre as ondas, as árvores e a fumaça, assim também podemos saber que o Espírito está em um homem através dos efeitos que produz em sua conduta. É insensatez imaginar que temos o Espírito, se também não estamos andando “no Espírito” (Gl 5.25). Podemos depender dessa verdade com uma certeza positiva de que não há viver santo onde não há o Espírito Santo. O selo estampado sobre o povo de Deus, pelo Espírito Santo, é a santificação. Todos quantos realmente “são guiados pelo Espírito de Deus”, esses são “filhos de Deus” (Rm 8.14). - Ryle, J. C.. Santidade: Sem a qual ninguém verá ao Senhor (Portuguese Edition) (p. 47). Editora Fiel. Edição do Kindle.
Santificação é o único sinal seguro da eleição divina.
1Pedro 1.2“2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.”
2Tessalonicenses 2.13“13 Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,”
Romanos 8.29 “29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
Efésios 1.4 “4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”
1Tessalonicenses 1.3–4“3 recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, 4 reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição”.
Olhando para Palavra de Deus, podemos facilmente concluir que não há qualquer maneira de alguém ser um eleito e não experimentar a santificação.
Se alguém se diz eleito, mas voluntária e habitualmente vive em pecado está enganando a si mesmo quanto ao assunto da eleição da graça.
Alguém pode hipocritamente enganar os outros com sua falsa virtude, mas também enganará a si mesmo se pensa sua falsa virtude passará aos olhos de Deus como santificação - “nunca vos conheci” é o que ouvirão do Senhor.
Mas quando há algum grau de santificação, então, pode haver uma evidência de eleição.
A santificação é sempre vista
Lucas 6.44 “44 Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.