A santificação

Santidade sem ninguém verá o Senhor  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Santificação é a única evidência indiscutível da habitação do Espírito Santo em uma pessoa.
Quem não tem o Espírito não está unido a Cristo: Romanos 8.9 “9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” .
Quem está unido a Cristo dá fruto: João 15.5 “5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
Em que o Espírito habita seu fruto é produzido nessa pessoa: Gálatas 5.22–23 “22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”
Quem vive no Espírito, também anda no Espírito: Gálatas 5.25 “25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”
Nosso união com Cristo é feita através da habitação do Espírito Santo em nós. E é por causa disse que o fruto da justiça e boas obras são produzidos em nós, ou seja, o fruto da santificação.
Romanos 6.19 “19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.”
Romanos 6.22 “22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;”
O Espírito é comparado ao vento e tal como o vento, não pode ser visto por nossos olhos físicos. Porém, da mesma maneira que sabemos que o vento existe através dos efeitos produzidos sobre as ondas, as árvores e a fumaça, assim também podemos saber que o Espírito está em um homem através dos efeitos que produz em sua conduta. É insensatez imaginar que temos o Espírito, se também não estamos andando “no Espírito” (Gl 5.25). Podemos depender dessa verdade com uma certeza positiva de que não há viver santo onde não há o Espírito Santo. O selo estampado sobre o povo de Deus, pelo Espírito Santo, é a santificação. Todos quantos realmente “são guiados pelo Espírito de Deus”, esses são “filhos de Deus” (Rm 8.14). - Ryle, J. C.. Santidade: Sem a qual ninguém verá ao Senhor (Portuguese Edition) (p. 47). Editora Fiel. Edição do Kindle.
Santificação é o único sinal seguro da eleição divina.
1Pedro 1.2“2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.”
2Tessalonicenses 2.13“13 Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,”
Romanos 8.29 “29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
Efésios 1.4 “4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”
1Tessalonicenses 1.3–4“3 recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, 4 reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição”.
Olhando para Palavra de Deus, podemos facilmente concluir que não há qualquer maneira de alguém ser um eleito e não experimentar a santificação.
Se alguém se diz eleito, mas voluntária e habitualmente vive em pecado está enganando a si mesmo quanto ao assunto da eleição da graça.
Alguém pode hipocritamente enganar os outros com sua falsa virtude, mas também enganará a si mesmo se pensa sua falsa virtude passará aos olhos de Deus como santificação - “nunca vos conheci” é o que ouvirão do Senhor.
Mas quando há algum grau de santificação, então, pode haver uma evidência de eleição.
A santificação é sempre vista
Lucas 6.44 “44 Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more