Ide por todo mundo e pregai o evangelho - Marcos 16.9-20

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 26 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

DIVISÃO DO LIVRO DE MARCOS:
O MINISTERIO DO SERVO (1.1-8.26) — O ministério de curas e pregação do evangelho autenticam a identidade messiânica do servo.
A MISSÃO DO SERVO (8.27-16:20) — A morte e ressurreição autenticam o cumprimento da missão do servo.
Aqui no último capítulo temos a Grande Comissão pela visão do evangelista Marcos.
O contexto imediato é a ressurreição do Senhor. No túmulo as três mulheres que foram para o embalsamar não o encontraram, pois l~á só havia um anjo para anunciar que o senhor havia ressucitado. Ele mando que elas digam aos discipulos para encontrrem Jesus na Galileia, como ele mesmo já havia predito.
Jesus alertou previamente seus discipulos sobre todas as coisas que iriam acontecer, mas eles simplesmente não acreditaram.

GRANDE IDEIA:

“Para cumprir a Grande Comissão é necessario crêr, confiar e obedecer aquele que nos envia, capacita e acompanha.”
Jesus cumpriu sua missão e agora envia, capacita e acompanha também os discípulos em sua missão de pregar o evangelho pelo mundo.

I – A INCREDULIDADE DOS DISCIPULOS É REPROVADA POR JESUS (V.9-14)

1. O Testemunho de Maria Madalena é rejeitado (v.9-11).

V.9 — Logo na manha de domingo Jesus apareceu para Maria de Magdala, da qual Jesus havia expelido sete demônios. Esse encontro está descrito em João 20:11-18, Após Joao e Pedro irem ao sepulcro, Maria ficou sozinha para chorar e nesse momento Jesus apareceu para ela.
Por que Jesus apareceu primeiro para uma mulher? O testemunho de uma mulher não tinha muito valor naquele contexto, ainda mais uma mulher solteira e que não tinha boa fama (sabe-se lá o que ela fazia quando estava possessa).
Jesus não faz acepção de pessoas, a Missão é para todos!
V.10 — Imediatamente ela quis compartilhar as boas novas da ressurreição com os outros discípulos, pois estavam muito tristes.
Aquele que recebe as boas novas do evangelho quer compartilhar essa alegria com outros!
V.11 — Os discípulos não creram nas palavras de Maria. O evangelho de Mateus acrescenta a informação que eles acharam que ela estava delirando.

2. O testemunho dos dois discípulos é rejeitado (v.12-13).

Jesus apareceu a dois discípulos no caminho de Emaús, esse encontro está descrito em Lucas 24:11:35, onde vemos que eles dizem ter ouvido o testemunho das mulheres sobre a ressurreição. De igual modo, os dois discípulos também se apressaram para divulgar a boa nova aos outros discípulos, mas eles continuaram duvidando.

3. Jesus repreende a incredulidade dos discípulos (v.14)

Devido a falta de fé dos discípulos, Jesus aparece para os doze enquanto ainda estavam em Jerusalém (Lc 24:36-43). A finalidade desse encontro foi para repreender os discípulos por sua incredulidade, pois o encontro de Jesus com os discípulos deveria acontecer na Galileia (v.7 e Mc 14:28 ), mas os discípulos não creram no testemunho dos que viram a Jesus.
Marcos 14.28 ARA
Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galileia.
A passagem é bem enfática ao afirmar que Jesus passou-lhes em rosto a sua incredulidade (em algumas versões como a ACF).
Os discípulos não duvidaram apenas das pessoas que viram a Jesus, eles duvidaram do próprio Jesus que pelo menos 4 vezes havia afirmado sobre a sua morte e ressurreição!

II – JESUS COMISSIONA OS DISCIPULOS PARA A MISSÃO (V.15-18).

Aqui há um aspecto muito importante a ser notado. Jesus repreendeu os discípulos e logo em seguido deu uma nova ordem. Eles precisavam primeiro crer em Jesus como Messias sofredor que foi morto, mas que ressuscitou ao terceiro dia para então estarem aptos a cumprir a missão que Jesus iria dar.
V. 15 — A missão: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.
Os aspectos da missão:
1. O que deveriam fazer? PREGAR
2. O que deveriam pregar? O EVANGELHO
3. Para quem deveriam pregar? TODA CRIATURA
Foi uma ordem clara e fácil de ser entendida. Todo aquele que crê no Senhor Jesus como Senhor e Salvador deve entender a sua missão.
É interessante notarmos que Jesus deixou poucos mandamentos para seus seguidores em contraste com os inúmeros mandamentos do judaísmo da época. Os dois principais são:
1. O grande mandamento em Mateus 22:36-40 e Marcos 12:30-31. Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. Esse mandamento é a síntese de todos os mandamentos da Lei.
2. A grande comissão em Mateus 28:18-20, Marcos 16:15-16 e Lucas 24:45-47. A ênfase na grande comissão em é uma evidencia da grande importância desse mandamento. Precisamos atentar para o cumprimento da nossa responsabilidade como discípulos.
V.16 — Dois tipos de respostas são esperadas diante da pregação do evangelho:
1. Os que crerão e consequentemente serão batizados e salvos
2. Os que não crerão e consequentemente serão condenados (Jo 3:16-18).
Note que a exigência para salvação é apenas o ato de CRER, o batismo em si não salva. Porém aqueles que creem naturalmente vão expressar a sua fé através do batismo. Se alguém diz que crê, mas não quer ser batizado isso é uma forte evidencia de que essa pessoa não creu, pois não esta se submetendo a primeira ordenança de Jesus para sua vida. O que se espera de um verdadeiro servo é que ele obedeça ao seu Senhor!
V.17-18 -- Os sinais que atestariam a mensagem. Jesus além de enviar também os capacita para a sua missão! Eles receberiam o poder de fazer sinais: Autoridade sobre os demônios, dons de línguas, teriam uma imunidade e proteção sobrenatural e poder de curar enfermidades!
Realmente todos esses sinais foram confirmados na vida dos apóstolos (Hb 2:3-4).

Aplicação:

Nós também precisamos atender a missão que recebemos do Senhor Jesus de sermos suas testemunhas (1Pe 2:9 ).
1Pedro 2.9 ARA
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Ele também nos capacita com o seu Espirito Santo (At 1:8 e Jo 14:26 )
Atos dos Apóstolos 1.8 ARA
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

III – JESUS ACOMPANHA OS DISCIPULOS NA MISSÃO (V.19-20)

V.19 — Jesus cumpriu sua missão e tem autoridade! Ele veio para cumprir cabalmente sua missão como cordeiro de Deus, Ele morreu pelos pecados da humanidade e ressuscitou ao terceiro dia e com isso recebeu a honra e autoridade do Pai (Ap 5:9-10). Esse versículo mostra onde Jesus está agora, ele está assentado a destra de Deus olhando por nós onde aguarda o fim do tempo dos gentios para o seu retorno e estabelecimento do Reino de Deus na Terra! (Atos 1:6-7, Rm 11:25)
V.20 — Os apóstolos obedeceram e cumpriram sua missão! O livro de Marcos se encerra mostrando que os discípulos de Jesus fizeram todas as coisas conforme o Mestre ordenou.
Eles creram em Jesus, entenderam sua missão, confiaram no Senhor que os ajudou, e cumpriram o ide!

CONCLUSÃO

AGORA É NOSSA VEZ!
Por que não estamos cumprindo a nossa missão?
Por causa da nossa incredulidade! Será que realmente cremos nas palavras de Jesus?
Por causa da nossa falta de confiança naquele que nos comissiona, sustenta e vai conosco.
Por causa da nossa desobediência. Não partimos como os discípulos fizeram, simplesmente ficamos parados!
“Para cumprir a Grande Comissão é necessário crer, confiar e obedecer aquele que nos envia, capacita e acompanha”
Related Media
See more
Related Sermons
See more