Você nasceu de novo?

As Evidências da Salvação  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

Introdução

O evangelho de João foi escrito com dois propósitos principais, o primeiro é para que as pessoas creiam que Jesus Cristo é o filho de Deus e quem nEle crer tem a vida eterna.
João 20.31 NVI
31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.
O segundo é para que os leitores pudessem ter a certeza de que herdariam a vida eterna, recebendo o dom gratuito de Deus.
Diante disso, o apóstolo João relata o diálogo entre Jesus e Nicodemos, que era um homem religioso e bem reconhecido entre os fariseus. Ele seguia toda a tradição judaica e era zeloso com a lei de Moisés, mas Nicodemos tinha um problema, ele nunca nasceu de novo e Cristo prega a mensagem do evangelho, para que esse homem pudesse perceber que precisava nascer de novo.

Ideia Central

O pecador que está perdido nas trevas, só pode ter a vida eterna, se passar por uma transformação espiritual.

Transição

Veremos duas questões sobre o novo nascimento.

Desenvolvimento

1° Qual a necessidade do novo nascimento (v. 3)?

1. O pecador precisa nascer de novo, porque está perdido em trevas (v. 3)

3 Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.
Jesus ensina para Nicodemos que é preciso nascer de novo, essa expressão usada pelo Senhor Jesus significa “nascer do alto”. O Senhor disse essas palavras, porque conhecia o profundo do coração de Nicodemos, e sabia que ele estava perdido nas trevas do pecado, visto que, era apenas um homem religioso no meio do povo judeu.
Jesus respondeu a uma pergunta que Nicodemos não tinha perguntado, mas Jesus disse essas porque esse homem precisava ter um encontro real com Cristo. Isso significa que não era suficiente acreditar que Jesus era o Messias prometido do Antigo Testamento, nem admirar os milagres que o Senhor estava realizando e nem ficar maravilhado com os ensinos de Jesus (v. 2).
O pecador que está nas trevas do pecado, está longe de Deus, morto em seus delitos e pecados, seguindo os seus prazeres e desejos carnais. Precisa nascer de novo.
Efésios 2.1–4 NVI
1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. 4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

2. O pecador precisa nascer de novo para herdar a vida eterna (v. 3)

3 Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.
Nicodemos nasceu em uma família judaica, então estava debaixo da aliança de Deus. O povo judeu acredita que entrará no reino de Deus por serem descendente de Abraão. Os mestres da lei pensavam que conheciam a Deus suficiente para serem salvos, mas viviam uma cegueira espiritual. Eles buscavam entrar no reino praticando a lei de forma exterior, ou seja, não se preocupavam com a sua vida espiritual diante de Deus.
Nos dias atuais não é diferente, porque quando se fala na necessidade de nascer de novo, o povo começa a dizer das tradições religiosas da família, afirmando que nunca fez mal para ninguém, que é uma boa pessoa, etc. Isso mostra a cegueira espiritual e que essas pessoas estão em trevas e não sabem o quão pecadoras elas são diante de Deus.
Romanos 3.10–12 NVI
10 Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer; 11 não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. 12 Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”.
O homem para ter a salvação e a vida eterna, precisa passar pelo novo nascimento, ou seja, ser regenerado, passar por uma transformação espiritual, se tornando uma nova criatura em Cristo Jesus e sendo filho de Deus.

APLICAÇÃO

Muitas pessoas estão na mesma situação que Nicodemos. Porque pensam que estão salvas por pertencer a alguma religião, por frequentar os cultos de igrejas evangélicas, por lerem a Bíblia, escutarem louvores cristãos, por fazerem boas ações e por considerarem boas pessoas. Mas novo nascimento vem do alto e não por esforço humano.

2° Como acontece o novo nascimento (v. 4-8)?

1. O novo nascimento não é físico (v. 4,6)

4 Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!”
Nicodemos não estava entendendo o que Jesus estava ensinando, ou seja, o Senhor estava falando a respeito de questões celestiais. Mas o homem estava pensando em um nascimento físico e carnal, isso demonstra a falta de conhecimento espiritual, apesar de ser um fariseu mestre da lei, não compreende que é necessário nascer de novo.
João 3.10–11 NVI
10 Disse Jesus: “Você é mestre em Israel e não entende essas coisas? 11 Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.
Na perspectiva de Nicodemos Jesus estava ensinando por meio de uma figura de linguagem, visto que, o método dos fariseus era ensinar verdades espirituais usando figura de linguagem.
Diante dessa pergunta que Nicodemos fez, é nítido ver que ele valorizava muito o seu nascimento, ou seja, por pertencer ao povo judeu. Mas ao procurar Jesus, ele desejava mais conhecimento, visto que, não tinha entendido a expressão “nascer de novo”, pois ele queria descobrir o que Jesus estava ensinando.
6 O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
Nicodemos continuava sem entender o que Jesus estava querendo dizer com a expressão “nascer de novo”. Por isso Cristo enfatiza que o nascimento físico faz parte da carne, ou seja, todas as pessoas vão passar por esse nascimento.
E aqueles que nascem do Espírito, se tornam pessoas espirituais, estão livres da sujeira do pecado, da condenação eterna. Eles são santificados em seu interior, ou seja, de coração, além disso, os espirituais buscam os desejos e os interesses pelas coisas espirituais e não carnais.

2. O novo nascimento é uma purificação espiritual (v. 5)

5 Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
Jesus ensina que é necessário nascer da água e do Espírito. A água que Jesus ensina não literalmente jogar água, mas significa purificação ou renovação espiritual. No Antigo Testamento a água era símbolo de purificação.
Ezequiel 36.24–27 NVI
24 “Pois eu os tirarei dentre as nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra. 25 Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. 26 Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. 27 Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.
O Espírito atua no coração do pecador, realizando uma purificação de alma, através da palavra de Deus e do sangue de Jesus Cristo.

3. O novo nascimento é sobrenatural (v. 7-8)

7 Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
Jesus enfatiza pela segunda vez a necessidade de nascer de novo, para ter a salvação por meio de Jesus, herdar a vida eterna e fazer parte do reino de Deus. Cristo ensina que a salvação é um dom de Deus, por isso que o novo nascimento vem da parte de Deus, isso significa que o Senhor tomou a iniciativa de vir até o ser humano pecador, a fim de transformar a sua vida espiritual.
8 O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”.
Jesus para ilustrar o seu ensino, usa o vento que sopra onde quer, ou seja, é algo que nenhum ser humano consegue controlar ou compreender de onde começa e onde termina o vento. Dá mesma forma, o Espírito Santo age no coração do homem, transformando o seu interior. Isso quer dizer que a obra do novo nascimento é sobrenatural, ou seja, vem da parte de Deus, e o ser humano não consegue controlar e compreender.
O pecador que nasce de novo, testemunha e evidencia a obra da salvação em sua vida. A evidência vem através do seu falar, do seu comportamento e das suas ações.
Nas Escrituras vemos pessoas que nasceram de novo:
Paulo era perseguidor da igreja, depois se tornou um apóstolo de Cristo e sofreu em prol do evangelho.
Atos dos Apóstolos 9.15–16 NVI
15 Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. 16 Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”.
Pedro era um pescador de peixe e depois se tornou um pastor de ovelhas.
João 21.17 NVI
17 Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama?” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.
O carcereiro e sua família foram salvos pela mensagem do evangelho.
Atos dos Apóstolos 16.31–33 NVI
31 Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. 32 E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. 33 Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados.

Conclusão

Conclui-se que o pecador que está perdido nas trevas, só pode ter a vida eterna, se passar por uma transformação espiritual, ou seja, nascer de novo, ser uma nova criatura em Cristo Jesus. O novo nascimento é necessário, porque quem vive nas trevas do pecado será condenado eternamente. E o novo nascimento ocorre através da ação sobrenatural que o Espírito Santo faz no coração do homem.
Você já nasceu de novo? Teve algum momento em sua vida que o Espírito Santo te convenceu do pecado e te levou ao arrependimento? Se você passou por isso, louve a Deus porque você entrará no Reino de Deus. Mas, se você não nasceu de novo, prostre ao pés da cruz e clame a Jesus, o único que pode te dar a salvação.

Aplicação

Se você nasceu de novo, isso precisa ser evidenciado na sua vida prática. Porque não existe novo nascimento sem mudança de vida.
Nascer de novo não é pelo seu esforço ou por prática de boas obras, isso significa que você nunca alcançará a salvação pela força do seu braço. Por isso, reconheça que você é pecador, confesse os seus pecados a Deus e se arrependa.
Related Media
See more
Related Sermons
See more