O evangelho de Lucas

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Escrito por Lucas. Historiador e Médico.
Primeira parte de um único livro. Tanto Lucas quanto Atos começam igual.
Lucas
1 Muitos já se dedicaram a elaborar um relato dos fatos que se cumpriram entre nós, 2 conforme nos foram transmitidos por aqueles que desde o início foram testemunhas oculares e servos da palavra. 3 Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo, 4 para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas.
Atos
1 Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, 2 até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. 3 Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. 4 Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. 5 Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.
Durante o livro de Atos, Lucas usa o pronome “nós”, o que mostra que ele estava presente em alguns eventos, incluindo Roma na época em que Paulo esteve preso.
Atos 28:11 - Passados três meses, embarcamos num navio que tinha passado o inverno na ilha; era um navio alexandrino, que tinha por emblema os deuses gêmeos Cástor e Pólux.
Alguns trechos mostram que Lucas ficou hospedado na casa do evangelista Filipe em Cesaréia (At 21.8). Imagina o que Filipe constou sobre o Senhor nestes dia.
8 Partindo no dia seguinte, chegamos a Cesaréia e ficamos na casa de Filipe, o evangelista, um dos sete. 9 Ele tinha quatro filhas virgens, que profetizavam.
Parece altamente provável que Lucas teve acesso ao evangelho de Marcos ao escrever seus relatos, além de outras fontes.
Estima-se que 70% de Marcos esteja presente em Lucas, além de 60% adicional que não encontra-se em Marcos.
Lucas é responsável por nos trazer informações únicas muito importantes. Ele nos conta quase tudo que sabemos sobre o nascimento de João Batista e a maior parte que sabemos sobre a infância de Jesus. É o único que registra a pesca milagrosa e o efeito que tem sobre Pedro, entre outras passagens:
Unção de Jesus por uma pecadora
Mulheres que ajudavam Jesus
A rejeição de Jesus por alguns samaritanos
A missão dos setenta
A visita de Jesus a Marta e Maria
Ensino sobre o arrependimento
Cura da mulher aleijada
O convite ao banquete
Ensino sobre servos inúteis
A cura dos dez leprosos
Zaqueu
O lamento por Jerusalém
As palavras sobre as duas espadas
Jesus perante Herodes
Palavras ditas por Jesus na cruz
Diversas parábolas: Bom samaritano, a figueira estéril, a ovelha perdida, a moeda perdida etc.
Mesmo quando ele adiciona histórias que constam em outros evangelhos, ainda sim ele tem seu ponto de vista único.
Lucas também dá imenso valor nos relatos às: mulheres, crianças, pobres e pessoas de má fama. Os rabinos consideravam pecado ensinar uma mulher, mas Jesus ensinou as mulheres com a mesma desenvoltura com que ensinou homens.
Lucas também reforça a importância da oração e relata nove vezes que Jesus orou, (sete encontra-se apenas em Lucas). O exemplo do Senhor é constantemente destacado ao leitor.
Outro relato interessante são os registros dos cânticos e júbilos presentes em Lucas. Maria (1.46-55), Zacarias (1.68-79) e Simeão (2.29-32)
O cântico de Maria
46 Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48 porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada. 49 Porque me fez grandes coisas o Poderoso; e Santo é o seu nome. 50 E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. 51 Com o seu braço, agiu valorosamente, dissipou os soberbos no pensamento de seu coração, 52 depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes; 53 encheu de bens os famintos, despediu vazios os ricos, 54 e auxiliou a Israel, seu servo, recordando-se da sua misericórdia 55 (como falou a nossos pais) para com Abraão e sua posteridade, para sempre
Related Media
See more
Related Sermons
See more