Deus tem maior prazer em Sião - Samo 87

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Esse salmo descreve o amor do Senhor por Jerusalém e exalta essa cidade como o centro religioso do mundo no reino messiânico vindouro (cf. Salmos 48). Embora as nações do mundo (incluindo alguns dos antigos inimigos de Israel) venham a adorar o Senhor, Israel ainda será a nação favorita (cf. Isaías 2:2-4; 19:23-25; 45:22-25; 56:6-8; Zacarias 8:20-23; 14:16-19.

I. O amor do Senhor por Sião (87:1-3)

Deus é o fundador da cidade [...] monte santo. Sua edificação significa “a cidade fundada”; ou seja, Jerusalém, situada na região montanhosa da Judeia.
Arqueólogos e historiadores sempre se perguntaram por que Jerusalém foi construída onde está e por que se tornou tão importante. Não tem nenhuma das características geográficas que favoreceram o avanço e a prosperidade de outras cidades importantes no mundo. Não está próxima à nascente de nenhum rio importante; não controla nenhuma estrada ou cruzamento significativo; não tem recursos hídricos em abundância nas proximidades, em geral a principal preocupação na formação de assentamentos, embora uma de suas principais nascentes forneça um suprimento modesto de água; não possui riquezas minerais; ficava fora das rotas comerciais mais importantes e não estava localizada em posição estratégica para conquistar as vastas regiões cobiçadas por impérios rivais da Antiguidade. Na verdade, sua economia e topografia nunca foram especiais a ponto de explicar por que se tornou mais que uma pequena aldeia desconhecida com um destino semelhante ao da maioria dos vilarejos da mesma época que desapareceram muito tempo atrás.
Jerusalem, A History of Forty Centuries, p. 12.
A razão da grandeza de Jerusalém, evidentemente, se deve ao fato de ter sido escolhida por Deus. O Senhor a fundou sobre os montes santos e ama suas portas mais que todas as outras cidades e aldeias da terra. Contudo, a glória máxima de Jerusalém ainda está por vir, quando se tornar a capital do reino messiânico, a cidade do Rei aguardado há muito. O salmo contempla esse dia futuro, no qual serão ditas gloriosas coisas sobre Sião, a cidade de Deus.
Gloriosas coisas se dizem dela: Há indicativos de que Jerusalém se tornará berço espiritual de muitas nações Is 2.2-3
Isaías 2.2–3 ARA
Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém.

II. O favor do Senhor de Israel (87:4-6)

V.4 — Parece ser esse o sentido do texto no versículo 4, no qual Sião, personificada como mãe entre as nações que a conhecem, menciona seus filhos Raabe no sul (Raabe era um monstro da mitologia pagã antiga e simbolizava o Egito no AT cf. Salmos 89:10) e Babilônia ao norte, além da Filístia, Tiro e Etiópia. Essas nações estarão entre os países que reconhecerão Sião como capital espiritual, política e econômica do mundo e para lá se dirigirão a fim de adorar e levar presentes ao Rei (Is 60:5–7).
As nações que se recusarem a ir a Jerusalém para celebrar a Festa dos Tabernáculos sofrerão secas e pragas (Zc 14:16–19).
V.5 — Por essa razão, Sião será considerado um lugar onde as nações experimentarão renascimento espiritual, pois o próprio Altíssimo a estabelecerá naquele lugar de soberania universal. Essa adoração multinacional é retratada como uma grande alegria para o próprio Senhor.
V.6 — E, quando o SENHOR realizar o censo dos povos, fará que as pessoas de todas as nações percebam seu verdadeiro destino espiritual ao se tornarem cidadãs de Sião. Elas virão visitar a cidade: (Zacarias 8:20-23).

III. A exultação dos músicos sobre Jerusalém (87:7)

Será uma época de festas e comemorações. Cantores e músicos se ajuntarão para cantar: “Todas as minhas fontes são em ti”. Jerusalém deixará de ser lugar de lágrimas e sofrimento e passará a constituir manancial de bênçãos e refrigério, além de se tornar lar espiritual de todas as nações da terra.

CONCLUSÃO

Satanás tenta de todas as maneiras destruir a nação escolhida de Deus, hoje vemos uma verdadeira onda de odio contra Israel. Mas eles não prevalecerão, pois Deus prometeu que resatauraria a nação nos ultimos dias dessa dispensão, antes de estabelecer o seu Reino Milenar. Rm 11.1-2; 25-27.
Precisamos observar uma aplicação pessoal. Um dia, Deus registrará todos os povos da terra a fim de realizar o censo dos habitantes celestiais. Nesse dia, haverá somente um elemento de qualificação: o novo nascimento, isto é, somente aqueles que nasceram de novo entrarão no reino de Deus (Jo 3:3–5). Quando o Senhor estiver recenseando as pessoas, dirá: “Este nasceu de novo em tal lugar”.
Será que o Senhor poderá dizer isso a seu respeito?
Só há uma maneira de nos qualificarmos para receber a cidadania celestial, conforme o texto de João 1:12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more