Casa Espiritual
Introdução
1. O edifíco e suas Ilustrações - v5
a. Pedras vivas:
b. Casa espiritual.
c. Sacerdócio Santo.
i. Sua função
2. A fundação (Jesus é a Pedra) v6-8
a. Jesus é uma pedra preciosa (abençoadora)
i. Angular (6 e 7) e Principal (7)
ii. Eleita
iii. Preciosa
b. Jesus é uma Pedra de tropeço (de juízo)
i. Rejeitada - 7b
Ilustração
ii. Pedra de tropeço e rocha de ofensa - v8
iii. Entendendo o termo “para o que também foram postos/destinado”
3. Privilégios do Cristão v9a
a. Raça/povo/geração eleita/escolhido (x raça rejeitada)
Os eleitos de Deus nesta era da Igreja não foram escolhidos entre as pessoas espetaculares deste mundo (1Co 1.27–28; Tg 2.5). Foram escolhidos antes da fundação do mundo (Ef 1.4) e porque são eleitos devem viver vidas santas (Cl 3.12; 2Pe 1.10).
b. Sacerdócio real
c. Nação santa
d. Povo de propriedade exclusiva de Deus (Dt 7.6; 14.2)
Conclusão
A. Qual a Responsabilidade daqueles que fazem parte da nova raça, sacerdócio, nação e povo de Deus (dos privilegiados)?
a. Devemos proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (assumimos o papel de Israel)
Antes, andávamos tateando na escuridão do pecado e da vergonha. Por meio de um livramento assombroso, porém, fomos transportados para o reino do Filho do seu amor. Não há resposta mais apropriada do que louvar em alta voz aquele que fez tudo isso por nós!
b. Agora somos povo e recebemos a misericórdia de Deus
“antes, não éreis povo”
“que não tínheis alcançado misericórdia”
Na presente era, Deus tem outro povo: a Igreja. A era da Igreja constitui um parêntese na relação de Deus com Israel. Quando esse parêntese se fechar, isto é, quando a Igreja for arrebatada, Deus voltará a tratar com Israel. Então, uma parte dessa nação responderá com fé e voltará a ser povo de Deus.
Aplicação
A qualidade da edificação da igreja depende de cada um de nós
Ao salvar a nossa alma, Deus nos pôs em um propósito, portanto, devemos cumprir esse propósito
Os cristãos, de modo geral, não entendem nem apreciam o propósito de Deus para a igreja, que Pedro apresentou tão claramente aqui. Conseqüentemente, muitos cristãos não têm propósito em suas vidas. A evidência disso inclui uma vida egocêntrica, falta de vontade de sacrifício, objetivos mundanos e preocupação com coisas materiais. Antes de os cristãos responderem às exortações para viverem vidas santas, eles precisam compreender as razões pelas quais é importante viver vidas santas.
Existem apenas dois grupos no mundo, os que creem e os que rejeitam a Cristo, Qual você faz parte?
"Pedro conclui a primeira seção principal de sua epístola (1:3-2:10) traçando os limites para um confronto. Dois grupos são diferenciados - 'incrédulos' e 'vocês que crêem' - com base em suas respostas contrastantes a Jesus Cristo, a 'pedra escolhida e preciosa' (v 6). Os primeiros estão a caminho do 'tropeçamento' e da vergonha, os segundos da 'honra' e da vindicação. O contraste teológico entre estes dois grupos, com as suas consequentes tensões sociais , absorverá o interesse de Pedro durante o restante de sua epístola."