A santificação #2

Santidade sem ninguém verá o Senhor  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Santificação é algo pelo que o crente é responsável.
Aqueles que perderem sua alma serão responsabilizados por isso: Mateus 16.26–27 “26 Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? 27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.”
Não importa qual a nossa condição espiritual, somos sempre responsáveis diante de Deus.
Os crentes, especialmente, são responsáveis por sua santificação. Lucas 12.48 “48 Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.”
Este é um princípio realmente interessante: a ignorância não salva, as atenua o castigo. Contudo, quanto mais se sabe e quanto mais se recebe, mais é exigido.
Os crentes não são como os outros.
[Eles não são] mortos, cegos e não renovados espiritualmente; mas estão vivos para Deus; são possuidores de luz e de conhecimento, dispondo de um novo princípio que atua no seu interior…
Deus, que lhes conferiu graça e um novo coração, bem como uma nova natureza (Ryle, J. C.. Santidade: Sem a qual ninguém verá ao Senhor (Portuguese Edition) (p. 48). Editora Fiel. Edição do Kindle).
Portanto, se um crente não se santifica de quem é a responsabilidade, senão dele mesmo.
Portanto, os crentes não podem se contentar com um nível de santidade baixo ou inexistente.
Um crente não pode mesmo dizer que “nada pode fazer” quanto à sua própria santificação. O poder e a eficácia do Espírito Santo estão à sua disposição e os meios de graça da mesma forma lhe pertencem. Enfim, todo o necessário - interior e exteriormente - para sua santificação - foi lhe dado. Então, são responsáveis pessoalmente e estão sobre a obrigação de viverem uma vida santa.
Um dia prestaremos contas a Deus. Hb 4.13
Hebreus 4.13 ARA
13 E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
A santificação admite crescimento
Se há um ponto em torno do qual os mais dedicados santos de Deus concordam, esse é o seguinte: eles percebem mais, conhecem mais, sentem mais, fazem mais, arrependem-se mais e crêem mais à medida que prosseguem na vida espiritual e na proporção em que se aproximam de Deus em sua caminhada cristã. Em suma, eles “crescem na graça”, conforme o apóstolo Pedro exorta os crentes a fazerem; e conforme diz o apóstolo Paulo, eles continuam “progredindo cada vez mais” na santificação (2Pe 3.18; 1Ts 4.1).
A santificação depende dos meios de graça
A santificação não impede que o homem enfrente intenso conflito espiritual.
A santificação não justifica, mas agrada a Deus.
A santificação é algo que será absolutamente necessário como testemunha de nosso caráter no grande dia do juízo.
A santificação, em último lugar, é absolutamente necessária para nos treinar e nos preparar para o céu.
Ryle, J. C.. Santidade: Sem a qual ninguém verá ao Senhor (Portuguese Edition) (p. 49). Editora Fiel. Edição do Kindle.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.