A HABITAÇÃO DE DEUS
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 40 viewsNotes
Transcript
SEJA HABITAÇÃO DE DEUS
A HABITAÇÃO DE DEUS
1Coríntios 6.18–20 “Fugi da imoralidade. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo; mas quem pratica a imoralidade peca contra o seu corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Pois fostes comprados por preço; por isso, glorificai a Deus no vosso corpo.”
Introdução:
Quando eu leio esses três versículos onde Paulo escreve para a igreja de Coríntios, eu encontro aqui uma das grandes verdades teológicas a respeito da habitação de Deus.
Preste atenção: Interessante, segundo o pensamento do apóstolo Paulo ao escrever essa carta, precisamente esses três versículos. Segundo o pensamento Paulino, uma vez habitados pelo Espírito de Deus, nós nos tornamos morada de Deus. Uma vez que o espírito de Deus passa a habitar em mim, automaticamente eu passo a ser habitação de Deus Ou seja, de acordo com pensamento do apóstolo Paulo Deus não mais vive numa tenda como acontecia no tempo em que os filhos de Israel. De acordo com o pensamento do apóstolo Paulo, não mais numa tenda, e também não habita em construções produzidas por mãos humanas, como por exemplo o templo de Jerusalém. O que Paulo está dizendo é que por meio do Espírito Santo Deus agora habita, Deus agora reside no próprio homem.
E é impressionante porque quando a gente lê o versículo 19 “não sabeis que o vosso corpo, é santuário, (templo) do Espírito Santo?” A expressão original que aparece aqui é uma expressão extraordinária. Na literatura grega existem duas palavras cuja tradução é templo. A Primeira palavra é AIRON (ieron). Ieron é templo na sua complexidade, Ieron é templo na sua magnitude, Ieron é templo na sua plenitude. Ou seja, quando a bíblia traz a expressão ieron cujo a tradução é templo ou santuário, tem haver com todos os compartimentos do templo físico.
Aqui no versículo 19 Paulo esta dizendo: “Vocês não sabem que vocês são templos (não é Ieron) é a expressão Naós e a expressão naós diferentemente da expressão Ieron não tem haver com todos os compartimentos do templo e por isso a tradução santuário, ou seja, essa expressão refere-se especificamente a parte do templo onde Deus reside. Isso aqui alegra o meu coração, porque o que Paulo está dizendo é que o lugar da habitação de Deus é exatamente naquele, ou naquela, que decidiu entregar-se ao sacrifício de Jesus. O que Paulo esta dizendo, ou o que Paulo esta fazendo, é usando uma palavra para descrever o que conhecíamos como Santo dos Santos, ou seja, o ambiente interno do santuário, ou da estrutura do Tabernáculo construído no Antigo Testamento.
E aqui está a grande revelação para mim e para você nesta noite, porque? Porque hoje neste exato momento não existe mais necessidade de um templo Judáico, hoje neste exato momento não existe mais a necessidade mais de sacrifício de animais para que possamos acessar a presença de Deus. Porque? Porque por causa do Espírito Santo o crente em Cristo Jesus tornou-se habitação do Eterno, é exatamente o que Paulo esta dizendo.
Billy Graham, em seu livro o Poder do Espírito Santo ele diz: “PALÁCIOS E MANSÕES ESPLENDOROSAS PODEM SERVIR PARA HABITAÇÃO A REIS, PRÍNCIPES, CELEBRIDADES E PESSOAS IMPORTANTES, MAS APENAS O CORPO DAQUELE QUE FOI REMIDO POR CRISTO É QUE PODE SERVIR DE MORADA PERMANENTE DO ESPÍRITO SANTO”. Nós somos a habitação de Deus. Deus não habita no prédio, Deus habita em gente.
Isso é extraordinário porque refletir sobre essa verdade é entender que não existem para mim e para você privilégio maior, se não o privilégio de hospedar a presença de Deus. Não existe privilégio maior, responsabilidade maior do que abrigar a presença de Deus. HOSPEDAR A PRESENÇA DE DEUS É ALGO QUE REPRESENTA HONRA. Deus habita em mim, Deus habita em você, Deus habita em nós.
Antigamente nós cantávamos uma canção que dizia:
Deus está AQUI, aleluia!
Tão certo como o ar que eu respiro,
Tão certo como o amanhã que se levanta,
Tão certo como eu te falo e podes me ouvir.
Deus está em MIM, aleluia!
Tão certo como o ar que eu respiro,
Tão certo como o amanhã que se levanta,
Tão certo como eu te falo e podes me ouvir.
Deus está em TI, aleluia!
Tão certo como o ar que eu respiro,
Tão certo como o amanhã que se levanta,
Tão certo como eu te falo e podes me ouvir.
Deus está em NÓS, aleluia!
Tão certo como o ar que eu respiro,
Tão certo como o amanhã que se levanta,
Tão certo como eu te falo e podes me ouvir.
Ou seja, Deus habita em mim, ele habita em você, ele habita em nós. QUE HONRA! Sermos habitados pela presença de Deus é o nosso maior tesouro.
Quero fazer dois apontamentos e o primeiro é este:
1. PORQUE DEUS HABITA EM MIM, A PRESENÇA DE DEUS EM NÓS CENÁRIOS EXTRAORDINÁRIOS.
1. PORQUE DEUS HABITA EM MIM, A PRESENÇA DE DEUS EM NÓS CENÁRIOS EXTRAORDINÁRIOS.
Existem cenários que vivemos somente por causa da presença de Deus em nós.
Quando eu olho para a história, principalmente do apóstolo Paulo, eu percebo que o estilo de Paulo mudou radicalmente depois que ele foi batizado pela presença do Espírito Santo. Existia um Paulo antes (Saulo) e passou a existir um Paulo depois. E não estou me referindo apenas a um Paulo que perseguiu e que depois passou a ser perseguido. Paulo que tentava calar aqueles que se identificavam DO CAMINHO e que depois passou a proclamar a mesma mensagem. Quando eu olho para a biografia do apóstolo Paulo, eu percebo que o seu estilo de vida mudou completamente após se tornar habitação de Deus. A bíblia diz que milhares de vidas foram alcançadas por meio da mensagem que Paulo pregou, Paulo não apenas pregou uma mensagem mais viveu na íntegra a mensagem que anunciava. A Bíblia diz que porque agora era habitado pelo Espírito Santo, pessoas presas foram libertas de prisões, a bíblia diz que Paulo porque agora habitado pelo Espírito Santo inclusive foi capaz de ressuscitar um jovem que despencou de uma janela.
No entanto, houve um momento em que esse mesmo Paulo, porque foi habitado pelo Espírito Santo, ele avançou de milagres para milagres extraordinários. A PRESENÇA DO ESPÍRITO DE DEUS EM NÓS NOS DÁ ESSA OPORTUNIDADE DE VIVERMOS CENÁRIOS EXTRAORDINÁRIOS.
A bíblia diz no livro de Atos 19, a bíblia diz que lá na cidade de Éfeso, versículo 11 do capítulo 19, porque Paulo era habitado pelo Espírito de Deus, agora “DEUS FAZIA MILAGRES EXTRAORDINÁRIOS ATRAVÉS DE PAULO”.
QUEM É POSSUÍDO PELA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO, RECEBE O PRIVILÉGIO DE VIVER CENÁRIOS EXTRAORDINÁRIOS.
Lá em Éfeso, a bíblia diz que Deus fazia milagres extraordinários através da vida de Paulo. A Bíblia diz que pedaços da roupa de Paulo, lenços, aventais, eram levados para que enfermos e aleijados fossem curados. Qual a grande questão aqui? A grande questão é que se nós somos habitados pelo mesmo espírito que habitou em Paulo, logo já é tempo dessas histórias e milagres extraordinários deixarem de ser exceções e se tornarem recorrentes na nossa vida. Porque se o Espírito é o mesmo, o poder que se manifesta também é o mesmo. É TEMPO DAS HISTÓRIAS DE MILAGRES DEIXAREM DE SER PARA NÓS APENAS RELATOS DE ALGO QUE ACONTECEU NO PASSADO, E SE TORNAREM REGRA NA NOSSA CAMINHADA.
NÓS NÃO PODEMOS VIVER COM A AUSÊNCIA DO SOBRENATURAL, SE DE FATO NÓS SOMOS HABITAÇÃO DO ETERNO. Se Deus habita em nós, é nosso dever viver na dimensão não do ordinário, mas na dimensão do extraordinário.
Os apóstolos aprenderam isso com o próprio Jesus. Os apóstolos aprenderam com o exemplo de Jesus que o maior tesouro sempre foi, é, e sempre será a presença do próprio Deus. Na verdade, o próprio Jesus afirmou que por causa da presença do Espírito Santo em nós, nós nos tornaríamos capazes de fazermos coisas ainda maiores. Ou seja, a presença de Deus em nós tem o poder de nos conduzir a cenários extraordinários.
Eu oro para que esse estágio da sua vida, seja um estágio onde Deus dará a você coisas extraordinárias, em medidas extraordinárias, porque o Espírito de Deus habita em você.
Quando eu olho para esse texto, podemos perceber também a bíblia dizendo que Deus não habita mais em uma tenda, ou em um templo, um santuário, mais agora habita em nós, habita naqueles que de fato entregaram a vida a Cristo e essa decisão foi selada pelo batismo do Espírito Santo, com o Espírito Santo, a segunda verdade que me vem à mente é:
2. A PRESENÇA DE DEUS EM NÓS CONFERE AUTORIDADE SOBRE AS OBRAS DO MAL.
2. A PRESENÇA DE DEUS EM NÓS CONFERE AUTORIDADE SOBRE AS OBRAS DO MAL.
Sabe qual o nosso maior perigo?
É olhar para essa estrutura “templo”, o conforto, a comodidade em que vivemos, como que isso fosse construído para nos oferecer segurança quanto ao perigo que existe lá fora.
Nós não fomos chamados para a “segurança”, nós fomos chamados exatamente para o risco. Porque se o Espírito de Deus habita em nós, tem que haver em nós a certeza de que existe em nós autoridade sobre toda e qualquer obra do mal.
Existe um equívoco teológico e que na minha percepção isso precisa ser corrigido. Nunca e em nenhuma ocasião satanás se tornou uma ameaça para Deus, porque? Porque Deus é supremo em PODER. Deus é inigualável em FORÇA, Deus é MAJESTOSO, o poder de Deus é BELO, a glória de Deus é INTOCÁVEL, Deus é ETERNO, Deus não foi criado, Deus sempre EXISTIU, Deus é AUTO-NECESSÁRIO, Deus é AUTO-DEPENDENTE, porém satanás não. O diabo foi criado, e se o diabo foi criado, logo o diabo é limitado em todos os sentidos.
Eu estou liberando uma palavra aqui no poder do Espírito Santo. O mais extraordinário é que embora o diabo não seja uma ameaça para Deus e nunca será, o mais extraordinário é que o mesmo Deus, o próprio Deus decidiu derrotar o reino das trevas, ou desfazer as obras do mal, através daqueles que foram feitos a imagem e semelhança, ou seja através que foram revestidos pelo Poder do Espírito do Espírito Santo, porque agora são habitados pela presença do Espírito Santo. É A PRESENÇA DE DEUS EM NÓS QUE NOS CONFERE DOMÍNIO E AUTORIDADE PARA VENCERMOS AS INÚMERAS BATALHAS ESPIRITUAIS, QUE EXISTEM. A obra do mal não prevalece diante de nós ou contra nós, não por causa do nosso currículo, não porque temos conhecimentos. A obra do mal não prevalece diante, ou contra nós, porque existe um poder maior do que o poder do mal que habita em nós por meio do Espírito Santo. NÓS SOMOS HABITAÇÃO DO DEUS ETERNO! Ou seja, o sangue de Jesus derramado no calvário, tornou possível que nós que estávamos distantes e divorciados por causa do pecado, agora fossemos transformados, renovados, regenerados e habitados pela presença do Espírito Santo. QUEM É HABITADO PELA PRESENÇA DE DEUS RECEBE AUTORIDADE CONTRA AS OBRAS DO MAL.
A morte de Jesus na cruz do calvário, tornou possível não apenas entrarmos na presença de Deus diariamente, mais tornou possível acima de tudo, ou nos garantiu a presença de Deus habitada em nós permanentemente.
NÓS SOMOS MORADA PERMANENTES DA PRESENÇA DE DEUS. Por causa do Espírito Santo nós nos tornamos morada permanente do Eterno. Isso nos confere autoridade.
Adão e Eva abriram mão dessa autoridade. Adão e Eva abriram mão da autoridade que receberam quando aceitaram a oferta do diabo. Não foi o diabo que roubou a autoridade de Adão e Eva, não foi o diabo que usurpou, foram Adão e Eva que renunciaram, que entregaram por livre e espontânea vontade o privilégio que tinham recebido de dominar. Pastor você prova isso? Provo!
Lucas 4.6-7 “Eu te darei toda a autoridade sobre eles e todo o esplendor, porque me foram dado e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se me adorares, tudo será seu”.
Aqui Jesus está sendo tentado. É a mesma narrativa de Mateus 4, a tentação de Jesus. Só que Lucas quando vai registrar o fato, ele traz uma informação que não está lá em Mateus. “Eu te darei toda a autoridade”. O que esse texto está dizendo? Depois que Adão e Eva pecaram, derrotar o diabo humanamente falando se tornou impossível. Foi por essa razão que o filho de Deus, o cordeiro imaculado, o cordeiro vivo que tira o pecado da humanidade, foi por essa razão que Jesus assumiu o nosso lugar na cruz e resgatou para nós a autoridade que foi perdida. A BATALHA ESPIRITUAL SEMPRE TEVE E TEM HAVER COM O DIABO E OS HOMENS. Até porque lá no proto evangelho, lá no início do registro da doutrina da redenção Gn 3 após a queda Deus disse: “Porei inimizade entre ti e o descendente da mulher” de sorte que você Diabo, vai perturbar, vai ferir, vai atazanar, vai procurar destruir, mais o descendente da mulher vai esmagar você pela cabeça.
A MORTE DE JESUS RESGATOU A AUTORIDADE QUE FOI PERDIDA.
Agora pense comigo aqui: Se Satanás soubesse do resultado da morte de Jesus, Satanás jamais teria buscado matar o filho de Deus. A morte de Jesus é algo que Satanás nunca teria buscado se soubesse do seu resultado. O próprio apóstolo Paulo nesta carta capítulo 2 versículo 8 o apóstolo Paulo diz assim: "Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória". Sabe porque Paulo está dizendo isso? Porque na verdade aquela morte não foi morte, aquele símbolo que era utilizado para manifestar fracasso, naquele dia não teve nenhum fracasso. Na verdade naquele tempo, aqueles que achavam que estavam ganhando na verdade estavam perdendo, e os que achavam que estavam perdendo na verdade tiveram talvez a maior vitória das suas vidas. O que eu estou afirmando é que: Jesus não apenas morreu por nós, mais Jesus morreu como nós, logo a vitória de Jesus naquela Cruz também é a nossa vitória. Ou seja, na cruz do calvário Jesus derrotou o diabo, Jesus derrotou a vida de pecado, Jesus naquela cruz pagou a punição do pecado da humanidade, Jesus naquela cruz derrotou o diabo ressurgindo dentre os mortos, ou seja, Jesus se levantou triunfantemente com as chaves da autoridade sobre a morte e sobre o inferno. Foi Jesus que afirmou: "Toda autoridade me foi dada, no céu e na terra". Se Jesus diz: "toda", autoridade me foi dada no céu e na terra. Se Jesus tem toda autoridade, logo o diabo não tem autoridade nenhuma. Em outras palavras: Eu tomei as chaves de volta, à autoridade que foi perdida lá no jardim, eu a reconquistei na cruz do calvário, e porque eu e você em Cristo Jesus nos tornamos habitação de Deus, nós podemos nos considerar e nos enxergar COMO MAIS DO QUE VENCEDORES POR INTERMÉDIO POR MEIO DAQUELE NOS AMOU.
Pessoas habitadas pela presença de Deus, ainda que anônimas, pessoas habitadas pela presença de Deus aqui que sem qualquer expressão midiática, são pessoas que possuem autoridade, dada por Deus para transformar cenários, transformar realidades individuais, transformar até mesmo uma cidade.
A grande pergunta é: COMO VOCÊ QUER SER LEMBRADO?
Se você pudesse escolher uma única coisa pela qual pudesse ser conhecido. Se você pudesse escolher uma única coisa que pudesse distinguir você dos demais, o que seria?
A gente pode aprender com o salmista. O Salmo 27.4 o compositor ele diz: "Uma coisa eu pedi ao Senhor; e o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar a sua orientação em sua presença".
É exatamente isso que precisamos, pois uma vez a tendo, isso se torna o ponto de partida para as demais coisas da minha vida.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Qual é a conclusão que eu faço é: Essa uma coisa que devemos pedir é a presença de Deus. A presença de Deus deve a nossa marca. Devemos ser lembrados por sermos a HABITAÇÃO DE DEUS.
É MELHOR NÃO TER NADA PARA MOSTRAR, MAS MANIFESTAR A PRESENÇA DE DEUS, DO QUE TRAZER CONOSCO GRANDES TROFÉUS E ESTAR ESVAZIADO DA PRESENÇA DE DEUS. Porque troféus pode impressionar pessoas, mas o que transforma o destino eterno é PRESENÇA DE DEUS.