Vitória sobre a Morte
0 ratings
· 5 viewsFilha de Jairo
Notes
Transcript
Serie de mensagem sobre Marcos.
Serie de mensagem sobre Marcos.
marcos 5:21-24 - 35-43.
CONTEXTO.
CHEFE DA SINAGOGA Título de honra para um dos vários oficiais da sinagoga encontrados em fontes judaicas, cristãs e pagãs. Este oficial cuidava de questões logísticas e espirituais. O título era aplicado não só a homens, mas também a mulheres e crianças, sendo eleito por nomeação, eleição ou mesmo herança.
um lider que era muito influente e importante na região.
a. O contexto imediato e literário. “ o que vem antes e depois”
Jesus vem mostrado tado sua autoridade, sobre o perigo, demônios, doença e agora sobre a morte, o seja, mesmo diante de tanta incredulidade ainda tinha pessoas que estava sendo transfomada sobre o poder imcomparavel do Senhor.
Jesus sempre se importa com as pessoas: Ele fez uma viagem pelo mar revolto à região de Gadara para libertar um homem louco e possesso. Agora, ele caminha espremido pela multidão para ir à casa do líder da sinagoga. Contudo, no meio do caminho para conversar com uma mulher anônima e libertá-la do seu mal. Jesus se importa com você. Sua causa toca-lhe o coração.
b. o contexto histórico e cultural.
Os liders judeus estava tentando busca um meio de pegar Jesus,
ESTRUTURA.
1. causa desesperadora nos leva aos pés do Senhor. v21-23.
Minha filha está á morte. v23b
A. O desespero de Jairo levou-o a Jesus com um senso de urgência
Jairo tinha uma causa urgente para levar a Jesus. Sua filhinha estava à morte.
Lucas nos informa que ela era filha única e tinha uns doze anos (Lc 8.42).
Todos os outros recursos para salvar sua filha haviam chegado ao fim. Jairo, então, busca a Jesus com um profundo senso de urgência.
O sofrimento muitas vezes pavimenta o nosso caminho a Deus.
B. O desespero de Jairo levou-o a transpor barreiras para ir a Jesus.
v22 E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés.
Jairo precisou vencer duas barreiras antes de ir a Jesus:
A barreira da sua posição:
Jairo era chefe da sinagoga, um líder na comunidade.
O líder da sinagoga era um dos homens mais importantes e respeitados da comunidade.
Mesmo assim ele nao ficou livre dos problemas.
e prostrou-se aos pés de Jesus, pois ele era suficientemente grande para vencer todas as barreiras na hora da necessidade.
Muitas vezes, o orgulho pode levar um homem a perder as maiores bênçãos.
A barreira da oposição dos líderes religiosos.
A essas alturas, os escribas e fariseus já se mancomunavam com os herodianos para matarem a Jesus (mc 3.6). As sinagogas estavam fechando as portas para o rabi da Galileia.
Jairo precisou romper com o medo da crítica ou mesmo da retaliação dos maiores líderes religiosos da nação.
a necessidade leva fazermos coisas impensavel.
C. Jairo clamou com perseverança
v23b “rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva.”
Ele tem uma causa e não está disposto a desistir dela. Não reivindica seus direitos, mas clama por misericórdia.
Prostemos aos pés do Senhor. Ore mais, busque mais, clame mais.
Jairo clamou com fé. Não há nenhuma dúvida no pedido de Jairo. Ele crê que Jesus tem poder para levantar a sua filha do leito da morte. Ele crê firmemente que Jesus tem a solução para a sua urgente necessidade
2. Causas desespero diante de Jesus gera esperança. v35-39
“A menina não está morta, mas dorme” v39b.
A palavra da fé. “Não temas, crê somente “(v36)
Era fácil para Jairo crer em Jesus enquanto sua filha estava viva, mas agora a desesperança bateu à porta do seu coração. (V35) “A tua filha está morta”;
Quando as circunstâncias fogem do nosso controle, também somos levados a desistir de crer.
Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis".
Mateus 19:26.
A palavra da esperança. “viu o alvoroço e os que choravam muito e pranteavam.” V38.
Diante de um cenário desolador, a espernça raia diante daquela casa.
Em qual cenário, Jairo deveria deixar seu coração falar. a morte ou a vida.
devemos descansar todas as nossas luta diante daquele que pode trazer paz aos nossos corações.
A palavra de poder. "que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.” Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. V 39.
“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade”.
João 1:14.
3. Causas desespero diante de Jesus gera resultados supreendentes. v 40-43
“Talitá cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo: levanta-te. v41
E logo a menina se levantou e andava”v42.
C. S. Lewis diz que “o grande inimigo da fé não é a razão, mas as nossas emoções”. Tanto Marcos quanto Lucas falam do temor sentido por Jairo.
Os que estavam na casa riram de Jesus. Nada sabiam do Deus vivo, por isso, riram o riso da descrença. v40.
Assim, Jesus estava demonstrando a ela não apenas seu poder, mas também, sua simpatia e seu amor. Jesus não usou nenhum encantamento nem palavra mágica. Somente com sua palavra de autoridade, sem uma luta ofegante, sem meios nem métodos, se impõe à morte. Diante da voz do onipotente Filho de Deus, a morte curva sua fronte altiva, dobra seus joelhos e prostra-se, vencida, perante o Criador! v41-42
Marcos registra que imediatamente a menina se levantou e pôs-se a andar. A ressurreição restaurou tanto a vida quanto a saúde. Nenhum resquício de mal, nenhum vestígio de preocupação. O milagre foi completo, a vitória retumbante, a alegria indizível. v43.
GRANDE IDEIA. Aonde Jesus chega, entram a cura, a libertação e a vida. Onde Jesus intervém, o lamento e o desespero são estancados. Diante dele, tudo aquilo que nos assusta é vencido. A morte, com seus horrores não pode mais ter a palavra final. A morte foi tragada pela vitória. Na presença de Jesus há plenitude de alegria. Só ele pode acalmar os vendavais da nossa alma, aquietar nosso coração e trazer-nos esperança no meio do desespero.
TEOLOGIA BIBLICA. salmos 41.1-3 1 Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. 2 O Senhor o livrará e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos. 3 O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu renovas a sua cama na doença.
Mt 10-8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
salmos 103-3 É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades;
APLICAÇÃO. Algumas vezes, parece que Jesus está atrasado. Os discípulos já tinham esgotado todos os seus recursos, jogados de um lado para o outro por uma terrível tempestade no mar da Galileia. Era a quarta vigília da noite e o naufrágio parecia inevitável. Mas quando a desesperança parecia vencer, Jesus apareceu andando sobre as águas, trazendo vitória para seus discípulos. Quando Jesus chegou à aldeia de Betânia, Lázaro já estava sepultado havia quatro dias. Marta pensou que Jesus estava atrasado, mas Jesus levantou Lázaro da sepultura. Nada apanha Jesus de surpresa. Os imprevistos dos homens não frustram os propósitos divinos. Os impossíveis dos homens são possíveis para ele. Quando ele parece atrasado, é porque está fazendo algo melhor e maior para nós.