Jesus é Superior a Tudo - Parte I

Carta aos Colossenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Introdução

A cidade de Colossos ficava há 160 km de Éfeso. A igreja foi fundada por Epafras.
Colossenses 1.7 NVI
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,
Ele foi alcançado pelo evangelho através de uma visita à cidade de Éfeso através da pregação de Paulo (At 19.1-10), visto que, o apóstolo esteve durante três anos em Éfeso.
Na igreja estava surgindo falsos ensinos (Cl 2.8-15) e talvez Epafras preocupado com essas questões foi até Roma ao encontro de Paulo que estava preso (Cl 4.12-14). Paulo escreveu essa carta por volta de 60-62 d.C.
Os falsos ensinos diziam:
Negavam a divindade de Jesus, a carta apresenta Jesus como Deus (Cl 1.16-18).
Negavam a humanidade de Cristo, o apóstolo afirma que Cristo se encarnou (Cl 1.22).
Acrescentavam normas e crenças, que não deixadas na Palavra de Deus (Cl 2.20-23).
Ensinavam a adoração a anjos (Cl 2.18-19).
Ensinavam que a salvação de pecados é por meio de regras, por exemplo, a circuncisão (Cl 2.11-13).

Ideia Central

Diante dos falsos ensinos a respeito de Jesus. Paulo apresenta Jesus como o próprio Deus eterno e o único que tem poder para resgatar o pecador das trevas.

Transição

Veremos três verdades a respeito de Jesus.

Desenvolvimento

1° Jesus é o Redentor (v. 13-14)

1. Jesus liberta o pecador das trevas (v. 13)

13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,
O pecador que está perdido nas trevas vive longe de Deus, vive em seus prazeres carnais, não tem o desejo de buscar a Deus, é inimigo de Deus, mas amigo do diabo. Porque está morto espiritualmente e os seus pecados o condenam eternamente, ou seja, a uma vida eterna longe de Deus.
Cristo Jesus quando se tornou homem veio e morreu na cruz para salvar o pecador. Jesus o cordeiro santo é o único que pode libertar o pecador das trevas, abrindo os seus olhos espirituais, levando-o ao arrependimento e a crer que o ato de Jesus morrer na cruz o leva para o reino da luz.
Efésios 2.1–5 NVI
1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. 4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, 5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

2. Jesus redime o pecador dos seus pecados (v. 14)

14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
O apóstolo Paulo usa a expressão “redimidos” que significa “redenção” ou “resgate”. Paulo usa a palavra “redenção” porque na época era comum comprar a liberdade de um prisioneiro, com o intuito de resgatá-lo da vida de escravo. No contexto da igreja, Paulo quer dizer que o preço para resgatar o cristão foi para que ele fosse livre da condenação eterna e da escravidão do pecado.
Cristo morreu como um cordeiro, de forma inocente e não tinha nenhum pecado. A única forma de pagar o preço pelo resgate do pecado, é por meio de derramamento de sangue de alguém sem defeito, sem culpa, esse alguém foi Cristo Jesus, o cordeiro santo.

APLICAÇÃO

Muitos pensam que a salvação é frequentar os cultos, ser filho de crente, nunca se afastar da igreja, pertencer a alguma denominação. Mas esse pensamento mostra a cegueira espiritual, mostra que é convencido do evangelho, que está perdido nas trevas e nunca nasceram de novo. Infelizmente muitos serão surpreendidos quando Jesus voltar e ouviram da boca de Cristo: “Apartai-vos de mim, que eu não vos conheço”.

2° Jesus é o próprio Deus (v. 15-16)

1. Jesus revela Deus Pai (v. 15 a)

15 a Ele é a imagem
do Deus invisível,
Jesus é a imagem perfeita de Deus, Ele é semelhante ao Pai, Ele reflete a imagem do Pai. Deus é invisível e Jesus torna Deus visível, ou seja, Ele revela o Pai Celestial. Quem vê Jesus Cristo, vê também o Pai, pois, Jesus e o Pai são apenas um. Isso quer dizer que Eles são a mesma pessoa.
João 1.14 NVI
14 Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 10.30 NVI
30 Eu e o Pai somos um”.
João 14.7–11 NVI
7 Se vocês realmente me conhecessem, conheceriamc também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”. 8 Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. 9 Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? 10 Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. 11 Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.
Os falsos mestres da época diziam que Jesus era uma espécie de “anjo”, mas não era o próprio Deus, pois Deus não se relaciona com o homem.
Nos dias atuais existem muitos falsos ensinos a respeito de Jesus. O adventismo ensina que Cristo é o arcanjo miguel. Os espíritas ensinam que Jesus é um espírito iluminado. O catolicismo romano crer que Jesus é Deus, mas na prática é menor do que Maria.
Mas, Paulo deixa claro que Jesus é o próprio Deus que revela o Pai Celestial.

2. Jesus é superior a criação (v. 15 b)

15 b o primogênito
de toda a criação,
A palavra primogênito significa aquele que nasceu primeiro e que receberá a herança dos pais. Na cultura dos judeus e dos gentios, o primogênito é aquele que recebe o direito de herança, independente de ter nascido primeiro ou não.
Mas Paulo está ensinando que Jesus é Superior a criação, ou seja, Ele está acima dela. Nesse contexto primogenitura, traz a ideia de superioridade e prioridade, ou seja, Jesus é o primeiro em importância. Cristo não pode ser criado por Deus, porque se não Paulo estaria concordando com a heresia da época, que não aceitavam Jesus como Deus.
Os falsos mestres diziam que Jesus é inferior a Deus. Nos dias atuais, as testemunhas de Jeová ensina que Jesus foi criado por Deus. Negando a divindade de Jesus.

3. Jesus é o criador do universo (v. 16)

16 pois nele foram criadas
todas as coisas
nos céus e na terra,
as visíveis e as invisíveis,
sejam tronos ou soberanias,
poderes ou autoridades;
todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Jesus é o criador do universo, Ele é o Senhor sobre todas as coisas criadas. A criação aconteceu, ela é um fato histórico, Cristo sendo o próprio Deus eterno, trouxe a existência tudo aquilo que não existia. A terra estava sem forma e vazia, mas Jesus organizou tudo em seu devido lugar.
Gênesis 1.1–2 NVI
1 No princípio Deus criou os céus e a terra. 2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Os tronos, soberanias, poderes, autoridades, os anjos, foram criadas por Jesus e são governadas por Ele. Os falsos mestres ensinavam que Jesus era um anjo criado por Deus, mas Paulo mostra que Ele é superior aos anjos.

3. Jesus é eterno (v. 17)

1. Jesus existe antes do universo ser criado (v. 17 a)

17 a Ele é antes de todas as coisas,
Jesus é eterno, isso significa que Ele estava na criação com Deus Pai. Antes do universo ser criado Ele já era Deus, porque Ele é auto existente, ou seja, não precisa de nada para existir.
João 1.1–3 NVI
1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. 2 Ele estava com Deus no princípio. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.

2. Jesus sustenta a criação (v. 17 b)

17 b e nele tudo subsiste.
Jesus criou todas as coisas, mas não abandonou a criação, pelo contrário, Ele sustenta a sua criação, ou seja, preserva as coisas criadas. Ele tem o total controle sobre toda a criação.
Hebreus 1.3 NVI
3 O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Conclusão

Conclui-se que existem muitos falsos ensinos a respeito de Jesus, dizendo que Ele é menor do que Deus, que é uma criatura, que é um profeta, um homem sábio, mas não acreditam que Jesus é Deus. Mas Paulo afirma que Jesus é o eterno Deus que salva o pecador dos seus pecados, resgatando-o das trevas. Cristo revela o Pai Celestial, Ele é o próprio Criador de todas as coisas e antes da fundação do mundo Ele já era Deus.

Aplicação

Jesus é o único meio do homem conseguir ser salvo. É o único caminho para chegar até Deus.
Cuidado com os falsos ensinos dos dias atuais. Examine as Escrituras, escute pregadores e pastores que pregam a Bíblia fielmente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more