Vivendo um novo estilo de vida
As Evidências da Salvação • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Paulo inspirado pelo Espírito Santo escreve essa carta para a igreja que está em Éfeso, com o objetivo de mostrar aos irmãos que eles foram salvos pela graça de Deus. Isso é mostrado nos capítulos de 1 ao 3, onde Paulo apresenta a doutrina do evangelho.
Nos capítulos 4 ao 6, Paulo tem o objetivo de ensinar que é importante demonstrar na vida prática a nova vida adquirida por meio de Cristo. Isso quer dizer que o cristão não deve viver na teoria afirmando “eu sou cristão”, mas se o estilo de vida é diferente de um servo de Deus.
Ideia Central
Ideia Central
O cristão verdadeiramente salvo, se comporta como filho da luz e não vive conforme o seu passado pecaminoso.
Transição
Transição
Veremos duas ordens que o cristão deve seguir para viver um estilo de vida diferente.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° O cristão não deve viver de acordo com a velha natureza (v. 17-19)
1° O cristão não deve viver de acordo com a velha natureza (v. 17-19)
Paulo está ensinando que o cristão não deve viver como os gentios, ou seja, um estilo de vida ímpio que ele vivia quando não era convertido ao evangelho. Diante disso, veremos 3 atitudes para não viver de acordo com a velha natureza.
1. Não vive com os seus pensamentos vazios
(v. 17)
1. Não vive com os seus pensamentos vazios
(v. 17)
17 Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos.
O povo gentio não convertido ao evangelho, tinha uma conduta diária contrária a palavra de Deus, por isso o apóstolo afirma que os cristãos não devem viver como os gentios, que tinham pensamentos vazios e inúteis, ou seja, aqueles pensamentos que não tem valor e que são incapazes de produzir resultados.
Eles não produzem pensamentos piedosos, mas tem um estilo de vida vazio, vivem sem esperança, os seus pensamentos são distorcidos e inadequados. Porque vivem na lama do pecado e acorrentado por satanás.
No livro de Romanos, Paulo mostra que todos os gentios são pecadores, visto que, eles viviam uma vida pervertida e depravada. Eles começaram a ter a mente mergulhada nas trevas do pecado.
21 porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos 23 e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
O cristão que nasceu de novo, tem um estilo de vida totalmente diferente, ele vive para agradar a Deus, não tem uma vida vazia e os seus pensamentos são piedosos, porque ele pensa diferente do ímpio. Ele progride na vida de santidade e devoção ao Senhor.
2. Não vive com a sua mente mergulhada nas trevas (v. 18)
2. Não vive com a sua mente mergulhada nas trevas (v. 18)
18 Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração.
Paulo diz que eles estão “obscurecidos” estão mergulhados nas trevas do pecado, estão mortos espiritualmente, eles estão separados de Deus, vivem de acordo com os desejos pecaminosos dos seus corações. Satanás cegou o entendimento deles, ou seja, eles não conhecem a Deus verdadeiramente e consequentemente vivem na ignorância.
A pessoa que vive nas trevas, tem o seu coração duro como uma pedra. Nesse coração não tem espaço para Deus, não escuta a voz de Deus, perde a vergonha pelo pecado e vive com os desejos desenfreados.
O cristão não vive nas trevas do pecado, a sua mente está na luz de Cristo, ele não vive na ignorância e tem o seu coração sensível a ouvir a voz de Deus. Quando ele comete um pecado, reconhece, se entristece pelo pecado, se arrepende e confessa para Deus.
3. Não vive segundo os seus prazeres carnais (v. 19)
3. Não vive segundo os seus prazeres carnais (v. 19)
19 Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.
O incrédulo é insensível espiritualmente, não senti culpa por pecar contra Deus, não se importa com a sua vida diante de Deus e cada vez mais se afunda no lamaçal do pecado. Por isso, eles se entregam aos prazeres carnais, a corrupção moral, vivendo uma vida pervertida.
Eles vivem uma conduta depravada, ou seja, corrompida pelo pecado. E a cada vez que pecam, se entregam a “avidez” ao desejo excessivo para satisfazer a “a cobiça” do coração, ou seja, o desejo sexual impuro. Isso acontece porque não tem a sensibilidade espiritual, não vive para agradar a Deus, mas vive em função dos seus prazeres e não olha para as consequências do seu pecado.
26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 27 Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.
O cristão lavado e remido pelo sangue de Jesus, busca viver em santidade, busca uma vida que agrada ao Senhor, não anda segundo os seus desejos, mas anda segundo a vontade do Espírito Santo em sua vida. Ele foge da imoralidade sexual.
1 Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais. 2 Pois vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus.
3 A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Pensamento ímpio:
“A menina está te dando mole, vai ficar com ela moço”.
Pensamento cristão:
“Não pratico essas coisas, porque é pecado contra Deus”.
6 Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida.
José era atraente e de boa aparência, 7 e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: “Venha, deite-se comigo!” 8 Mas ele se recusou e lhe disse: “Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados. 9 Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?”
2° O cristão deve viver de acordo com a nova natureza (v. 20-24)
2° O cristão deve viver de acordo com a nova natureza (v. 20-24)
Paulo ensina que o cristão precisa viver diferente, porque ele adquiriu uma nova natureza por meio de Jesus Cristo. Diante disso, veremos quatro maneiras para você viver de acordo com a nova natureza.
1. Lembre-se dos ensinos de Cristo (v. 20-21)
1. Lembre-se dos ensinos de Cristo (v. 20-21)
20 Todavia, não foi isso que vocês aprenderam de Cristo.
O cristão aprendeu a não viver uma vida pecaminosa, pelo contrário, os ensinos de Jesus mostra que o servo de Deus precisa viver em santidade, sendo separado para Deus. Após a conversão, o cristão aprende que o estilo de vida deve ser diferente dos incrédulos, seja na maneira de pensar e no seu comportamento.
21 De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.
O cristão quando nasceu de novo, aprendeu as verdades do evangelho com o Senhor Jesus Cristo. É nítido ver no texto que o apóstolo não se refere a aprender sobre Jesus, ou seja, aquele aprendizado que obtém apenas informações ou um conhecimento intelectual. Isso significa que alguém pode ter informações sobre Jesus, mas nunca ter nascido de novo.
Por exemplo, não consigo aprender com o Charles Spurgeon (pregador batista Inglês, nasceu em 1834 e morreu em 1892), porque ele está morto, mas posso aprender sobre ele, através de vídeos no youtube ou por meio de livros.
Paulo está dizendo de um aprendizado profundo. Isso significa ter tido um encontro pessoal com Jesus e se relacionar com Ele.
2. Abandone o seu velho homem (v.22)
2. Abandone o seu velho homem (v.22)
22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
O verdadeiro convertido foi ensinado a “despir-se do velho homem” isso quer dizer remover ou colocar de lado. A natureza antes da conversão precisa ser removida, despir-se é como tirar uma roupa velha e suja. Esse é um ato de arrependimento do pecado e a de obediência a Deus, no momento da conversão.
5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. 6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, 7 as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. 8 Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
3. Renove a sua mente (v. 23)
3. Renove a sua mente (v. 23)
23 a serem renovados no modo de pensar e
O verdadeiro convertido ao evangelho busca renovar os seus pensamentos, ele vive o processo de renovação da sua mente, porque a sua vida é impactada pelo poder do evangelho. A salvação envolve a transformação da mente, pois é nela que tem as crenças, o entendimento, a forma de agir e a razão.
2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
4. Se reveste do novo homem (v. 24)
4. Se reveste do novo homem (v. 24)
24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
A conversão genuína leva o cristão a “revestir do novo homem” que significa vestir-se de uma nova natureza. A salvação envolve mudança no caráter, onde o pecador se torna uma nova criatura em Jesus Cristo.
17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
Após a conversão o velho homem já não existe e o novo homem se torna evidente na vida do verdadeiro convertido, se tornando semelhante a Deus. O cristão salvo é semelhante a Deus em justiça, ou seja, tem a sua responsabilidade moral diante dos homens. O cristão também é semelhante a Deus em santidade, ou seja, a sua responsabilidade diante de Deus, buscando agradar ao Senhor em todas as áreas da vida.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Se você vive na prática do pecado, vivendo de acordo com a sua velha natureza, se as suas crenças, a sua forma de pensar não está conforme as Escrituras. Se não há evidências de que você vive de acordo com a uma nova natureza. Fique alerta, porque é bem provável que você é apenas um religioso que vem aos cultos, mas nunca nasceu de novo e você só tem informações sobre Jesus, mas nunca o conheceu verdadeiramente.
Conclusão
Conclusão
Conclui-se que o cristão não vive nas trevas do pecado, mas busca agradar a Deus, vivendo em santidade, ele tem a capacidade de rejeitar os seus desejos pecaminosos. O filho de Deus, conhece Jesus verdadeiramente, pois se relaciona com Ele. Aquele que nasceu de novo, deixa o seu velho homem para traz, ou seja, os seus hábitos pecaminosos e vive de acordo com a nova natureza adquirida por meio de Jesus.
Ser cristão é muito mais do que frequentar um culto evangélico, de vir na igreja todos os domingos, de ser filho de crente ou filho de pastor. Ser cristão é ter uma vida transformada pelo poder do evangelho e viver um estilo de vida diferente dos ímpios.
Quais são as evidências de que você é um verdadeiro cristão convertido?
O evangelho não deve ser vivido do seu jeito, mas do jeito que está escrito na Bíblia. Não é aquele evangelho que muitos ensinam: “Venha do jeito que você está e fique do mesmo jeito”. O evangelho de Jesus é renunciar o pecado todos os dias.
Aplicação
Aplicação
Você que é cristão deve pensar diferente do mundo. Por exemplo, o mundo acha correto a fornicação, o mundo acha correto uma mulher ser sensual, ou seja, mostrando partes do seu corpo. O mundo acha correto o adultério, a mulher ter vários amantes ou o homem ter várias mulheres. Mas você deve estar com os pensamentos pautado nas Escrituras.
Se você nasceu de novo, você deve se relacionar com Jesus e não ter apenas um conhecimento intelectual, ou seja, ter apenas informações sobre Ele.
Você que nunca teve um encontro com Jesus, você está perdido, vivendo de acordo com a sua natureza pecaminosa, mas Cristo pode mudar a sua vida.