Três verdades sobre Deus
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Martinho Lutero é o homem que foi usado por Deus para reformar a igreja. Infelizmente, alguns séculos atrás, a igreja do Senhor Jesus se afastou da verdade bíblica. Até que Deus, levantou este homem chamado Lutero. Só que Lutero enfrentou muita perseguição por parte da igreja católica. Pois, ele começou a ir contra o que os católicos ensinavam. O intuito de Lutero era tirar da igreja, todo ensinamento contrário a Escritura. De modo a reformar ela. Trazendo de volta a forma correta, que é de acordo com a Escritura. Porém, isto não foi fácil para ele. Diante das perseguições e lutas, Lutero chamado o seu amigo dizendo: ei, vamos cantar o salmo 46. Isto porque este salmo dava confiança para Lutero enfrentar todos os problemas. Aliás, é baseado neste salmo 46, que Lutero escreveu o hino Castelo Forte, na qual cantamos. Este hino retrata que Deus é uma fortaleza forte, um refúgio no momento dos problemas.
Contextualização:
Contextualização:
A ideia central do salmo é exatamente está - Deus é o nosso refúgio. Vemos isto pela repetição no salmo. Olha comigo o v1; v7; v11. De modo que, aprendemos três verdades sobre Deus, que nos dará confiança para enfrentarmos qualquer tipo de problema. Lutero estava enfrentando a perseguição. Independemente do problema que eu e você estivermos enfrentando, que possamos através do aprendizado dessas três verdades sobre Deus, sermos encorajados e animados a permanecermos firmes, confiando em Deus.
Tema: Quais são essas três verdades sobre Deus que nos dão confiança para lidarmos com os problemas?
Tema: Quais são essas três verdades sobre Deus que nos dão confiança para lidarmos com os problemas?
Primeira verdade diz a respeito de:
1 - Quem Deus é?(v1)
1 - Quem Deus é?(v1)
Fortaleza = eram muros construidos em volta de uma cidade, fortemente armados. Tinha o propósito de proteger a cidade, que ficava no meio do muro. A cidade toda de Jerusálem era cercada por uma fortaleza, que protegia. Ainda que os inimigos viessem atacar, o povo que estava na cidade, ficavam protegidos pelas fortalezas. A cidade era um refúgio para eles se protegerem.
Nisto, o salmista diz, como os muros que cercam a cidade nos protege, de modo que encontramos na cidade refúgio, assim também Deus é nosso refúgio e fortaleza. Deus é este que nos cerca, como os muros cercam a cidade. Deus é este que encontramos refúgio, proteção, segurança, no momentos das dificuldades e tribulações.
Deus é nosso refúgio e fortaleza! Qual a importância desta verdade para nós? (v2-3)
Deus é nosso refúgio e fortaleza! Qual a importância desta verdade para nós? (v2-3)
a) não precisamos temer (que envolve o medo e desespero)
-ainda que: a terra se trantorne e os montes se abalem no seio dos mares;(v2)
-ainda que: as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.(v3)
O salmista está citando calamidades que acontecem, seja um terremoto(v2); tsumani (v3), aquelas chuvas fortes que vem destruindo tudo. Ainda que tudo isto aconteça, não precisamos temer, fica desesperados. Isto porque Deus é o nosso refúgio e fortaleza.
APLICAÇÃO: Portanto, qual a importancia de sabermos quem Deus é? Simplesmente ao sabermos quem Deus é, nos faz pensar que não precisamos temer diante dos problemas que enfrentamos. Ainda que o pior aconteça. Ainda que aconteça algo terrível, nós temos um Deus que é uma fortaleza, que está conosco, em nossa volta, nos guardando, não precisamos ter medo.
Pense na COVID, foi um momento difícil para todos nós. Várias pessoas morrendo. Muitos sofrendo. Alguns em angustia por não saber como irá pagar as contas. As crianças com tédio por só ficarem trancadas em casa. Mas veja, você está aqui hoje, porque mesmo no meio de toda essa situação difícil, o Senhor te guardou, sustentou e protegeu.
Então, se viesse outra pandemia, ainda pior, era necessário ficarmos com medo e desesperado? Não. Porque ainda que, aconteça isto, Deus é o nosso refúgio e fortaleza, não precisamos ficar com medo, da morte, da doença, da falta de sustento financeiro. Ainda que aconteça o pior, Deus está conosco, podemos descansar nisto.
Segunda verdade diz a respeito de:
2 - Onde Deus está? (v4 -7)
2 - Onde Deus está? (v4 -7)
Verso 4 diz sobre a cidade de Deus. No verso 5, vemos que Deus está no meio dessa cidade. Isto é, Deus está presente lá.
Então, é precisamos entendermos que cidade é está, que Deus está presente. De primeira, podemos achar que é Jerusalém, onde ficava o santuário, em que o povo de Deus do AT se reunia para cultuar ao Senhor. Porém, temos um problema, não tem nenhum Rio passando por Jerusalém.
Portanto, o salmista não está pensando em Jerusalém como cidade. O lugar que o salmista está pensado é no Éden. Lá era o santuário de Deus. Lugar que estava a presença de Deus. Lá em Gênesis 2.10 , diz de um rio que saía do Éden. “10 E um rio saía do Éden para regar o jardim e de lá se dividia, repartindo-se em quatro braços.” Neste lugar não havia pecado, morte, doença. Não existe problema algum. Era tudo perfeito, até que Adão, o primeiro ser humano, pecou contra Deus.
Então, deste lugar que era o santuário de Deus, cujo Deus estava presente, nós fomos expulsos. Adão caíu, juntamente com Eva e todos os nós seres humanos. Todos fomos expulsos do santuário de Deus, o lugar da morada de Deus. Por conta do pecado, agora estamos neste mundo problemático, em que pessoas morrem, sofrem, ficam doentes.
Nós fomos expulsos da morada de Deus por conta do nosso pecado. Mas este Deus é tão amoroso e misericórdioso que não nos abandonou neste mundo, longe da sua presença. Este Deus nos amou de tal forma, que veio até este mundo como um de nós. Ele habitou conosco. Você sabe quem é este Deus, que habitou conosco? Este é Cristo Jesus. Ele é a fonte da água do rio de Deus.
João 4.14 “aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”
De Cristo flui uma água, que alegram a cidade de Deus. Pois, através da vinda de Jesus, sua morte e ressureição, nós somos reconectados com Deus. Nós que antes estávamos longe de Deus, agora podemos nos aproximar de Deus. Porque Ele veio até nós. Ele nos reconciliou com Deus. De modo que, não mais nós habitamos no santuário de Deus, que era lá no Éden, mas sim o próprio Deus que veio para habitar conosco, dentro de nós. Todo aquele que crê em Cristo, é santuário de Deus. É morada deste Deus altíssimo.
1Coríntios 3.16 “16 Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” - texto que deixa claro isto.
APLICAÇÃO: Portanto, a segunda verdade que aprendemos sobre Deus é que Ele é o Deus que habita conosco, que mora dentro de nós, crentes em Seu Filho. Por este motivo, não precisamos ficar desesperados diante dos problemas. Pois, sabemos que o nosso maior problema já foi resolvido, que é o pecado. Não precisamos ficar desanimado se algum nos tiver como inimigos. Pois, nosso maior inimigo, que é a morte, já foi vencido por Jesus.
Precisamos sempre nos lembrar, que o Senhor estará conosco. Ele habita em dentro de você. Ele estará contigo e comigo por todos os dias da nossa vida. Esta preciosa verdade sobre Deus, nos dará confiança em meio aos problemas que enfrentamos neste mundo. Pois, ainda estamos em um mundo de pecado. Ainda teremos problemas. Mas o fato de sabermos que Deus está conosco, tem que nos fazer ter a confiança que: não importa o que passe ou enfrente, não importa o que eu perca, Deus está comigo (v7).
Terceira verdade diz a respeito de:
3 - O que Deus já fez?
3 - O que Deus já fez?
v8 - É feito um convite. A ideia é de algo que Deus fez no passado. Lembrem que este salmo era cantado por todo o povo, juntos. Logo, possívelmente eles deveriam olhar para o passado e ver as maravilhas que Deus já fez por eles. As vitórias que Deus já deu a eles. Por isto o convite: Venham!
v9 - fala a respeito de Deus destruir os inimigos do seu povo. Era para o povo olhar para trás e ver as coisas que Deus fez. As maravilhas que Deus realizou, como abrir o mar vermelho para eles passarem. A ideia, quando eles lembrassem do que Deus já fez, é para que se acalmassem, confiando que Deus continuaria fazendo, continuaria cuidando deles.
v10 - A ideia é a seguinte: o povo estava passando por problemas, mas ao olhar para os problemas que eles enfrentaram no passado e ver o que Deus fez por eles, simplesmente diante disto deveriam ficar calados. Pois, este Deus que fez coisas maravilhosas no passado, nos deu vitórias, cuidou de nós, continuará fazendo isto. Precisamos apenas se aquietar diante dele. (v11)
“Deus já fez maravilhas no passado. Grande coisas já fez o Senhor por nós. É isto que o salmista quer levar o povo de Deus a refletir”
Aplicação: Portanto, você já parou para pensar no que Deus já fez em sua vida? Na vida de outros? As maravilhas que Deus já realizou?
Enquanto eu estudava este salmo. Um irmão lá em Itapeva, do IBI, viu o salmo que eu estava estudando. Então, comecei a me conta a maneira que Deus tratou o coração dele com este salmo. Ele disse que, estava angústiado com as eleições que tivemos. Então, no domingo, ele ouviu o pastor pregar neste salmo. Diante do seu coração agitado e angustiado, Deus falou com ele através deste salmo, dizendo: aquieta-vos. Então, ele entendeu, que não deveriamos ficar angustiado e aflito pelas eleições. O que ele precisava fazer era confiar e descansar no Senhor.
Pois, eu te pergunto, quantas vezes um politíco ímpio entrou no poder e só trouxe sofrimento para o povo? Muitas vezes. O povo de Deus já sofreu muito por isto. Ao longo da história, o povo de Deus já teve politícos muito piores que esses que temos que lidar no Brasil. No meio desses problemas, Deus deu forças e cuidou do seu povo no passado. Olhando para isto, vendo aquilo que Deus fez no passado, não temos o que temer hoje. Não temos o porque temer presidente que se levanta contra Deus. Não temos o porque ficarmos desesperados e angústiados com a situação do nosso país e como será daqui para frente. O que precisamos fazer é se aquietar na presença de Deus. Ele cuidou do seu povo no passado. Você acha que Ele não continuará fazendo o mesmo?
Portanto, que possamos confiar e descansar no Senhor. Tendo a nossa fé bem firmana nele, independente do que venhamos passar e enfrentar. Pois, o Senhor está conosco. Ele é o nosso refúgio.