Lição 10 | Cinco perguntas que todo cristão precisa responder
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
A vida é feita de grandes perguntas.
Qual a nossa maior referência em busca de respostas?
Eis algumas das perguntas mais procuradas pelas pessoas no Google:
1º Qual é o meu IP?
2º Como dar nó em gravata?
3º Quanto custa um teste de Covid na farmácia?
4º Quanto custa fretar um Boeing?
5º Como fazer fogo?
6º Qual o número mais alto do mundo?
7º Quanto custa um camelo?
8º O que é logradouro?
9º Como fazer tapioca?
10º De onde é esse número?
Da mesma forma que a nossa vida cotidiana traz uma série de perguntas (algumas oportunas, outras apenas curiosas), a nossa jornada cristã contém perguntas.
Para essas, contudo, nós devemos ter uma resposta na ponta da língua.
Vamos encontrar essas perguntas na leitura bíblica desta aula: Romanos 8.31-39:
Romanos 8.31–39 (BS:NVT)
Que podemos dizer diante de coisas tão maravilhosas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Quem se atreve a acusar os escolhidos de Deus? Ninguém, pois o próprio Deus nos declara justos diante dele. Quem nos condenará, então? Ninguém, pois Cristo Jesus morreu e ressuscitou e está sentado no lugar de honra, à direita de Deus, intercedendo por nós.
O que nos separará do amor de Cristo? Serão aflições ou calamidades, perseguições ou fome, miséria, perigo ou ameaças de morte? Como dizem as Escrituras: “Por causa de ti, enfrentamos a morte todos os dias; somos como ovelhas levadas para o matadouro”. Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.
E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.
1ª SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?
Deus nos preparou, cuidou e nos separou para ele, logo não há razão para nos preocuparmos. Qualquer investida do inimigo contra nós já é derrota na certa.
Muitos apontam Satanás como nosso grande inimigo, e ele o é, mas vale refletir sobre um grande inimigo que, muitas vezes, descansa no nosso coração: o nosso pecado. E ele é tão sorrateiro, que nos desestabiliza e nos enfraquece, enquanto achamos que está tudo bem.
A resposta para esta pergunta é: muitos se levantarão contra nós, mas ninguém nos conseguirá destruir enquanto estivermos firmados em Cristo Jesus.
2ª DEUS NÃO NOS DARÁ GRACIOSAMENTE COM ELE TODAS AS COISAS?
O que vocês acham que Paulo quis dizer com isso? Será que ele se refere às coisas que queremos? Deus nos dará todas as coisas que quisermos? O que Deus tem feito por nós? Certamente muito mais do que merecemos. Romanos 8.32
Romanos 8.32 (BS:NVT)
Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas?
Os judeus conheciam esta referência que Paulo trazia, afinal, desde crianças, eles são ensinados sobre a disposição de Abraão que não se negou a entregar seu próprio filho, Isaque, como sacrifício a Deus.
O sacrifício de Isaque não precisou ser realizado, foi um trabalhar de Deus específico com Abraão, mas Cristo, sim, foi entregue. Se Deus entregou seu próprio filho por nos amar e para nos libertar, não estaria ele disposto a nos abençoar e nos dar aquilo que é da vontade dele?
Destaque aqui para o termo GRACIOSAMENTE que aparece em algumas traduções, como a Almeida Revista e Atualizada (ARA) traz.
Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Deus nos amou desde antes, quando ainda éramos inimigos dele. Ainda assim, ele nos deu Jesus e, com ele, perdão, paz, amor e alegria.
Será que Deus faria algo a menos com seus filhos do que o que fez com seus inimigos? Certamente que não. Deus deseja nos abençoar!
A resposta para esta pergunta é: ele nos dará a sua presença, o que nos enche de alegria, esperança e vida. Somos abençoados porque temos Jesus.
3ª Quem tentará acusar os eleitos de Deus?
Romanos 8.34 “Quem nos condenará, então? Ninguém, pois Cristo Jesus morreu e ressuscitou e está sentado no lugar de honra, à direita de Deus, intercedendo por nós.”
Pode ser que algumas pessoas (perseguidores de Israel, filisteus) se levantem para nos acusar, nos desanimar e nos desencorajar, mas temos o maior intercessor em nosso favor. Cristo, em lugar de honra à direita de Deus Pai, é superior a toda e qualquer batalha espiritual.
Se estivéssemos em um tribunal, sentados no banco dos réus, certamente seríamos condenados porque cometemos muitos delitos, mas Deus é o juiz (e isso não é uma letra de Racionais MC´s) e Cristo é o nosso advogado. Ele quem representa a nossa causa. Graças a Cristo, toda acusação cai por terra.
A resposta para esta pergunta é: Muitos podem tentar, mas nada prevalece contra os eleitos de Deus.
4ª QUEM CONDENARÁ OS ELEITOS DE DEUS?
A resposta é direta: NINGUÉM! Fomos resgatados e Paulo nos dá as razões:
1ª Pela morte de Cristo - Gálatas 3.13 “Mas Cristo nos resgatou da maldição pronunciada pela lei tomando sobre si a maldição por nossas ofensas. Pois as Escrituras dizem: “Maldito todo aquele que é pendurado num madeiro”.”
2ª Pela ressurreição de Cristo - 1Coríntios 15.19 “Se nossa esperança em Cristo vale apenas para esta vida, somos os mais dignos de pena em todo o mundo.”
3ª A posição soberana de Cristo à direita de Deus
4ª A constante intercessão de Cristo por nós - Romanos 8.1 “Agora, portanto, já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.”
5ª QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE DEUS?
Romanos 8.35–37 “O que nos separará do amor de Cristo? Serão aflições ou calamidades, perseguições ou fome, miséria, perigo ou ameaças de morte? Como dizem as Escrituras: “Por causa de ti, enfrentamos a morte todos os dias; somos como ovelhas levadas para o matadouro”. Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.”
Os maiores medos dos brasileiros, segundo pesquisas, são a desigualdade social e a escassez de alimentos.
Vejam vocês que, nem os maiores medos dos brasileiros, são capazes de nos separar de Deus. Nada que alugue um duplex na nossa mente deve nos afastar do nosso Senhor.
As condições difíceis para o crente não o afastam de Deus, mas, ao contrário, o aproximam cada vez mais do seu Senhor.
6ª QUAL É O AMOR INSUPERÁVEL?
É o de Deus, representado em Cristo. Romanos 8.38–39 “E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Qualquer experiência de amor que você tiver ou que a pessoa que mais ama no mundo tem sequer pode ser comparado ao supremo amor de Deus. Ele é amor, logo, a plenitude do amar está nele.
Paulo citou uma série de circunstâncias que potencialmente poderiam nos distanciar de Deus, mas ele é enfático em dizer que nada disso seria capaz de nos separar do amor do Senhor, revelado em Cristo. Este amor está consumado e reina. Ele não tem prazo de validade.
MÚSICA QUEM NÓS SEPARARÁ? | DIANTE DO TRONO
Quando você estiver triste, desanimado e sem esperança, lembre que nenhuma circunstância, por mais pesada que seja, pode te afastar daquele que te chamou para si.
Oração final.