E O ESPÍRITO SANTO, VOCÊ CONHECE?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
EFÉSIOS, E O PODER DO ESPÍRITO.
EFÉSIOS, E O PODER DO ESPÍRITO.
Introdução.
Com relação ao plano de salvação, vemos a Trindade trabalhando em perfeita harmonia.
O Pai planejou, o Filho executou e o Espírito Santo aplica esse plano no coração e vida de pessoas.
Lucas, quando escreve o livro de atos, tem como objetivo dar enfase na obra do Espírito Santo que, aponta para Cristo, este ressuscitado, vivo e que da poder e desafia a igreja a ir por todo o mundo com a incomparável história de amor de Deus.
O teólogo Myer Pearlman sintetiza o livro de Atos em três palavras: “Ascensão, descida e expansão.” A ascensão de Cristo é seguida pela descida do Espírito Santo, que por sua vez é seguida pela expansão do evangelho.
João 14.16–18“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.”
Lucas 24.49“Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”
Atos dos Apóstolos 1.8“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”
A consequência disso, vc que tem acompanhado as exposições sabe, vemos em atos milagres, dons espirituais concedidos aos crentes, uma perseguição avassaladora de cristãos, mas ao mesmo tempo crentes desfrutando de uma alegria inexplicável perante a morte, o poder do evangelho mudando pessoas, comunidades e até mesmo cidades.
Estamos exatamente na terceira viagem missionaria do apostolo Paulo, e, pelo incrível que pareça, nessas alturas do campeonato, haviam “discípulos” que não conheciam o Espírito Santo.
Vamos ao Texto:
Atos dos Apóstolos 19.1 “Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,”
Atos dos Apóstolos 19.2 “perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.”
Atos dos Apóstolos 19.3“Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João.”
Atos dos Apóstolos 19.4“Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus.”
Atos dos Apóstolos 19.5“Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.”
Atos dos Apóstolos 19.6“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.”
Atos dos Apóstolos 19.7“Eram, ao todo, uns doze homens.”
1° O Batismo de João. (1-4)
1° O Batismo de João. (1-4)
Paulo passou um dia ou dois em cada igreja da galacia, Ele ficou alguns dias em filipos, poucas semanas em Tessalonica, um dia ou dois em Beréia e alguns poucos dias em Atenas. Então, ele passou dezoito meses em Corintios; e agora ele se concentra em um dos maiores centros do mundo mediterrâneo, a cidade de Éfeso.
Éfeso estava situada ao sul d rio Cayster e a menos de 5 km do mar Egeu, para dentro do continente. Tinha sido o centro comercial da Asia por causa do porto e do trafego marítimo.
Éfeso tinha ultrapassado Pérgamo em importância, e os romanos tornaram-na capital da província da Ásia (a Turquia ocidental).
Por volta do ano 1° d.C, a cidade pode ter tido mais de 200 mil habitantes, escavações arqueológicas desenterraram o antigo teatro, estima-se que 24 mil pessoas eram acomodadas sentadas.
Ainda de maior importância era o templo da deusa Ártemis (Diana), era o maior edifício dessa época e era considerado umas das 7 maravilhas do mundo antigo, atraía multidões de fieis a Éfeso.
Ali metalúrgicos vendiam imagens e santuários da deusa Ártemis, tornando um negocio lucrativo.
A titulo de curiosidade, a igreja de Éfeso tornou-se a mais importante a partir da terceira viagem missionaria de Paulo.
Dali saíram obreiros para plantar as igrejas da asia menor. Por Éfeso passaram Priscila e aquila, Apolo, A esta igreja paulo enviou Timóteo, o apostolo João tbm foi pastor ali e a própria Maria, mãe de Jesus, morou em Éfeso e pertenceu a igreja de Éfeso.
Dali Paulo, escreveu suas duas cartas aos corintios, de Éfeso João escreveu o evangelho e suas três epístolas.
A igreja de Éfeso tornou-se o centro das atenções apostólicas.
- Discípulos - A palavra discípulo, que Lucas em Atos usa para descrever os cristãos, é geralmente um sinônimo para “seguidores de Cristo”.
Depois que Paulo encontra os discípulos , ele pergunta
Atos dos Apóstolos 19.2“perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.”
O fato de os discípulos de Esfeco se mostrarem ignorantes quanto a presença do Espírito Santo, levanta perguntas, porque um cristão sem o Espirito Santo é uma contradição.
É impossível ter uma vida cristã sem o Espirito Santo.
Paulo inconformado, pergunta:
Atos dos Apóstolos 19.3“Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João.”
A resposta deles pode indicar que eles eram simplesmente discípulos de joão.
Atos, Volumes 1 e 2 1. O Batismo de João (19.1–7)
Eles não possuíam a alegria da certeza do Espírito Santo em suas vidas, não tinham uma relação viva com Cristo e ouviram que o batismo de João era incompleto. Eles estavam numa fase que era introdutória à fé cristã. E porque eles estavam nessa fase, Lucas e Paulo zelosamente usaram o termo discípulos (aprendizes) e crer (consentir).
Quando Paulo houve dos discípulos essa afirmação, ele ensina sobre o evangelho de Cristo, conduzindo eles ao salvador Jesus.
É interessante dizer que dessa maneira, paulo confirmou as palavras que João dissera sobre Cristo em comparação consigo mesmo:
João 3.30“Convém que ele cresça e que eu diminua.”
Atos dos Apóstolos 19.4“Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus.”
Os discípulos afirmaram não ser fies aos ensinamentos de João Batista, porque?
João Batisa disse que era o precursor;
Eles deveriam ter aceitado as palavras de joão aceitando a Jesus como o Messias deles;
Mateus 3.11“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”
Um batismo de arrependimento. João chamou as pessoas ao arrependimento e, quando ela se arrependeram, ele as batizou como sinal de arrependimento espiritual. Mas tudo isso era uma preparação para a vinda do messias, pois so Jesus pode nos purificar dos pecados e batizar com o Espirito Santo.
2 - O BATISMO EM JESUS E O AVIVAMENTO GENTIO.
2 - O BATISMO EM JESUS E O AVIVAMENTO GENTIO.
Depois que esse discípulos ouviram falar de Jesus receberam o batismo cristão.
Romanos 10.17“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”
Ele foram batizados! o batismo não é uma condição para a salvação, mas um testemunho da salvação.
Hernandes dias Lopes diz que “o batismo é um selo visível de uma graça invisível.”
Em outras palavras, o batismo é um ato publico por meio do qual afirmamos pertencer ao Senhor e ingressamos em sua família.
Depois que os 12 homens creram em Jesus e foram batizados em seu nome, paulo impios as suas mãos sobre eles, que receberam o Espírito Santo e passaram a falar em liguas e profetizar.
No livro de Atos há quatro momentos especiais em que o Espírito Santo foi derramado: Atos 2, sobre judeus; em Atos 8, sobre os samaritanos; em Atos 10, sobre a família de Cornélio, um prosélito temente a Deus e em Atos 19, em Éfeso sobre os Gentios.
O que Deus quer nos ensinar?
O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO É UNIVERSAL, PARA TODOS OS POVOS, DE TODAS AS LÍNGUAS E DE TODAS AS NAÇÕES.
A experiencia de falar em línguas e profetizar não é evidencia do batismo com o Espírito Santo, pois não ha esse fenômeno no derramamento do Espírito sobre os samaritanos em atos 8.
Hoje, o dom de linguas não é evidencia do batismo do Espírito Santo nem da plenitude do Espirito.
Quando Paulo escreveu sobre a plenitude do espirito santos aos efésios, não fez menção das linguas.
Efésios 5.18–21“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”
Em parte alguma das escrituras somos exortados a buscar o batismo do Espírito Santo ou o dom de línguas, mas a bíblia ordena que sejamos cheios do Espírito Santo.
CONSIDERAÇÕES DOUTRINARIAS.
CONSIDERAÇÕES DOUTRINARIAS.
1° O derramamento do Espírito em Éfeso não foi um batismo no Espírito, mas no nome de Jesus.
2° numerosas pessoas foram batizadas e não falaram em línguas: os 3 mil crentes em Jerusalém no dia de Pentecoste (2.41); o oficial etíope (8.38–39); Paulo em Damasco (9.18); Lídia e sua casa (16.15); e o carcereiro filipense e sua família (16.33).
3° muitas pessoas que creram foram cheias do Espírito Santo, mas não falaram em línguas: Pedro perante o Sinédrio (4.8); Estêvão se dirigindo ao Sinédrio (7.55); e Paulo confrontando Elimas (13.9).
Em resumo, o Novo Testamento não apoia a crença de que o recebimento do Espírito Santo resulta no falar em línguas. Pelo contrário, a evidência histórica em Atos mostra que todos os cristãos que foram cheios do Espírito Santo testemunharam de Jesus Cristo de maneira inteligível.
Em resumo, o Novo Testamento não apoia a crença de que o recebimento do Espírito Santo resulta no falar em línguas. Pelo contrário, a evidência histórica em Atos mostra que todos os cristãos que foram cheios do Espírito Santo testemunharam de Jesus Cristo de maneira inteligível.
APLICAÇÕES:
APLICAÇÕES:
É impossível ser cristão e não conhecer o Espirito Santo.
É impossível ser cristão e não conhecer o Espirito Santo.
Efésios 1.13–14“em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”
É possível ser cristão e ser vazio do Espirito Santo.
É possível ser cristão e ser vazio do Espirito Santo.
Efésios 5.18“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,”
Se preciso me encher é porque estou vazio!
Sintomas de que estou vazio do Espírito Santo:
Medo de demônios;
fadiga para servir a deus e a igreja
falha moral, pecado;
muito irritado e consequentemente evita estar com pessoas;
não tem prazer de estar na igreja e ter uma vida devocional
não tem nenhum progresso espiritual.
E quando estou vazio, olha o que acontece:
Efésios 4.30–32“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”
O Espírito Santo é Deus, o prometido para está conosco por todos os dias da nossa vida!
O Espírito Santo é Deus, o prometido para está conosco por todos os dias da nossa vida!
Por isso, não deve ser esquecido!
O pastor John stott, no seu livro “Cristianismo equilibrado”, diz que o maior problema da igreja hoje é a polarização.
igrejas que tem medo de falar na doutrina do Espirito Santo, outras só falam no Espírito Santo.
uns quando falam do Espirito Santo só falam dos dons espirituais, enfatizam de mais o carisma e esquecem o caráter;
enfatizam de mais os dons, e esquecem os frutos do Espirito.
J.I. Parker. o ministério do espirito santo é o ministério do holofote, Ele aponta para Jesus.
A regeneração, a justificação e a glorificação não tem nenhuma participação minha, mas o processo de santificação eu devo contribuir diariamente! buscando me encher constantemente do Espírito Santo!
Ilustração:
Como ser cheio do Espírito Santo?
Tres jovens, afim de entender melhor uma passagem bíblica, chegaram ao pastor e perguntaram:
_ Pastor, a palavra diz “enchei-vos do Espírito Santo”, mas estamos muito em duvida: como se faz isso?
_ O pastor disse: vão até o rio e encha essa peneira com água, quando conseguirem terão a resposta.
Os três jovens foram ao rio um tanto quanto duvidosos e incrédulos. Chegando ao rio, eles discutiam, mas não conseguiam pensar em um forma de encher a peneira.
_ Dois disseram - o pastor está louco. Isso é inútil. Vamos embora, se não ficaremos o dia todo aqui feito bobos.
_ Horas mais tarde o pastor foi aquele rio e encontrou apenas o jovem que não desistiu. Ao ver o pastor, triste disse: não consigo encher essa peneira de água, é impossível.
_ Disse-lhe o pastor: Você só conseguira ter água nesta peneira, meu jovem, se a mantiver mergulhada no rio. Assim também é para ser cheio do Espirito Santo, só conseguira ser cheio se permanecer mergulhado nele.