Por que alguns coraçoes não são quebrantados eplo evangelho?
Notes
Transcript
Texto: Rm.11.7-9
Texto: Rm.11.7-9
Proposição: Deus quebranta o coração de alguns e endurece de outros.
transição: porque algusn corações não são quebrantados eplo evangelho?
Porque não fazem parte do grupo dos eleitos. v.7
Ao comparar nossa presente passagem com 9.30–31, torna-se evidente que, historicamente, o que Israel, como nação, buscava com frequência, porém não obtinha, era a justiça, o direito de permanecer com Deus.
Ele agora declara que “os eleitos” – ou seja, os eleitos dentre os judeus – o obtiveram.”
os demais:
“foram endurecidos”
ser insensível ⇔ endurecer v. — ser ou tornar-se insensível; concebido como uma faculdade psicológica se tornando mais dura.
a palavra ai vem da raiz; ἐπωρώθησαν- eporothesan, aqui tem a raiz porosis de onde tiramos a nossa palavra osteoporosi.
Esse grupo de palavras é usado na linguagem médica para “endurecer” ou “engrossar” o osso, p. ex., em fraturas. Num sentido transferido, pode significar “tornar insensível”.
esse verbo está na vos passiva, no tempo aoristo.
o tempo aoristo denoa algo que aconteceu no passado.
a voz passiva indida que o sujeito sofreu a ação.
O povo de Israel estava cego porque Deus os havia tornado cego. A cegueira dele era uma punição pelo pecado. Eles não queriam ver as coisas de Deus; então, como havia feito ao longo da história da redenção, Deus os abandonou ao seu desejo pecaminoso.
ex. de faraó
Ex. João 12.40 “Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados.”
Ex. Rm.9.18 “Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.”
E os mais foram endurecidos. Visto que os eleitos só se vêem livres da destruição mediante a graça divina, assim todos quantos não são eleitos devem necessariamente permanecer em cegueira.
obs. quando foram rejeitados?
Calvino; Paulo, pretende provar aqui que os cegos não são aqueles cujos atos perversos merecem punição, mas aqueles a quem Deus rejeitara desde antes da fundação do mundo.
Porque Deus nao lhe deu se Espirito, nao abriu seus olhos e seus ouvidos. v.8
Paulo descreve imediatamente esse endurecimento como um ato de Deus. Ele cita duas passagens do Antigo Testamento. Na primeira, Moisés é o orador; na segunda, Davi.
A citação aqui (v. 8) procede de Deuteronômio 29.4, “porém o Senhor não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.”
Com essa passagem pode-se comparar Isaías 6.9 “Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.”
“entorpecimento”
o que é?
estupefação s. — consciência marginal, especialmente caracterizada por uma apatia espiritual e moral importante.
O espírito de torpor, mencionado em Romanos 11.8, é o de embotamento ou apatia mental e moral.
A concessão desse espírito descreve o processo divino de endurecimento. O torpor lembra um profundo sono durante o qual uma pessoa permanece insensível às impressões que lhe vêm do lado de fora, por isso ela não vê nem ouve.
Isaías. 29.10 “Porque o Senhor derramou sobre vós o espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, que são os profetas, e vendou a vossa cabeça, que são os videntes.”
Calvino: Portanto, ao falar da reprovação eterna, o apóstolo reportou-se intencionalmente as conseqüências que procedem dela como o fruto [procedente] da árvore ou o rio, de sua fonte. Os ímpios são deveras punidos com cegueira, pelo justo juízo de Deus, em razão de seus pecados.
Todavia, ao inquirirmos sobre a fonte de sua ruína, teremos que reconhecer que já estavam amaldiçoados por Deus, e que todas suas obras, palavras e propósitos não poderiam conduzi-los senão à maldição.
Porque Deus os deixa realizarem os seus proprios desejos. vs.9-10
citação de Salmo 69.22-23
Salmo 69.22–23 (ARA)
Sua mesa torne-se-lhes diante deles em laço, e a prosperidade, em armadilha. Obscureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam; e faze que sempre lhes vacile o dorso.
nesse Salmo, o autor (Davi) está emitindo uma imprecação sobre seus inimigos. Ele invoca uma maldição sobre eles.
diz davi que:
Que se torne o desastre que merecem.Que se saturem de cegueira moral e espiritualE que os faça encurvarem-se com dores contínuas.O conceito a ser enfatizado nesta conexão é retribuição: o desastre que merecem.
paulo cita esse texto aqui com a mesma ideia; os que nao forem eleitosne virarem as costas para Cristo, terão a mesma punição.