COMUNHÃO VERDADEIRA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Pregação em 1João 1.1-4

I. Ilustração:
II. Introdução: As vezes, lendo o novo testamento podemos ter uma ideia superficial de que as igrejas da época dos apóstolos tinham problemas apenas externos. Raramente associamos a noção de que algumas dessas igrejas enfretaram dificuldades internas. Uma destas dificuldades que as igrejas do tempo apostólico internamente foi a compreensão do Gnosticismo. Por exemplo, se olharmos em 1João 2.18-19, essa igreja até mesmo se dividiu. Não só isso, estes divisores de dentro da igreja exerciam liderança, e persuadiam os membros da igreja a se revoltarem contra João. Por isso, uma das caracteristicas que João os chama é de “Filhos do diabo” 1João 3.10.
Nosso compromisso como leitores bíblicos é ligar estes fatos do contexto bíblico ao nosso cenário atual. Essa carta, se é assim que podemos chamar, ou pregação do Apóstolo João é um gigantesco esforço para que os irmãos exerçam uma comunhão verdadeira com Deus, e consequentemente, com seus irmãos. É uma fonte de encorajamento e exortação pessoal. É uma luta contra o gnosticismo, e um grande compêndio apologético contra a infiltração de heresias e mornidão na comunidade cristã.
A. Autoria e Data
O autor da epístola é João. Isto é comprovado históricamente, embora, nas escrituras não constem nenhum tipo de
B. Contexto histórico
Muitas pessoas alegam possuir em revelações que propagam por ai, inspiração do Espírito Santo. Estes mesmos, afirmam possuir conhecimentos novos sobre o Senhor e o Espírito, por este motivo, cativam muitas pessoas a se enredarem nessas falsas alegações. As cartas de João possuem conhecimento deste tipo de luta no cenário da igreja, essa carta foi escrita em um contexto de intensa polêmica.
Gnosticismo - Essa corrente filosófica da época afirmava possuir um conhecimento oculto, extra, superior. Eles afirmavam estar cheios do Espírito, e essa inspiração, este “dote” espiritual era a base das suas queixas. Problemática: Cair no conto gnóstico tinha diversas implicações 1) Acreditavam que o Espírito era bom mas a carne é má; 2) Se tornavam extremamente liberais (docéticos) ou extremamente legalistas (ascéticos).
III. Desenvolvimento:
1João 1.1 “O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida”
1João 1.2 “(e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada),”
1João 1.3 “o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.”
1João 1.4 “Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.”
IV. Aplicações:
V. Conclusão:
Related Media
See more
Related Sermons
See more