Uma Igreja Para Hoje!
UMA IGREJA PARA HOJE • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsdesafiar a igreja a caminha uma jornada diante dos padrões do Senhor.
Notes
Transcript
Novos padrões em Cristo. Efésios 4.17
Novos padrões em Cristo. Efésios 4.17
CONTEXTO:
A. O contexto imediato literário.
Todas as cartas de Paulo contêm equilíbrio entre teologia e vida, doutrina e dever. Essa carta não é diferente. Os três primeiros capítulos lidam com doutrina, nossas riquezas em Cristo, enquanto os últimos três explanam o dever, nossas responsabilidades em Cristo. A palavra-chave nesses últimos três capítulos é andar: 1) andar em unidade (4.1–16); 2) andar em pureza (4.17–5.17); 3) andar em harmonia (5.18–6.9); 4) andar em vitória (6.10–24).
Russell Shedd diz que os três primeiros capítulos fornecem uma visão do todo, começando antes da criação, quando Deus planejou nossa incorporação no novo homem, e como ele nos resgatou do império das trevas e está formando sua obra de arte. E essa obra unifica e derruba todas as barreiras culturais, raciais e até mesmo religiosas, como constatamos no caso do judeu e do gentio.
B. O contexto histórico e cultural: A epístola de Efésios foi escrita pelo apóstolo Paulo para os gentios e judeus da cidade de Èfeso. Paulo estava preso ( Cap.3:1 ), a carta não tem a característica de tratamento de um problema específico no ambiente da Igreja, mas os ensina-os a viver como membros de um mesmo corpo em Cristo de modo a conserver a unidade pelo vínculo da Paz ( Cap.4:3 ). Essa carta tem ligação com a epístola de Colossenses que apresenta Cristo como cabeça da Igreja, diferentemente de Efésios que a Igreja é o corpo de Cristo.
ESTRUTURA:
ANDAR EM UNIDADE.Cap 4.1-16
v 1-6 andemos de modo Digno.
3 v procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz:
4 v há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação:
v 7-11 A graça de Deus para edificaçao da igreja.
Efésios 4.7 “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.”
- varidades de dons.
Efésios 4.8 “Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens.”
misericrdia.
Efésios 4.9 “Ora, isto — ele subiu — que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra?”
- Cristo, por meio de sua morte, ressurreição e glorificação, tirou as correntes do cativeiro satânico; isto é, a humanidade cativa a Satanás passou a ser o espólio de Cristo. Assim, fomos transferidos do império das trevas e de sua escravatura e tornamo-nos escravos de Cristo e de sua justiça.
v10-11 Divisão de ministérios.
v12-16 Amadurecimento de cada crente,modo que cada um siga a verdade em amor e realize sua função para edificação do corpo de Cristo
TODOS DEVEM CRSCE JUNTOS..
Efésios 4.12 “querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,”
Aperfeiçoar: Crentes
Obra: Desempenho
Edificar: Igreja
Porque a igreja precisa de unidade?
Todos tenha uma mesma fé. v13
não ser meninos inconstantes. v14
para que Haja crescimento. v15-16
Grande ideia da estrutura: A unidade do corpo de cristo deve ser conservada obedecendo as instruções de um viver digno da vocação.
2. ANDAR EM PUREZA. Cap 4.17-Cap6-9
v 17-19 Uma nova postura no caminhar.
Efésios 4.17 “E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido,”
Romanos 6.6 “sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado.”
COMO TEM VIVIDO AQUELES QUE NÃO TEM A CRISTO?
Na vaidade
entenebrecidos
separados
dureza de coração
Ignorância
entregues a libertinagem
comentendo impureza
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo (Admoestação — Uma Clara Ruptura com os Velhos Costumes Pagãos (4.17–19))
o espírito do homem que emprega todos os meios possíveis para se aproveitar de seu próximo. É defraudar o outro com astúcia. É usar de esperteza para conseguir o que não é lícito? É ambição desmedida. É o maldito amor de possuir aquilo que não é legítimo. É o injusto desejo de ter tudo aquilo que não lhe pertence.
Esse é o retrato da sociedade contemporânea. Essa imagem está estampada em todos os jornais e noticiários. Vemô-la nas esquinas das ruas. Em cada canto da cidade há outdoors fazendo propaganda do pecado sem nenhum pudor. A sociedade está falida moralmente.
v20-32 A verdade apredemos em Cristo.
Efésios 4.20 “Mas vós não aprendestes assim a Cristo,”
PAULO AGORA CONFRONTA UMA VIDA EM CRISTO.
aprendemos v20
ouvimos v21
instruido v21
renovamos v23
revistimos. v24
v25-32 Aplicamos o que vou ensinados.
Efésios 4.25 “Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.”
Assim conseguiremos viver de um modo triunfante diante do Senhor!
3. ANDAR EM VITÓRIA Cap 6.10-24
v5. 1-2 Imitadores do Senhor.
Efésios 5.1–2 “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.”
João 13.34 “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.”
v5. 3-14 andando longe do pecado.
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo (Andar Como Filhos da Luz (5.3–14))
Paulo, ao tratar do assunto santidade, menciona os pecados dos quais é preciso fugir:
5:18 -6-9.
Efésios 5.18 “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,”
MULHERES CRISTÃ v22-24
A mulher também era desvalorizada na cultura grega. A situação era pior no mundo helênico. A prostituição era parte essencial da vida grega. Demóstenes disse: “Temos prostitutas para o prazer; concubinas para o sexo diário e esposas com o propósito de ter filhos legítimos”. Xenofonte disse: “A finalidade das mulheres é ver pouco, escutar pouco e perguntar o mínimo possível”. Os homens gregos esperavam que a mulher cuidasse da casa e dos filhos, enquanto eles buscavam prazer fora do casamento. Na Grécia, não havia processo para divórcio. Era matéria simplesmente de capricho. Na Grécia, o lar e a vida familiar estavam próximos da extinção, e a fidelidade conjugal era absolutamente inexistente.
Hernandes Dias Lopes, Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo, 1a edição., Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2010), 150–151.
Efésios 5.22 “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor.
submissão não é inferioridade
submissão não é obediência incondicional
a mulher e submissa por causa de Cristo.
a mulher e submissa por causa da liberdade. Cristo nos libertou da escravida da servidão do mundo.v23
a mulher e submissa para a glória de Cristo. v24.
HOMEM CRISTÃO. V25-33
O MARIDO DEVE AMOR A ESPOSA!
PRESEVANDO
SANTIFICANDO
SACRIFICANDO
ROMANTIZANDO
PROTEGENDO
PROVENDO
Assim, o marido nunca deve usar sua liderança para sufocar a esposa nem para impedi-la de se expressar.A liderança do marido não é uma permissão para agir com autoritarismo, mas uma oportunidade para servir com amor. A ênfase de Paulo não está na autoridade do marido, mas em seu amor.
FILHOS CRISTÃO EF 6.1-4
FILHOS HONRA E OBEDEÇA OS VOSSOS PAIS
Romanos 1.30 “sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe;”
2 timotéo 3.2.
SERVOS E SENHORES EF 6.5-9
obediente
servido de boa vondade
GRANDE IDEIA:A unidade do corpo de cristo deve ser conservada obedecendo as instruções de um viver digno da vocação.
RESPOSTA DESEJADA: termino com armadura espirutal, que esta as mãos de todos os cristao.
TEÓLOGI A BIBLÍCA; Filipenses 2.1–2 “Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.”
Mateus 5.8 “bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;”
Salmo 20.6–8 “Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu com a força salvadora da sua destra. Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.”
APLICAÇÃO: Paulo na conclusão dessa carta: paz, amor, fé e graça. Paulo era prisioneiro em Roma, mas, mesmo assim, ele era mais rico que o imperador. Não importa em que circunstâncias possamos estar; se estamos em Cristo, somos abençoados com toda a sorte de bênçãos espirituais.
Aleluia! Amém!