União com Cristo
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO:
No seu entendimento, se alguém era um crente firme em Cristo, mas acabou morrendo, só que antes de morrer tal pessoa demonstrou fraqueza na fé. Evidênciava uma fé bem pequena em Cristo. Será que esta pessoa foi salva? Será que ela não perdeu a salvação recebida pela fé em Jesus?
Se caso algum irmão em Cristo, passar por uma situação difícil na vida, de grande angústia e aflição, semelhança a situação que o profeta Elias passou, cuja a tristeza era tão grande que ele pediu a própria morte para Deus, se acontecer desse irmão morrer nessa condição, em que a fé estava bem pequena, será que este irmão foi para o inferno?
Sabe, todos nós, crentes em Jesus, já passamos ou passaremos, de alguma forma e em algum grau, por dúvidas. Momentos que você se questiona: será que sou salvo mesmo. As vezes, essa dúvidas, é depois de cometermos algum pecado, ou quando estamos no meio de uma tribulação, em que a alma está angustiada, aflita, abatida, a fé está pequena. Nesses momentos as dúvidas podem surgir. Não só dúvidas pessoas surgem quando passamos por isto, mas também quando nos deparamos com casos de irmãos em Cristo como este que eu mencionei, dúvidas surgem. Tais dúvidas atormentam. Será que sou salvo mesmo ou não? Será que eu não perdi a minha salvação.
Como já disse, todos nós passamos ou em algum momento passaremos por situações desse tipo. Precisamos saber como lidar com esses momentos. Precisamos entender qual de fato é a base e fundamento da nossa salvação.
Para isto é essencial entendermos a nossa união com Cristo. O conhecimento desta verdade bíblica acaba com todas as dúvidas acima. De modo que trás ao nosso coração, descanso em Deus e uma segurança na salvação.
1 - É uma doutrina Bíblica
1 - É uma doutrina Bíblica
1 - É uma doutrina Bíblica
2Co 5.17 Nós estamos em Cristo
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
5 — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.
Cristo está em nós - (Gálatas 2.20 “20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por
mim.” )
Nós estamos nele e Ele está em nós “Cristo mostra isto através de uma analogia” - (João 15 “5 — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.)
1 Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.
Perceba que, além de ser uma doutrina bíblica, esta verdade da bíblia é fundamental para a nossa salvação. Pois, se alguém não estiver em Cristo, será lançado no fogo para queimar. Isto se refere a condenação ao inferno. Romanos 8.1 “Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.” Quem está unido a Jesus, não existe mais condenação. Esses estão salvos. Mas se eu e você não estamos em Cristo, então ainda estamos condenados.
Portanto, espero que isto seja o suficiente para te despertar ao interesse de entender e viver esta verdade bíblica. Visto que, toda a nossa salvação, está inteiramente ligado a isto. É o correto entendimento da união com Cristo que nos ajudará a responder as questões que levantei no ínicio. Se algum crente em Jesus, morrer, mas antes disto aquela pessoa demonstrou fraqueza, desanimo e uma fé bem pequena, será que ela foi salva? Será que ela não perdeu a salvação?
Se entendermos esta verdade bíblica que estamos unidos com Cristo, então descansaremos em Deus quanto a nossa salvação. Tendo a certeza dela. Não vivendo angustiado e desesperado por pensar que nos momentos de fraqueza na fé, perdemos a salvação. O entendimento desta verdade nos consola e nos fortalece para prosseguirmos firmes na caminhada cristã.
Pois, a verdade bíblica que estamos unidos com Cristo, não é somente o ponto central da vida cristã, mas toda a vida cristã está ligando nisto. Tudo na vida cristã procede da nossa união com Cristo. Todas as bençãos que como cristãos recebemos de Deus vem por estarmos em Cristo. Por este motivo, sem Ele nada podemos fazer.
2 - Ordem da salvação
2 - Ordem da salvação
É o processo lógico de como a salvação é aplicação a uma pessoa. Não se trata do que fazemos, mas do que Deus faz aplicando a obra redentora de Jesus a nós.
29 Pois aqueles que Deus de antemão conheceu ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Meu objetivo é passarmos por cada processo da ordem da salvação, entendermos um pouco sobre eles, para então vermos que toda a nossa salvação é realizada por Deus em Cristo. Tudo na nossa vida cristã, do ínicio ao fim, acontece devido estarmos em Cristo. Todas as bençãos espirituais que recebemos de Deus vem do fato de estarmos unidos a Cristo.
Ordem da salvação
Ordem da salvação
1. Eleição
Neste primeiro ponto veremos que o plano de Deus em nos unir com Cristo para a nossa salvação é antes do mundo ser criado. Isto é, muito antes de você e eu existir, de todas as coisas serem criadas, Deus já nos escolheu para nos salvar em Jesus.
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4 Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor 5 nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade,
Essas bençãos que Deus nos abençoou, não foi porque merecemos, mas porque estamos em Cristo. Deus nos escolheu para a salvação, nele, que é Jesus. Somos adotados como filhos de Deus, por meio de Jesus, que é o Filho unigenito do Pai.
Perceba, toda as pessoas que recebemos como crstão, procede de Cristo. É por estarmos nele. Tudo começa com o fato de Deus, antes do mundo ter sido criado, já ter nos escolhido em Jesus para nos salvar. Isto é simplesmente incrivel, pois muito tempo antes de escolhermos seguir a Jesus pela fé, Deus já nos tinha escolhido para a salvação em Cristo. Se Deus não tivesse feito isto, não conseguiriamos crer em Jesus. O motivo é simples, depois que Adão pecou, ele e todos nós seres humanos, passamos a estar mortos espiritualmente. Vivos biológicamente, mas mortos espiritualmente. Um morto não vê, não ouve, não crê. Para qualquer um de nós, mortos espiritualmente conseguimos crer em Jesus, era necessário que o próprio Deus, que tem vida em si mesmo, nos desse vida. Porém, antes de chegarmos neste processo de recebermos vida espiritual, primeiramente recebemos de Deus um chamado. Cujo através deste chamado é que Deus nos dará vida.
Ordem da salvação
Ordem da salvação
2. Chamado
30 Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ele ordena a todas as pessoas, em todos os lugares, que se arrependam.
38 Pedro respondeu: — Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo.
O chamado de Deus é para todas as pessoas. Só que nem todos ouvem este chamado vindo para se arrepender e crer em Jesus. A pergunta é, por que alguns ouvem este chamado e outros não?
a) Alguns irão dizer que é por conta da escolha de cada pessoa. Um escolheu crer e o outro não escolheu. (O problema é que este pensamento torna a salvação meritória. Visto que, quem irá para o céu, irá porque escolheu a Cristo. Logo, a salvação desta pessoa, está nos méritos dela. Na capacidade dela que é superior a capacidade de outras pessoas)
b) Ninguém naturalmente atenderia a este chamado de Deus. Pois, todos os estão mortos espiritualmente. De Adão em diante, todos nasceram em pecado, cegos e perdidos, sem vontade alguma de querer Deus. Pelo contrário, a vontade do homem em pecado, é viver cada vez mais longe de Deus, em rebeldia a Ele. Mas então porque alguns deixam a rebeldia, se volta para Deus, ouvindo o chamado que Ele faz através do Evangelho? A resposta está na graça soberana de Deus que toca no coração desses pecadores.
Só que Deus não faz isto com todas as pessoas. Ele agi com graça, iluminando a mente, tirando a cegueira espiritual, daqueles que Ele antes da fundação do mundo escolheu, que são os seus eleitos.
13 No sábado, saímos da cidade para a beira do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que haviam se reunido ali. 14 Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Ordem da salvação
Ordem da salvação
3. Regeneração ou Novo nascimento
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Aquele que estava morto, recebe vida espiritual de Deus
1 Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência. 3 Entre eles também nós todos andamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos —
Portanto, antes estávamos mortos, Deus pelo seu grande amor, nos concede vida com Cristo. Para que Deus nos regenera? Para que possamos nos arrepender e ter fé Nele.
Ordem da salvação
Ordem da salvação
4. Conversão
O próprio texto de Efésios deixa claro isto, Deus nos deu vida espiritual, através da regeneração ou novo nascimento, para pela graça, mediante a fé em Jesus, sermos salvos.
8 Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
Isto não vem de vocês, por que? Porque todos nós estavámos mortos. Não conseguiamos ter fé em Jesus. Se arrepender dos nossos pecados. Um morto não consegui dar vida para ele mesmo. Se pudesse fazer isto, não seria mais um morto. É necessário que Deus nos dê vida, através do novo nascimento ou regeneração, para então ocorrer em nós conversão.
Conversão é quando um pecador que agora recebeu vida em Cristo, se arrepende da sua velha vida, de modo a deixar os pecados, para pela fé seguir a Cristo.
Ordem da salvação
Ordem da salvação
5. Justificação
1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo,
Lembrem que devido o nosso pecado, érramos inimos de Deus, estavámos brigados com Ele. Mas agora, quando cremos em Jesus, processo que chamamos de conversão, no exato momento somos justificados por Deus. Ficamos em paz com aquele que antes estavámos brigados e separados. Isto acontece por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.
Justificação é um termo judicial. Quando fala que, ao cremos em Jesus, estamos justificados diante de Deus, é porque a nossa situação no tribunal de Deus foi resolvida.
Porém, como que Deus resolveu a nossa situação no tribunal dele?
Pois, Deus não poderia simplesmente olhar para seres culpados como nós somos e falar: vocês são inocentes. Deus é um juiz diferente dos juizes desta terra. É só neste mundo em que um juiz diz que um culpado é inocente e que um inocente é culpado. Deus é um reto e justo juiz. Ele não finge que não viu o erro. Todo pecado, que é a desobediência da Lei de Deus, deverá ser punido . A punição é a morte, condenação eterna no inferno.
Sendo assim, como Deus salvará pecadores culpados diante de Dele de um modo legítimo, segunda a sua própria Lei?
A única forma é se tiver alguém perfeito, que cumpriu tudo o que a Lei exige, para representar esses pecadores. De modo que, ocorra entre eles uma troca. Na qual, todos pecados sejam colocados sobre esta pessoa que nunca pecou e toda a perfeição e justiça desta pessoa fosse colocada sobre esses pecadores. Só que todos os seres humanos são pecadores. Não existe nenhum que seja perfeito, que cumpriu toda a lei, para então representar os outros. Nisto, só existe uma possibilidade, que é o próprio Deus se tornar um ser humano como nós. Algo que conhecemos como a encarnação de Cristo. O Deus que se tornou homem, como um de nós.
Cristo com a sua vida perfeita, recebeu na cruz todos os pecados dos eleitos por Deus. Pagando naquele madeiro o preço do pecado, que é a morte. Por isto, Ele teve que morrer. Para que agora, nós que cremos nele, recebessemos de Deus a justiça de Cristo. Por este motivo, que agora Deus pode, justificar um pecador que crê em Jesus. Pois, Jesus cumpriu o que a Lei exige para este pecador.
18 Pois também Cristo padeceu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir vocês a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,
24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos, 26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
Por este motivo, agora justificado em Cristo, podemos nos aproximar de Deus. Não estamos mais brigados com Deus, mas agora vivemos em paz com o nosso Criador.
12 Naquele tempo vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. 13 Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados pelo sangue de Cristo.
Em Cristo Jesus, estamos reconciliados com Deus.
De modo que, agora reconciliados, por Cristo estar em nós e nós em Cristo, também somos feitos filhos de Deus em Cristo.
5 nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade,
Por estarmos salvos, justificados em Cristo, somos herdeiros com Ele, do Reino do Pai
17 E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.
Perceba, hoje nós que cremos em Jesus, temos a alegria de sermos filhos de Deus. Só que precisamos entender como essa e todas as outras bençãos espirituais de Deus chegam até nós. Como temos visto, tudo provem por estarmos em Cristo. Por estarmos unidos a Ele. Tudo isto, desde a eleição, chamado, regeneração e justificação, acontecem em Cristo.
Sendo, algo feito por Deus, de um modo pontual. Isto é, Deus justifica um pecador, uma só vez. A partir do momento que você creu em Jesus, você está imediatamente justificado. O martelo do juiz é batido. A sua situação no tribunal com Deus é resolvida. Você se torna inocente aos olhos de Deus. Adotado como seu filho.
OBS: essa ordem da salvação é diz a respeito de tempo que tudo acontece. Por exemplo, hoje você ouviu o chamado do Evangelho, amanha Deus te regenera, depois de alguns dia você crê. Não é isto. Não fique preso em pensar em tempo aqui. A ideia da ordem da salvação é para entendermos didáticamente quais são os processos até a obra de salvação em Cristo se aplicar a nós.
OBS: eu quero novamente lembrar do porque estamos vendo sobre a ordem da salvação para entendermos união com Cristo. O meu próposito é melhor que toda a nossa salvação, não só quando cremos em Jesus e somos justificados, mas desde a eleição, até a glorificação que é quando Jesus voltará, trataremos mais a frente, tudo isto Deus realiza em Cristo. Tudo é feito através de Cristo.
Ordem da salvação
Ordem da salvação
5. Santificação
Este é o processo na vida cristã. Em que todo cristão, enquanto estiver neste mundo, passa. Este processo apesar de ser em um progresso constante, este progresso não é só de subida. A santificação de um cristão, é marcada por altos e baixos.
A santificação é diferente da justificação. Pois, quando somos justificados em Cristo, Deus diz que não mais somos culpados diante dele. A nossa situação juridíca é resolvida. Já na santificação, Deus em Cristo age em nossa vida para retirar o poder do pecado. Isto é, nos capacitar a vencer o pecado.
É comum ouvirmos que somos justificados por Deus em Cristo. De modo que por vezes esquecemos que a nossa santificação como cristãos, só acontece em Cristo também. Nós precisamos de Jesus não só para tirar de nós a condenação do pecado, mas também para capacitar a vencer o pecado, como Ele mesmo venceu.
2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todos os lugares invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
A maneira que Deus nos santifica em Cristo Jesus, é nos unindo na morte e ressurreição de Jesus. Lembrem que Cristo veio a este mundo morrer pelo povo de Deus, povo que já tinha sido eleito antes da fundação do mundo. De modo que Ele sabia por quem morria lá. Quando naquela Jesus morria pelos nossos pecados, juntamente com Cristo, nós também morremos.
Por este motivo até mesmo que a doutrina da união com Cristo é chamada de união mistíca. Pois, é bem misteriosa.
Basicamente é o seguinte: Deus nos uniu na morte de Jesus. Como? Enquanto Jesus morria na cruz pelos nossos pecados, juntos com Cristo, estavámos sendo crucificados, morrendo para o nosso pecado.
5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6 sabendo isto: que a nossa velha natureza foi crucificada com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sejamos mais escravos do pecado. 7 Pois quem morreu está justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele.
10 Se, porém, Cristo está em vocês, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o Espírito é vida, por causa da justiça.
Deus nos uniu não somente na morte de Cristo, mas também na ressurreição de Jesus.
1 Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. 3 Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
Ordem da salvação
Ordem da salvação
6. Glorificação
Este é o último estágio, em que todo o nosso ser será transformado. De modo que não teremos mais o pecado dentro de nós, mas teremos um corpo como o de Jesus, glorificado por Deus. Isto só acontecerá na segunda vinda de Jesus.
20 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
4 Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória.
Seremos como Cristo é. Não no sentido de nos tornarmos deus. Este é um entendimento errado desta verdade bíblica. O sentido de sermos unidos com Cristo é que teremos um corpo como o Dele, no sentido de ser sem pecado. Isto porque nós estamos em Cristo e Cristo está em nós. Logo, assim como o corpo dele é sem pecado algum, nós um dia receberemos este corpo perfeito também.
RESUMO DE TODOS OS PONTOS
Aplicação:
Aplicação:
Portanto, vemos claramente que toda a nossa salvação, desde o ínicio até o fim, da eleição antes do mundo ser criado, até a glorificação, tudo isto acontece em Cristo. Tudo é por Meio Dele.
NIsto, fica ainda mais claro o que Jesus queria dizer ao falar que sem Ele nada podemos fazer. Simplesmente Ele estava querendo dizer exatamente isso. Sem Ele não conseguimos fazer nada. Tudo o que temos, todas as bençãos espirituais recebidas, toda a nossa salvação, vem de Cristo. Procede Dele. Sem Ele não teríamos nada disto.
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
A) Conhecer uma verdade bíblica dessa deve nos levar, no mínino, a adorar a Cristo. Adorar por ser tão maravilhoso. Adorar com nossa boca, cantando ao Senhor. Adorar com a nossa vida, obedecendo a sua Palavra, testemunhando de Jesus a outras pessoas, servindo a Deus com alegria.
B) Conhecer uma verdade bíblica dessas nos ajuda a sermos melhores cristãos. Eu vou dar alguns exemplos de como esta verdade bíblica é aplicada em nossa vida, porém irei apenas arranhar a superfície. Exorto que você pense em todas as áreas da sua vida, em como esta verdade bíblica deve ser aplicada. Pois, isto será de grande importância para a nossa vida cristã.
1 aprendizado - Lembra do ínicio que falei dos momentos difícies que todo cristão está sujeito a passar neste mundo, na qual gera dúvidas em seu coração se é salvo ou não? Até mesmo tinha citado como exemplo, algum crente em Jesus, que no momento da morte, demonstrou uma fé pequena, irá para o inferno? Pois bem, entender que a base completa da nossa salvação é por estarmos unidos a Cristo acaba com todas as nossas dúvidas. Isto nos consola e conforta, diante dos momentos difícies, que nossa fé está fraco, há ainda sim crer e descansar em Deus. Pois, bem sabemos que a nossa salvação não é meros nossos méritos ou performece. Se fosse, estaríamos perdidos. Nossa salvação repousa inteiramente por estarmos em Cristo. Ele é perfeito. Ele é constante. Ainda que nossa fé possa em alguns momentos ficar fraca e ser pequena, nós temos um grande Salvador, que nos fortelecerá e sustentará até o fim.
Portanto, é IMPOSSÍVEL alguém salvo por Jesus se perder. É impossível alguém que está em Cristo perder a salvação.
“Então, alguém pode pensar: já que eu não perco a salvação, vou sair daqui e viver no pecado, do jeito que eu quero, pois no final serei salvo de qualquer jeito mesmo.”
Se você pensa desta maneira, é porque ainda não foi salvo por Cristo. Você não está em Jesus. Pois, aquele que está em Jesus, quando compreende uma preciosidade dessa deseja viver para Deus. O desejo dele é ser como Cristo. Pois, ele entendeu que Jesus é o canal da qual recebemos todas as bençãos de Deus, nisto o desejo dele é ser este instrumento usado por Deus, para que como Deus o abençou em Cristo, Deus possa usá-lo para abençoar outras pessoas através de Jesus Cristo. Este deve ser o meu e o seu desejo.
2 aprendizado - Esta verdade bíblica de que estamos unidos com Cristo nos ajuda no dia a dia.
EX: Pensa se alguém te ofendeu, fazendo algo que você odeia. Naturalmente não queremos perdoar. A nossa vontade natural não é o perdão, mas sim a raiva, rancor, ira, mágoa e etc. Se quando alguém nos ofender, logo lembrarmos que estamos unidos com Cristo, ainda que nossa vontade natural seja matar a pessoa, conseguiremos ter força para dizer não a nossa vontade. Pois, devido a nossa união com Cristo, nosso velho homem foi morto, não vivemos mais para fazer a nossa vontade, mas a de Cristo. Mesmo naturalmente não querendo, nem gostando disto, eu e você podemos perdoar aqueles que nos machucam, pois é Cristo que vive em nós.
Efésios 4.32 (NAA)
32 Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.
Toda a nossa vida é de Cristo. Não vivemos mais para fazer a nossa vontade, mas a vontade de Cristo. Pois, estamos unidos a Ele.
EX: O mesmo se aplica aos casados que aqui estão. É a própria bíblia que usa da união de um homem com uma mulher para descrever a união de Cristo com a sua igreja. (Ef 5.25-31)
EX: Ou pense em um jovem, que comumenta enfrenta muitas tentações na área sexual, como este jovem poderá vencer esses pecados? Paulo, ao tratar isto com a igreja de Corinto, exortando-os a viverem puros sexualmente, fugindo de toda imoralidade, usou a união que temos em Cristo para ensinar a respeito disso. (Isto está la em 1Co 6)
Devido estarmos unidos a Cristo - Tudo de Cristo passa a ser nosso. Todas as bençãos que recebemos de Deus flui de Cristo.
Devido estarmos unidos a Cristo - Tudo de Cristo passa a ser nosso. Todas as bençãos que recebemos de Deus flui de Cristo.
Devido estarmos unidos a Cristo - Tudo o que somos e temos passa a ser de Cristo. Nossa vida e obediência a Ele.
Devido estarmos unidos a Cristo - Tudo o que somos e temos passa a ser de Cristo. Nossa vida e obediência a Ele.
36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém!