A necessidade do Reino de Deus

O Reino de Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript

A necessidade do Reino de Deus

Mateus 4.12–17 NAA
12 Ao ouvir que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13 E, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, na região de Zebulom e Naftali. 14 Isso aconteceu para se cumprir o que tinha sido dito por meio do profeta Isaías: 15 “Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios! 16 O povo que vivia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” 17 Daí em diante Jesus começou a pregar e a dizer: — Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.
Mateus 13.24–30 NAA
24 Jesus lhes propôs outra parábola, dizendo: — O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. 25 Mas, enquanto todos estavam dormindo, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e foi embora. 26 E, quando as plantas cresceram e produziram fruto, apareceu também o joio. 27 Então os servos do dono da casa chegaram e disseram: “Patrão, o senhor não semeou boa semente no seu campo? De onde, então, vem o joio?” 28 Ele, porém, lhes respondeu: “Um inimigo fez isso.” Mas os servos lhe perguntaram: “O senhor quer que a gente vá e arranque o joio?” 29 O dono da casa respondeu: “Não! Porque, ao separar o joio, vocês poderão arrancar também com ele o trigo. 30 Deixem que cresçam juntos até a colheita. E, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ‘Ajuntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; mas recolham o trigo no meu celeiro.’ ”
Mateus 13.36–43 NAA
36 Então, despedindo as multidões, Jesus foi para casa. E, aproximando-se dele os seus discípulos, disseram: — Explique-nos a parábola do joio do campo. 37 E Jesus respondeu: — O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino; o joio são os filhos do Maligno. 39 O inimigo que o semeou é o diabo. A colheita é o fim dos tempos, e os ceifeiros são os anjos. 40 Pois, assim como o joio é colhido e jogado no fogo, assim será no fim dos tempos. 41 O Filho do Homem mandará os seus anjos, que ajuntarão do seu Reino todos os que servem de pedra de tropeço e os que praticam o mal 42 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

INTRODUÇÃO

ESTAMOS INICIANDO UMA SÉRIE DE MENSAGENS SOBRE O REINO DE DEUS
HOJE VOU INICIAR ESSA SÉRIE FALANDO SOBRE A NECESSIDADE DO REINO
O NOSSO CONTEXTO TEM POR BASE JUSTAMENTE O QUE LEMOS NO CAPÍTULO 4:
Mateus 4.12 NAA
12 Ao ouvir que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia.
JOÃO BATISTA HAVIA SIDO PRESO. O ARAUTO, O ANUNCIADOR, A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO ANUNCIANDO A CHEGADA DO REINO DE DEUS ESTAVA PRESO.
OS 4 EVANGELHOS MARCAM O INÍCIO DO MINISTÉRIO DE JESUS SENDO A PARTIR DA PRISÃO DE JOÃO BATISTA.
ENTÃO O PRÓPRIO JESUS PASSA A EXECER ESSE PAPEL DE ANUNCIADOR, ELE MESMO PASSA A ANUNCIAR O REINO.
Mateus 4.17 NAA
17 Daí em diante Jesus começou a pregar e a dizer: — Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.
REINO: DO GREGO BASILEIA, SIGNIFICA DOMÍNIO, O PODER EXERCIDO POR UM REI, AUTORIDADE REAL, ESTAR SOB O DOMÍNIO DE UM REI SOBERANO.
REINO DE DEUS NÃO É O MESMO QUE IGREJA E IGREJA NÃO É O MESMO QUE REINO DE DEUS.
REINO = BASILEIA (DOMÍNIO E AUTORIDADE DO REI)
IGREJA = ECLESIA (CONGREGAÇÃO, ASSEMBLEIA DOS SANTOS)
A IGREJA ESTÁ INSERIDA NO REINO DE DEUS, SOB O DOMÍNIO DE DEUS E COM UMA MISSÃO - PROPAGAR A MENSAGEM DO EVANGELHO, MAS ELA EM SI NÃO É O REINO DE DEUS.
É COMO UM PAÍS QUE EM QUE TODOS OS ESTADOS SE SUBMETEM A AUTORIDADE DO PRESIDENTE. OS ESTADOS NÃO É CADA UM, UM PAÍS, MAS TODOS JUNTOS FORMAM UM ÚNICO PAÍS REGIDO PELO PRESIDENTE.
JESUS USA ESSA ILUSTRAÇÃO NA PARABÓLA DOS TALENTOS
Mateus 25.14 (NAA)
14 — Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.
MAS PARA COMPREENDERMOS A MENSAGEM DE JESUS, BEM COMO A NECESSIDADE DO REINO DE DEUS, PRECISAMOS COMPREENDER A FORMA COM QUE O PRÓPRIO JESUS ENXERGAVA O MUNDO.

1° JESUS TINHA UMA PERPECTIVA ESCATOLÓGICA (A COLHEITA)

TODA A HISTÓRIA DO ANTIGO TESTAMENTO APONTAVA PARA O DIA DO SENHOR, REFERINDO-SE A UM DIA DE REDENÇÃO, ONDE DEUS VISITARIA SEU POVO E PURIFICARIA O MUNDO DO MAL E DO PECADO, ESTABELECENDO SEU REINO PERFEITO NA TERRA.
O PENSAMENTO JUDEU ERA QUE ESSE REINO SERIA UM REINO FÍSICO, ESTABELECIDO NESSA TERRA COMO O REINO DE DAVI.
Salmo 89.4 (NAA)
4 ‘Para sempre estabelecerei a sua posteridade e firmarei o seu trono de geração em geração.’ ”
ENTÃO VEM JOÃO BATISTA PREGANDO: ARREPENDAM-SE POIS O REINO DOS CÉUS ESTÁ PRÓXIMO,
ELE APONTA PARA JESUS E DIZ: ESSE É O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO
O PENSAMENTO JUDEU ERA: ONDE ESTÁ O REINO? ONDE ESTÁ O FIM? A PURIFICAÇÃO DE TODAS AS COISAS? O REINO DE PAZ?
MAS JESUS ENSINA QUE SEU REINO NÃO É TERRENO
João 18.36 (NAA)
36 Jesus respondeu: — O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas agora o meu Reino não é daqui.
MAS QUE É NECESSÁRIO MAIS UM POUCO DE TEMPO PARA QUE A SEMENTE CRESÇA, PARA OS FILHOS DO REINO SEJAM CONCEBIDOS, PARA QUE OS QUE ESTÃO LONGE, EM TREVAS, SEJAM APROXIMADOS DA LUZ.
Mateus 13.28–30 (NAA)
28 ... Mas os servos lhe perguntaram: “O senhor quer que a gente vá e arranque o joio?” 29 O dono da casa respondeu: “Não! Porque, ao separar o joio, vocês poderão arrancar também com ele o trigo. 30 Deixem que cresçam juntos até a colheita. E, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ‘Ajuntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; mas recolham o trigo no meu celeiro.’ ”
A COLHEITA É UMA ILUSTRAÇÃO PARA A VOLTA TRIUNFAL DE CRISTO, A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS E O JUÍZO DOS ÍMPIOS.
COM A PRIMEIRA VINDA DE CRISTO, A ETERNIDADE ROMPE PARA DENTRO DA HISTÓRIA HUMANA E O DOMÍNIO DE DEUS JÁ SE ESTABELECE SOBRE SEU POVO ESCOLHIDO, A NAÇÃO SANTA E O POVO JÁ USUFRUI EM CERTA MEDIDA DAS BENÇÃOS DE SEREM CHAMADOS POVO DE DEUS.
1Pedro 2.9 (NAA)
9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Efésios 1.3–5 (NAA)
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4 Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor 5 nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade,
MAS ENQUANTO NÃO CHEGA A COLHEITA, O FIM TÃO AGUARDADO PELO POVO DE DEUS ONDE FINALMENTE VIVEREMOS PLENAMENTE NO REINO DE DEUS, JESUS NOS DÁ UMA PERSPECTIVA DA ERA PRESENTE.

2° JESUS TINHA UMA PERPECTIVA PRESENTE

UMA SOCIEDADE MISTA
Mateus 13.37–38 NAA
37 E Jesus respondeu: — O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino; o joio são os filhos do Maligno.
UM MUNDO DIVIDIDO EM DOIS: FILHOS DE DEUS E FILHOS DO MALIGNO.
NÃO HÁ PESSOAS NEUTRAS NO MUNDO.
NEM TODOS SÃO FILHOS DE DEUS.
O TERMO FILHO NÃO ESTÁ LIGADO A CONCEPÇÃO, A SER GERADO. MAS INTIMAMENTE RELACIONADO A SUBORDINAÇÃO FILIAL, SENDO PAI A FIGURA DE AUTORIDADE E FILHO A FIGURA DE SUBORDINADO.
JESUS NUNCA DISSE QUE TODOS SÃO FILHOS DE DEUS.
MAS DISSE QUE TODOS SÃO PECADORES E PRECISAM SE ARREPENDER
Marcos 2.17 (NAA)
17 Tendo ouvido isto, Jesus lhes respondeu: — Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; eu não vim chamar justos, e sim pecadores.
João 3.3 (NAA)
3 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.
A PATERNIDADE DE DEUS É UMA DÁDIVA DO REINO.
João 1.10–13 (NAA)
10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Efésios 1.5 (NAA)
5 nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade,
O PRÍNCIPE DESSE MUNDO
Mateus 13.39 NAA
39 O inimigo que o semeou é o diabo. A colheita é o fim dos tempos, e os ceifeiros são os anjos.
SATANÁS É RETRATADO NO NOVO TESTAMENTO COMO O CHEFE DOS DEMÔNIOS
Marcos 3.22 (NAA)
22 Os escribas, que tinham vindo de Jerusalém, diziam: — Ele está possuído de Belzebu. Ele expulsa os demônios pelo poder do maioral dos demônios.
COMO O DEUS DESTE SÉCULO
2Coríntios 4.4 (NAA)
4 nos quais o deus deste mundo cegou o entendimento dos descrentes, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
E 1 JOÃO VAI DIZER QUE:
1João 5.19 (NAA)
19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
O PRINCIPAL OBJETIVO DE SATANÁS É TENTAR FRUSTAR O PLANO REDENTOR DE DEUS
Marcos 4.15 (NAA)
15 Estes são os da beira do caminho, onde a palavra é semeada: quando a ouvem, logo Satanás vem e tira a palavra semeada neles.
EM GENÊSIS DEUS DÁ A SENTENÇA:
Gênesis 3.15 (NAA)
15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.
A PARTIR DAÍ COMEÇA UMA PERSEGUIÇÃO FERRENHA CONTRA A DESCENDENCIA DA MULHER
JESUS NASCE, HERODES MANDA MATAR TODAS AS CRIANÇAS (PRIMEIRA TENTIVA FRUSTADA)
TENTAÇÃO NO DESERTO, SATANÁS OFERECE AUTORIDADE A CRISTO
Lucas 4.5–6 (NAA)
5 Então o diabo o levou para um lugar mais alto e num instante lhe mostrou todos os reinos do mundo. 6 E disse: — Eu lhe darei todo este poder e a glória destes reinos, porque isso me foi entregue, e posso dar a quem eu quiser.
DURANTE SEU MINISTÉRIO JESUS EXPUSA VÁRIOS DEMÔNIOS, E ALGUNS O QUESTIONAM:
Mateus 8.28–29 (NAA)
28 Quando Jesus chegou à outra margem, à terra dos gadarenos, dois endemoniados foram ao seu encontro, saindo dentre os túmulos. Eles eram tão furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29 E eis que gritaram: — O que você quer conosco, Filho de Deus? Você veio aqui nos atormentar antes do tempo?
PEDRO EM UM MOMENTO DE FRAQUEZA DEU VOZ A PENSAMENTOS MALIGNOS E JESUS O REPREENDE:
Marcos 8.31–33 (NAA)
31 Então Jesus começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse. 32 E isto ele expunha claramente. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo. 33 Mas Jesus, voltando-se e vendo os seus discípulos, repreendeu Pedro e disse: — Saia da minha frente, Satanás! Porque você não leva em consideração as coisas de Deus, e sim as dos homens.
SATANÁS RETORNA A CENA
Lucas 22.3 (NAA)
3 Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze.
CHEGANDO O MOMENTO FINAL
Lucas 22.53 (NAA)
53 Todos os dias, estando eu com vocês no templo, vocês não tentaram me prender. Esta, porém, é a hora de vocês e a hora do poder das trevas.
O QUE FOI A PICADA NO CALCANHAR, RESULTOU NO ESMAGAR DA CABEÇA DA SERPENTE, SATANÁS.
Hebreus 2.14 (NAA)
14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, também Jesus, igualmente, participou dessas coisas, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,
MAS A BÍBLIA NÃO TRATA ESSA BATALHA DO REINO DAS TREVAS COM O REINO DE DEUS DE FORMA IGUALITÁRIA
A BÍBLIA TRAZ ESSES ASPECTOS COMO PANO DE FUNDO DA VITÓRIA DE CRISTO SOBRE OS PODERES MALIGNOS E O JUÍZO QUE OS ESPERA.
O MALIGNO EXISTE, SÃO PODEROSOS, TEM INFLUENCIA SOBRE A HUMANIDADE, MAS PODEM SER RESISTIDOS POR AQUELES QUE ESTÃO EM CRISTO, UMA VEZ QUE TEM A FORÇA E O PODER DE DEUS.
UMA HUMANIDADE EM TREVAS
Mateus 4.16 NAA
16 O povo que vivia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.”
JESUS CUMPRE A PROFECIA DE ISAÍAS 9 AO COMEÇAR SEU MINISTÉRIO ANUNCIANDO O REINO DOS CÉUS.
A IMAGEM AQUI É DE UM MUNDO EM TOTAL ESCURIDÃO, UMA HUMANIDADE TOTALMENTE DISPERSA E PERDIDA, QUANDO ENTÃO RAIOU A LUZ DO SOL DA JUSTIÇA E AS TREVAS NÃO PREVALECERAM.
JESUS FALOU SOBRE ISSO:
João 8.12 (NAA)
12 De novo, Jesus lhes falou, dizendo: — Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
PAULO DEIXOU AINDA MAIS CLARO QUANDO ESCREVEU
Colossenses 1.13 (NAA)
13 Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,
AS TREVAS NÃO TEM NENHUMA CHANCE CONTRA A LUZ
João 1.1–5 (NAA)
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. 5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
OUÇA QUE TEXTO MAGNIFICO:
2Coríntios 4.6 (NAA)
6 Porque Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.
EM GÊNESIS DEUS DISSE: HAJA LUZ E A PARTIR DAÍ ELE COMEÇOU A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS, MAS FOI MACHADO PELO PECADO DO HOMEM..
POR MEIO DE JESUS, DEUS DISSE: DAS TREVAS RESPLANDEÇA A LUZ… E AS COISAS VELHAS PASSARAM E TUDO SE FEZ NOVO!
CONCLUSÃO
O ENSINO DE JESUS NOS MOSTRA A VISÃO QUE ELE TEM DO MUNDO.
UM MUNDO QUE TEM SEU FIM DETERMINADO, UMA VIDA COM PRAZO DE VALIDADE, PARA NOS MOSTRAR QUE A PROCUPAÇÃO DEVE SER COM NOSSA ETERNIDADE
QUE A ERA PRESENTE É HOSTIL AOS FILHOS DE DEUS, UM MUNDO QUE VIVE EM TREVAS, DOMINADOS PELO MALIGNO.
E QUAL A NECESSIDADE DO REINO DE DEUS?
1° ESPERANÇA (CONFIANÇA, PAZ, DESCANSO, ALEGRIA...)
ESPERANÇA DE QUE TUDO VAI ACABAR. ESSE VIDA VAI PASSAR E ESTAREMOS PARA SEMPRE JUNTO DO PAI.
Mateus 13.41–43 NAA
41 O Filho do Homem mandará os seus anjos, que ajuntarão do seu Reino todos os que servem de pedra de tropeço e os que praticam o mal 42 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
2° URGÊNCIA
TEMOS UMA MISSÃO: FAZER O REINO DE DEUS AVANÇAR NOS CORAÇÕES PERDIDOS
João 9.5 (NAA)
5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
E APÓS JESUS TER VOLTADO PARA O PAI, QUEM É A LUZ DESSE MUNDO? A IGREJA QUE RESPLANDECE A LUZ DE CRISTO.
SE POSICIONE! SEJA LUZ PARA O MUNDO! O MUNDO PRECISA DE CRISTO!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.