A resposta de Deus
Quando Deus parece Distante • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsDeus responde aos questionamentos de Habacuque revelando a dura o castigo eminente.
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Você já tomou um rémedio que é tão amargo e ruim, que parece ser um veneno? Você pensa que vai morrer após aquele medicamento! Alguns trazem tantos efeitos colaterais e começamos a questionar se aquilo é para o nosso bem ou não! A Resposta para os questionamentos do Profeta veio, Deus irrompe o silêncio e sua mensagem é conforme suas Palavras: Inacreditável! Ouçamos pois a resposta do Senhor ao profeta
Leitura Hc 1.5-11
Desenvolvimento/aplicação:
Desenvolvimento/aplicação:
1. Uma resposta inacreditável v.5
1. Uma resposta inacreditável v.5
A pergunta é feita por um mas a resposta é para todo o povo! No versículo 5 Deus usa 4 verbos imperativos: Olhem, vejam, fiquem maravilhados (Espantem-se) e fiquem admirados (Estremeçam)
Deus está dando uma grande enfâse e preparando todo o povo para a sua resposta! Olhem, prestem atenção, observe bem. Se segurem porque o que vou falar é bombástico!
Ele diz que o povo deveria olhar para fora de seu contexto, deveriam voltar seus olhos para as nações, ao fazer isso veriam, ficariam espantados e estremeceriam com o que Deus estava prestes a fazer! O Senhor diz: Porque eu vou fazer uma obra tão grandiosa em seu tempo que vocês não vão acreditar quando vos for contada!
Habacuque clama por urgência e o Senhor responde que isso logo será respondido ainda em seu tempo não daqui á cem anos. Ele clama por intervenção e a resposta é que ela será tão assustadora que eles mesmos não vão acreditar!
Aplicação: Um Deus que surpreende!
Servimos ao mesmo Deus de Habacuque e chegamos também a mesma conclusão: Servimos a um Deus que nos surpreende!
A grande noticia aqui no contexto do profeta é que Deus levantaria uma nação impia para punir o seu povo desobediente! Não era resposta que Habacuque esperava, definitivamente não era que o povo queria ouvir! Mas aprendemos que Deus nos surpreende!
Nós somos surpreendidos por Deus em oração!
Muitas vezes nós oramos e recebemos muito além do que pedimos(e isso nos surpreende)! Muitas vezes também oramos mas e não recebemos o que pedimos, isso também nos surpreende, né? Habacuque ficou surpreso com silêncio de Deus no versículo 4, fica mais surpreso ainda com a resposta! Ao se aproximar de Deus em oração, esteja preparado para o extraórdinário. Saiba que Ele é Deus, os seus caminhos, pensamentos são mais altos(melhores) que os nossos. (Is 55.9) Servimos à um Deus que nos surpreende.
Uma visão do novo testamento...
Paulo no novo testamento usa esse mesmo texto para finalizar sua pregação em Antioquia da Psidia. Leia comigo Atos dos Apóstolos 13.38–41 “Portanto, meus irmãos, saibam que é por meio de Jesus que a remissão dos pecados é anunciada a vocês; e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vocês não puderam ser justificados pela lei de Moisés. Portanto, tenham cuidado para que não lhes aconteça o que os profetas disseram: “Vejam, ó desprezadores! Fiquem maravilhados e desapareçam, porque, no tempo de vocês, eu realizo obra tal que vocês não acreditarão se alguém lhes contar.””
Ele mostra que na nova aliança essa obra grandiosa é o próprio Jesus! A notícia espantosa é que Jesus nos dá a o perdão de nossos pecados e justificação (nos tornar justos diante de Deus) por sua morte na cruz! Paulo usa esse texto como um alerta! Não despreze essa mensagem, não sejam incrédulos! Os judeus deveriam ouvir a exortação, se arrepender de seus pecados e voltar-se com fé para o Senhor, mas lemos que eles fazem justamente o contrário! Eles desprezaram as exortações, continuaram em seus pecados e na dureza de seu coração (Incredulidade) “eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e debocharam dos seus profetas” 2Cr36.16 e por isso padeceram.
Ainda hoje existem pessoas assim! Elas ouvem a pregação do Evangelho, ouvem que precisam mudar, que precisam deixar sua velha vida de pecado para trás! Vivem ouvindo a voz do Senhor, mas não se arrependem de seus pecados, continuam na incredulidade (dureza de coração) e com isso demonstram a mesma atitudes que os judeus incredulos.
Paralelamente todos os que desprezam o Evangelho (A mensagem de que Cristo salva o pecador) também padecerão eternamente! Deus não tomará por inocente aqueles que desprezam a sua boa nova! Aqueles que rejeitam o seu amor em Cristo Jesus! Aqueles que desprezam o seu sacrifício na cruz! Você que me ouve, saiba dessa dura verdade e tome providência! Ninguém pode ficar sem resposta diante dessa mensagem, ou você se rende aos pés do Senhor ou você despreza a sua Palavra.
2. Um remédio improvável v.6-10
2. Um remédio improvável v.6-10
Após ter anunciado que será uma notícia grandiosa, o Senhor revela sua temível sentença!
Olhem para as nações… Levanto os caldeus! Também conhecido como Babilônios! A Babilônia era uma das mais poderosas nações de sua época, cresceu ainda mais sob o reinado de Nabucodonosor II (Lembram da história de Daniel?) Essa grande nação seria o terrível instrumento do Senhor para punir seu povo infiel! O próprio Deus estava levantando essa nação com esse propósito!
A partir do versículo 6, Deus passa a dizer quem são eles:
Eles são hostis, crueis e impetuosos! São apressados e marcham amplitude da terra e tomam posse, apoderam-se de moradas que não são deles! Aqui demonstrando o grande Poder e ferocidade dessa nação! Avançam contra as nações sem nada a temer!
Eles são terríveis, causam medor, terror! Todos tinham medo dos Babilônios! Eles são altivos, não se submetem a autoridades, não seguem as leis, eles mesmos criam a própria Lei e também a própria dignidade! São soberbos e se autopromovem!
Os seus cavalos são mais ligeiros que os leopardos, mais ferozes que os lobos ao anoitecer! Os cavaleiros vêm de longe, voam como aguias que se precipitam para devorar. A característica desse exército é que são ligeiro, ferozes, astutos, repentinos! O Cavalos eram grande aliados às guerras de antigamente. Hoje em dia temos tanques de guerra, carros, drones, helicopteros. Em seu tempo eles tinham cavalos! Quanto maior a cavalaria, mais poderoso era o exercíto! Além disso o texto nos mostra que a cavalaria dos caldeus era extremamente forte, veloz e feroz! Vinham rapidamente e destruiam tudo o que tinha pela frente e depois seguiam!
O propósito deles é destruir, promover a violência! São imparáveis, invencíveis! Ajuntam cativos como areia! Experimente pegar um punhado de areia e tente contar os grãos! A mesma facilidade que temos para pegar areia, eles tinham para dominar as outras nações!
O reis poderosos da terra, os principes respeitados não passam de ralé! Eles zombam e rir deles! As cidades fortificadas também são motivo de riso para os caldeus, porque nenhuma fortaleza é impenetrável para Eles! Transformam fortalezas em pó!
Versículo 11 Fala sobre como eles estavam orgulhosos, seu exército era o mais poderoso, nenhum povo estava a sua altura, eles estavam ricos a custa da desgraça dos outros. Mal terminavam de destruir uma nação e já seguiam para outra! Eles seguem adiante orgulhosos e altivos! O seu Deus é a própria força! Salmo 20.7“Uns confiam em carros de guerra, e outros, em seus cavalos;” Eles eram um povo que adorava a sua própria força! O rei Nabucodosor deixa isso bem claro quando declara em Daniel 4.30 “Não é esta a grande Babilônia que eu construí para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade?”
Mas aprendemos na Palavra que “Antes da ruína vem a soberba, e o espírito orgulhoso precede a queda.” Eles não atribuem a Deus a glória, mas a força de seu braço! No final do versículo 11 que Deus também não aprova os Caldeus e também lhe daria a justa punição!
Comentário Biblico Moody diz: “Um raio de esperança brilhava através da obscuridade, e, para aqueles que confiavam em Deus, havia uma esperança real. Por mais sucesso que o invasor tivessem, seria culpado diante de Deus, e ainda que fosse o instrumento de Deus para castigar os culpados em Judá, ele mesmo seria no devido tempo julgado por Deus”
Aplicação:
Deus levanta nações e líderes para cumprir o seu propósito! Observe como Deus é soberano! Talvez você já ouviu tanto essa palavra, você até concorda em dizer que Deus é soberano, nós cantamos musicas declarando essa verdade, mas o que significa dizer que Deus é soberano?
Segundo o dicionário soberano é aquele que exerce o poder supremo! Que possui suprema autoridade sobre tudo e todos! Isaías 46.8–11 ““Lembrem-se disso e animem-se; pensem a respeito disso, ó rebeldes. Lembrem-se das coisas passadas, das coisas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim. Desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade revelo as coisas que ainda não sucederam. Eu digo: o meu conselho permanecerá em pé, e farei toda a minha vontade. Chamo uma ave de rapina desde o Oriente; de uma terra longínqua vem o homem do meu conselho. Eu o disse e também o cumprirei; fiz este plano, também o executarei.”
O pastor John Piper comentando sobre esse versículo diz: “Deus tem a autoridade, a liberdade, a sabedoria e o poder legítimos para cumprir tudo o que ele pretende que aconteça. E, portanto, tudo o que ele pretende que aconteça, acontece. O que significa: Deus planeja e governa todas as coisas.”
No Texto de Habacuque podemos ver a soberania de Deus em ação! No versículo 6 o Senhor diz: Eu levantarei os Caldeus! Os Babilônios são uma das civilizações mais antigas da terra, alcançou o seu auge duas vezes uma com o Rei Hamurabi (1792 -1750 a.C) e novamente voltou a ser uma grande potência sob o reinado de Nabucodonosor (604- 562 a.C). Foi um crescimento meteórico! Conquistou territórios da Síria, Palestina, Fenícia e Egito! Eles estavam com a bola toda! Eram implacáveis! Quem estava por trás de tudo isso? Quem havia levantado Nabucodonosor e dado tanto poder em sua mãos? Certamente não foi o deus Bel (Deus dos Babilônios) quem estava orquestrando toda essa tragetória? O Senhor, Deus de Israel, o Senhor soberano sobre toda a terra! Porque Deus levantou essa nação? exatamente para ser a vara que disciplinaria o seu povo, Judá! Deus levanta nações e líderes para cumprir o seu propósito! Pv 21.1-2: “Como correntes de águas, assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este o dirige para onde quiser.”
Ele é Soberano! Ele faz a sua vontade! O que Ele se propõe a fazer Ele faz! Ele havia falado desde a sua lei, que se o povo não andasse em obediencia, teria consequências desastrosas! O povo não foi fiel e as consequências vieram conforme sua Palavra.
Nós cremos que Deus sustenta e governa todas as coisas — desde galáxias a partículas subatômicas, desde as forças da natureza até os movimentos das nações, e desde os planos públicos dos políticos até os secretos de pessoas solitárias — tudo de acordo com os seus propósitos eternos e sábios para glorificar a si mesmo, porém de tal maneira que ele nunca peca, nem jamais condena uma pessoa de modo injusto; ainda assim ordenar e governar todas as coisas é compatível com a responsabilidade moral de todas as pessoas criadas à sua imagem. Confissão de Fé.
Diante dessa verdade você pode ter duas atitudes:
Você pode lutar contra essa verdade e sempre querer controlar todas as coisas, vivendo uma vida de angustia e sofrimento, ou descansar que Ele é soberano e faz tudo para sua própria glória e para o bem daqueles que o amam!
Caldeus, um exemplo a não ser seguido!
Observando as falas de Deus sobre o Babilonios, eu pergunto, será se nós não agimos muitas vezes igualzinho a eles?
Fazemos nossa própria lei! Nós ouvimos as intruções de Deus para nossas vidas, mas ignoramos e fazemos do nosso próprio jeito! A Palavra ensina sobre o casamento, mas nós queremos fazer nossas própria lei para o casamento (Meu casamento, minha regras). Fazemos isso também na criação de filhos! Deus no mostra que devemos ensina-los, corrigi-los, disciplina-los! Mas não fazemos isso! Não disciplinamos os nosso filhos (temos medos deles não gostarem de nós) Não ensinamos a Palavra (Porque não tenho tempo) Damos a eles tudo o que nos pedem (para que não sejamos pais maus). Fazemos nossa própria Lei a despeito da Lei de Deus! Deus tem mostrado o seu pecado para que você seja tratado, mas você continua fingido que isso é normal ou com desculpas “faz parte de minha personalidade”. Quando não nos submetemos a lei de Deus e fazemos nossa própria lei, Isso tem um nome: obstinação! Nós crentes não podemos ser obstinados, pois essa era também uma característica dos Israelitas “Obstinados de coração” Ez 2.4
Impomos nossa dignidade, nos auto promovemos! Sempre queremos aparecer! Sempre queremos ser melhor que os outros! Sempre queremos ser elogiados! Fazendo completamente o contrário que a Palavra nos ensina! Devemos não nos auto promover, mas promover e glórificar o nome do Senhor! promover e tratar os nossos irmãos como superiores a nós mesmos! Fale de suas qualidades invés dos defeitos, fale bem não só quando estiver na frente, mas quando ele/ela não estiver. Provérbios 27.2“Deixe que outros o louvem, e não a sua própria boca; um estranho, e não você mesmo.”
Temos a nossa propria força como Deus! Confiamos naquilo que podemos fazer, no dinheiro que ganhamos. A pessoa fica doente de tanto trabalhar, porque não confia de que Deus pode sustentar com muito menos! Invés de confiar, na sua própria força, sabedoria, espertize, confie em Deus! Não somos auto suficientes, somos dependentes! Confie em Deus.
Conclusão:
Conclusão:
Vemos que a resposta do Senhor veio, uma resposta inacreditável! Aprendemos que Deus nos surpreende! Vemos também a aplicação que
Paulo faz ao versículo 5 mostrando os perigos de desprezar a Palavra do Senhor! Não sejamos como os judeus com um coração endurecido, mas que possamos nos arrepender e crer no evangelho!
Deus usa um rémedio improvável! Ele levanta uma nação impia, cheia de violência para castigar seu povo impio e cheio de violência! Mostrando toda o seu poder e soberania! Até a maior nação do mundo está abaixo do Senhor e serve aos seus própósitos! E por ultimo, que devemos está atentos para que não imitemos os impios, que seguem a própria Lei, se autopromovem e confia mais em sua própria força do que Deus.
Domingo que vem continuaremos na exposição do Livro do Profeta Habacuque e veremos como ele reage a essa resposta do Senhor
