QUANDO PECADORES DIZEM SIM. 5

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript

A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JUÍZO

INTRODUÇÃO.
Crises, discussões, ofensas, desentendimentos, tudo isso são situações muitas vezes comuns no casamento.
Jesus quando desse do monte, ele da um palavra aos seus discípulos e todas as pessoas presentes. pessoas de todo o tipo da sociedade.
Lucas 6.27–31“Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda. Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.”
Lucas 6.32–36“Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam. Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso. E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.”
Na Bíblia a misericórdia une o rigoroso dever da justiça a ternura do relacionamento pessoal. A misericórdia explica como um Deus santo e amoroso pode se relacionar com pecadores sem comprometer o que Ele é, santo.
Passe Adiante
Pense nisso: o casamento é o relacionamento em que dois pecadores ficam tão juntos, que todas as máscaras caem.
E aí, sem a misericórdia, as diferenças tornam-se divisoras e, as vezes, irreconciliáveis. Essas diferenças fazem parte de todos os casamentos, entretanto, não são elas o grande problema e sim a ausência de misericórdia.
O proposito não é só receber, mas também transmitir.
MISERICÓRDIA EM TEMPO REAL.
Casamentos felizes são construídos sobre a misericórdia dispensada. ( em vez de acusarmos, apontar o erro, reclamar, nos vangloriar)
OBS: a misericórdia não muda a necessidade de falarmos a verdade, ela transforma nossa motivação, ela me tira do centro e coloca a Cristo no centro.
Agora vc deve esta se perguntando: “Certo, mas o que essa passagem de lucas 6 tem haver com meu casamento? Afinal, inimigos não se casam!
Resposta: TUDO! Cristo está mostrando a abrangente extensão da misericordia. Ao tratar de assuntos graves, Ele estabelece padrões para a vida normal.
Aplicação: A misericórdia é dada a fim de que seja compartilhada. E o que ela toca acaba se tornando agradável!
O que vc tem recebido de Deus? Pecamos contra Deus, e Ele nos respondeu com misericórdia. somos chamados a fazer o mesmo.
A MISERICÓRDIA ANTES DO ERRO: PRATIQUE A BONDADE
Deus ama os pecadores apesar de seus pecados!
O texto que lemos de lucas, não fala apenas de atos misericordiosos, e sim, de uma disposição misericordiosa do coração, um chamado a bondade.
somos chamados a prosseguir na bondade que temos recebido.
Romanos 11.22“Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado.”
Em outras palavras, não esperamos que pequem contra nós para,então, reagirmos com misericórdia. Em vez disso, adotamos a postura de estarmos dispostos a sofrer o pecado cometido contra nós, como parte de um casamento que glorifica a Deus num mundo caído.
A bondade diz ao nosso cônjuge: “sei que você é um pecador como eu e pecará contra mim, assim como pecarei contra você. Mas me recuso a viver em uma postura de autodefesa e acusação para com você. Minha postura será de misericórdia e bondade que o seu pecado e a sua fraqueza não podem anular.”
Como podemos ser bondosos sabendo que logo adiante outro pecado pode ser cometido contra nós?
É possível porque não tem origem em nós, é um fruto do Espirito.
Gálatas 5.22“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,”
É uma expressão do amor!
1Coríntios 13.4“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,”
É possivel porque a bondade reconhece que as misericordias se renovam a cada manhã!
Lamentações de Jeremias 3.22–23“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”
Há uma nova graça para cada falha tanto do pecador como daquele contra quem o pecado foi cometido. E a bondade é uma postura do coração que resulta em ações - coisas da vida diaria que reprogamam o comportamento comjulgal, do foco centrado no “eu” para os propósitos redentores de Deus.
A pratica fiel da bondade semeia no casamento experiências de graça.
Ex: ...
São bondades cultivadas na rotina normal da vida. São momentos de Graça que produzimos em tempos de provação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more