Tu, Guarda o Evangelho

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
2Tm 1.1.
Introdução
1. A carta mais emotiva, escrita pelo coração do apóstolo, que se encontrava preso e com seus dias escorregando tão rápido como água entre os dedos.
2. Esta é uma das cartas chamadas de “Cartas pastorais”. Embora ela seja destinada a Timóteo, ela tem uma função mais abrangente, que é a de alcançar, primeiro a liderança da igreja, mas em segundo, lançar sobre a própria igreja a luz doutrinária de ordem e obediência.
3. E a ordem e obediência partem da origem do fundador da igreja no mundo, e não somente da igreja de Éfeso. Lembramos disso, quando Paulo situa essa verdade na (1Timóteo 3.15 - para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade).
I - O cuidado de Paulo para com a continuidade do evangelho.
4. Paulo sabia que não sairia mais da masmorra. Esse foi o primeiro momento de dificuldade da igreja. Entre os anos 64-70, Nero tinha a intenção de acabar com a igreja, foi nesse período que Paulo e Pedro foram martirizados. Humanamente, a igreja passava por um momento de perigo até de extinção. Portanto, Paulo escreve a seu mais expressivo amigo e pastor. Chamado por Paulo, há uns quinze anos devido seu bom testemunho, Timóteo mostrou essa isso em sua lealdade e confiabilidade na companhia do Apóstolo.
5. Mas Timóteo tinha alguns pontos desfavoráveis. 1) Era muito jovem; 2) Sua saúde não o ajudava; 3) Parecia não tão corajoso para assumir a responsabilidade de continuar a obra começada por Paulo. Isso porque a perseguição política imperial e o abandono de muitos poderiam colocar esse jovem pastor amedrontar-se?
II - A obediência de Paulo ao chamado (v.1).
6. Paulo começa chamando a atenção para o seu chamado - pela vontade de Deus. Aos Gálatas, Paulo precisa ser mais explícito - Gl 1.1a - apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,
7. Seu chamado ao apostolado teve sua origem no encontro pessoal com Cristo na Estrada de Damasco. Foi comissionado e integrado no grupo dos 12. E estes testemunhariam dele, e de tudo que ouviram (Jo 15.27), e também lhes prometeu o Espírito Santo que lhes guiaria em toda verdade, e ainda de tudo que precisariam que não lhes fora dito (Jo 14.26).
8. Para Timóteo, Paulo lembra que seu chamado era a partir da vontade de Deus. E embora ele estivesse a beira da morte, sua missão era a promessa da vida que está em Cristo Jesus. Ou seja, a promessa de vida eterna do evangelho ao pecadores agonizantes é a notícia mais importante, mesmo que a morte física esteja escancarada ao apóstolo.
9. Essa é a promessa que começa em Gn 3. quando o homem foi impedido de comer da árvore da vida - agora esse pecador tem a graciosa oportunidade de comer e beber dessa fonte, manifestado pelo poder de Deus em Cristo.
III - O encorajamento começa pela promessa da vida que está em Cristo (v.1b).
10. Sabemos que o jovem Timóteo dava bom testemunho, e que foi iniciado na fé cristã pela Avó e Mãe. Mas não sabemos qual foi sua experiência interior com Cristo. O que sabemos é a respeito da absoluta experiência do Apóstolo com o Senhor Jesus. E é Paulo que, embora preso e esperando a morte anima seu discípulo. E o ânimo se fundamenta na promessa - da vida que está em Cristo Jesus.
11. A origem dos livros do NT só tem um fundamento; a vitória de NSSJC sobre a morte. A promessa de vida eterna se acha na morte e ressurreição de Cristo - o prometido em Gn 3.15.
12. Existe uma diferença acentuada na apresentação de Paulo e a saudação entre a primeira e a segunda carta a Timóteo. Essa diferença está no contexto que estava acontecendo com o próprio Paulo, Timóteo e toda a igreja. A morte era real. Mas como temer a morte se Aquele que criou todas as coisas, revelou seu poder sobre ela? Por isso, mais adiante temos a lembrança de que Cristo não nos deu espírito de medo e covardia, mas de coragem. E essa coragem vem de sabermos quem é a pessoa de Cristo.
13. A Teologia da prosperidade dá ênfase na vida aqui na terra, isso por meio de adquirir que bens materiais. Aí você vem pra igreja por um motivo errado, a pessoa deve dar tudo o que tem, para receber muito mais - como se Deus precisasse de Templos luxuosos. Outros pregam que “vida” equivale a ser um pessoa melhor, mais educada e feliz. Outros dizem “vida” é ser curado de todas as doenças.
14. Isso não se alinha com o que os discípulos de Jesus vivenciaram. Não vai se adequar a vida simples e muitas vezes de necessidade da igreja dos primeiros séculos. Mas a promessa da “vida” é a vida eterna perdida por causa da separação de Deus, conf. Paulo diz em (Rm 3.23). Veja como Jesus promete a vida eterna a partir de quem ouve e crê nELE = (Jo 5.24-29).
15. D.A.Carson cita que um certo ArceBispo Anglicano muito conhecido negou publicamente que Jesus tenha ressuscitado. O que ele disse foi: não importa se ele ressuscitou ou não, o que importa é que ele ressuscitou em meu coração!
16. Veja como Paulo em 1Co 15 precisa lembrar da esperança do crente na ressurreição de Cristo e na vida eterna, que é a vida após nosso corpo que é pó retornar ao pó e nossa alma ser revestida de um novo corpo. Esta é a ressurreição dos mortos.
17. Lembra de Tomé? Lembra do homem natural?
A importância de continuar. Esse é o lema de Paulo. Esse é o nosso lema. Mesmo que não haja fruto na figueira?
Jesus quer mostrar sua glória, o mundo quer impor derrota e dizer de forma subjetiva, enganosa que é aqui que você tem que realizar se. Não é isso que Jesus diz - Ele diz: Eu não sou deste mundo e vocês também não são.
Existe um novo e vivo Caminho. Uma nova vida, e ela se encontra em Cristo. Ele subiu e levou muitos cativos com ele - os cativos de Cristo são os verdadeiros libertos. Eles já possuem essa libertação desde já.
Por isso, Ele quer que todos os que ouvem a proclamação das sua boas novas tenham vida e eterna.
Hoje é esse dia. Não deixe que o mundo te arraste como uma correnteza de lama, enquanto outros estão bebendo da água pura da vida que flui de Cristo.
Tu, guarda o evangelho -
Related Media
See more
Related Sermons
See more