Atraídos por Jesus
RENCONTRO • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 41 viewsNotes
Transcript
ATRAÍDOS POR JESUS
Lucas 15:1,2
Pr. Francisco Espírito Santo
INTRODUÇÃO:
O capítulo 15 é conhecido como um evangelho dentro do evangelho de Lucas. Lucas 15 também é conhecido como o capítulo dos perdidos e achados. No entanto, nosso foco hoje são apenas os dois primeiros versos que introduz as parábolas da ovelha perdida, a moeda perdida e o filho pródigo. Essas parábolas foram citadas em resposta as murmurações dos escribas e fariseus por Jesus estar comendo com publicanos e pecadores. Luc 15:1,2. O texto diz que se aproximavam de Jesus “todos os publicanos e pecadores para o ouvir”. Havia algo em Jesus que atraía as pessoas mesmo que fossem “publicanos e pecadores”. Essas pessoas eram consideradas pelos escribas e fariseus como “gente da terra”, sem valor, sem instrução, impuros e até mesmo sem direito a salvação. Mas elas também sentiam-se atraídas por Cristo. O que havia em Jesus que atraíam as pessoas a si?
a) Não era beleza física. Isaias falando do sofrimento do Messias disse que Ele “não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.” (Isaías 53:2). Portanto, não era a beleza física de Jesus que atraia as pessoas a si.
b) Não era riqueza e nem dinheiro. Jesus não nasceu em berço de ouro, nem lugar tinha para nascer. A Bíblia diz que Maria “deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” (Lucas 2:7). Não era a riqueza que atraía as pessoas a Cristo.
c) Também não era a fama e prestígio que atraíam as pessoas a Jesus. A Bíblia diz que Ele “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.” (João 1:11).
Então, o que havia em Jesus que atraía as pessoas, até mesmo “publicanos e pecadores”? Hoje, veremos que havia pelo menos três virtudes em Jesus que atraíam as pessoas, principalmente aquelas que viviam a margem da sociedade. Jesus atraía os publicanos e pecadores...
I. PELO SEU AMOR - “Aproximaram de Jesus todos os publicanos e pecadores” v1 1p
Publicanos e pecadores eram classes de pessoas depreciadas pelos judeus principalmente pelos fariseus e escribas. Os publicanos eram amigos dos romanos e cobradores de impostos, portanto, inimigos dos judeus. Os pecadores eram pessoas “imorais, ou os que seguiam ocupações que os religiosos consideravam incompatíveis com a Lei” (série cultura comentário Lucas 15:1). Mas, “o amor rompe as barreiras” – diz a letra de um hino. “Cristo atraiu a Si o coração de Seus ouvintes, pela manifestação de Seu amor e então pouco a pouco, à medida que iam podendo suportar, Ele lhes desdobrava as grandes verdades do reino.” Ev 57. Os publicanos e pecadores eram atraídos a Jesus pela manifestação de seu amor eterno (Jeremias 31:3). Que amor é esse?
Amor que desce. Lucas 19:10 diz que “o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Jesus deixou o Céu com toda a sua glória e honraria para descer à Terra com a finalidade de resgatar. De alguma forma as pessoas aproximavam de Jesus porque Ele descia no patamar delas, onde elas estavam e demonstrava-lhes amor. Assim a presença de Jesus atraíam as pessoas em vez de excluí-las. Elas sentiam que Jesus as amava tanto a ponto de misturar-se com elas. Ellen White diz que “Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: "Segue-Me." João 21:19.” Jesus desceu para resgatar a “ovelha perdida”.
a) Num contexto imediato de Lucas 15, Jesus citou a parábola da ovelha perdida para representar os publicanos e pecadores. Assim como a ovelha, eles sabiam que estavam perdidos e precisavam de um Salvador.
b) Num contexto mais amplo, a ovelha perdida representa, “não somente o pecador individual, mas o mundo que apostatou e se arruinou pelo pecado. Este mundo é apenas um átomo no vasto domínio sobre que Deus preside; contudo este pequeno mundo perdido - a única ovelha extraviada - é mais precioso a Seus olhos, que as noventa e nove que não se transviaram do redil. ..." - Parábolas de Jesus., p.190.
c) Jesus pode salvar totalmente aquele que permite ser atraído por Ele. Seja qual for sua situação, para Cristo não há caso perdido. Ainda que você esteja no fundo do poço, Jesus irá descer para te resgatar.
Amor que doa. Jesus disse: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (Jo 10:11). Ele torna a afirmar: “dou a minha vida pelas ovelhas.” (Jo 10:15). E conclui: “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai” (Jo 10:17-18). E “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (Jo 15:13). Por essa razão as pessoas se sentiam atraídas por Jesus. Por essa razão os publicanos e pecadores sentiam-se atraídos por Jesus. Você percebe porque necessitamos ser atraídos por Cristo? Amor que perdoa. (João 8:1-11). A mulher surpreendida em adultério, depois que seus acusadores haviam se retirados diante da proposta de Jesus, ela estava em pé aguardando de Cristo o veredito final, a sentença de condenação. Mas nenhuma condenação fora pronunciada pelo Salvador, pelo contrário, de seus lábios saíram palavras de perdão e salvação: “nem eu tão pouco te condeno; vai e não peques mais” (v. 11). Essas são palavras de amor, são palavras de perdão. Se você está necessitando de tais palavras, chegue-se a Cristo. Só Ele tem palavras de poder capaz de tocar o coração e transformar qualquer vida!
II. PELO PODER DE SUA PALAVRA – “... para o ouvir”. V. 1, 2p
Os publicanos e pecadores estavam dispostos a ouvir a palavra de Cristo, aceitando o desafio que Ele fizera “quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (lucas 14:35), porque havia poder nas palavras de Jesus (João 7:45,46). Que poder é esse?
1. Poder que cura (Mat 8:1-4). “Nestes versículos encontramos o relato da limpeza de um leproso feita por Cristo; o leproso se aproximou dEle e o adorou como a alguém que está investido de poder divino. Esta purificação não só nos guia a irmos rapidamente à presença de Cristo, que tem todo o poder para curar todas as enfermidades físicas; também nos ensina a maneira de apelar a Ele.” (Comentário Bíblico de Matthew Henry). O leproso aproximou, adorou e solicitou com confiança “se quiseres, podes purificar-me”. E Jesus disse: “quero, fica limpo” e pelo poder de Sua palavra o homem ficou limpo. Do que você precisa ficar limpo? Jesus está disposto limpar toda a sujeira de sua vida e muito mais! [só para o pregador: agora aumente um pouco sua voz, dando ênfase e de forma clara e expressiva diga as palavras a seguir] Talvez esteja falando hoje para alguém que está com a lepra da infidelidade conjugal. Talvez esteja falando hoje para alguém que está com a lepra da fornicação (namorados que estão tendo relações sexuais). Talvez esteja falando hoje para alguém que está com a lepra da pornografia. Talvez esteja falando hoje para alguém que está com a lepra da desonestidade. Talvez esteja falando hoje para alguém que está com a lepra chamada drogas. Afinal de contas qual é a sua lepra? Jesus pode te limpar. Jesus pode te curar. Jesus pode e quer te purificar pelo Seu sangue derramado na cruz! Decida hoje se aproximar Jesus e Ele vai transformar sua vida!
2. Poder que transforma. Maria Madalena foi transformada pelo poder de Jesus. [só para o pregador: fale um pouco mais da vida de Madalena: como vivia desprezada, desesperançada, perdida etc]. Maria Madalena foi atraída a Jesus pelo Seu poder de transformar vidas. Ela foi curada de sete espíritos malignos (Lc 8:2) e livrada da vida de prostituição (Lc 7:36-50). Madalena tornou-se seguidora de Cristo e exemplo vivo do poder que transforma. (Mc 5:25-34). A palavra de Cristo a transformou e pode transformar você também. Basta você se aproximar de Jesus e ouvir Sua Palavra.
3. Poder que Salva (Mc 5:25-34). Ela gastou tudo que tinha com os médicos durante doze anos sem resultado de ser salva da hemorragia que sofria. Seu nome não é informado, mas sua fé é registrada como aquela que crê no toque da fé. Jesus disse que aquele que crê nEle, ainda que morra viverá (Jo 11:25). Além do poder de Sua palavra, Jesus atraía os publicanos e pecadores...
III. POR SUA GRAÇA – “Este recebe pecadores e come com eles”. V. 2
Esses publicanos e pecadores foram alvo da graça divina, pois Jesus os recebia. Com nossa mente limitada jamais poderemos compreender em sua plenitude a graça de Deus, mas podemos ter um vislumbre e aceita-la. Que graça é essa?
1. Graça da aceitação. “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum lançarei fora” (Jo 6:37). Deus tem tanto desejo em aceitar que faz o convite para homem se entregar a Ele. O convite é dirigido a “todos os cansados e sobrecarregado” (Mt 11:28), aos que tem sede e fome de salvação (Is 55:1) e aos que desejam beber da água da vida. A esses Cristo diz: “de modo nenhum lançarei fora”.
2. Graça do perdão (Mar 2:1-11). O paralítico que foi conduzido por quatro homens aos pés de Jesus, também vivia vergado sob o peso do pecado que consumia suas forças mentais e espirituais. Ao olhar para o paralítico, Cristo olhou além de sua enfermidade física e lhe deu a segurança do perdão de seus pecados que tanto ansiava. Jesus disse: “Filho, os teus pecados estão perdoados” (v. 5).
3. Graça da salvação (Ap 22:17). O único requisito para receber a salvação é aceitar a Cristo como Salvador pessoal. Talvez a dificuldade para aceitarmos a graça divina deve-se ao fato de não podermos entrar com parte alguma. Mas é justamente nisso que consiste a graça salvadora. O leproso, o paralítico, a mulher do fluxo de sangue e Maria Madalena não podiam pagar pela graça recebida, mas podiam deixar serem atraídos por ela.
4. Ilustração. Em 2003 eu trabalhava como obreiro no Maranhão e realizei um evangelismo, onde participou uma família que frequentava todas as noites. O casal tinha uma filha que era Mix-dançarina e, na minha pouca fé, pensei “ela não vai aceitar o evangelho e abandonar tudo”. Sua irmã era artilheira e campeã em vôlei; também pensei “será muito difícil essa também tomar uma decisão por Cristo”. As vezes subestimamos o poder de Deus. Elas e toda a família foram atraídas por Jesus, tomaram a decisão e hoje são líderes na igreja. Há um poder atrativo em Jesus que não podemos duvidar.
CONCLUSÃO:
Havia algo em Jesus que atraíam as pessoas: fossem elas pobres ou ricas, judeus ou publicanos, fariseus ou pecadores, Israelitas ou gentios, homens ou mulheres; todas essas pessoas eram atraídas ao salvador pelo Seu terno amor e compaixão. O amor de Cristo é como um imã que nos atrai a Ele, porque Jesus ama como ninguém. Perdoa como ninguém e salva como ninguém. Você consegue perceber que é impossível não ser atraído por Jesus? Cristo não só tem poder para curar, poder para perdoar, poder para salvar como tem o desejo de fazer isso em sua vida. Você não deve perder mais tempo. Aceite a cura, a purificação, o perdão e a salvação que Ele está oferecendo a você hoje. Ilustração: Uma senhora foi ao pastor de sua igreja para falar-lhe a respeito da conversão de sua filhinha. Disse a senhora: "Pastor, não posso persuadir minha filha a aceitar Cristo. Falei, falei, e falei com ela, mas não adianta". O pastor pensou que talvez aquela senhora não estivesse usando um bom método e pediu para falar com a menina sozinho. Disse à menina: "Eles a estão aborrecendo muito, com esta questão de salvação; agora vou dizer à sua mãe que você não quer discutir esse assunto durante um ano, está bem?" A pequena hesitou alguns momentos e replicou: "Não acho que será bom demorar um ano. Alguma coisa poderá acontecer. ..." "Então digamos seis meses". Mas ela achou este prazo também muito longo. "Então vamos diminuir para três meses", disse o pastor. Mas a menina começou a chorar. Eu não acho bom demorar mais três meses, nem três dias, nem três horas. Quero aceitar Cristo agora mesmo!" E os dois ajoelharam-se perante Deus em oração e ela deu a Cristo o seu coração. Cristo veio ao mundo na plenitude do tempo, no momento quando o mundo mais precisava dEle. O mundo estava como a menina da nossa história, sem poder esperar mais tempo algum. "Na plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho Unigênito". Esse é o tempo, não podemos esperar mais. Aceite hoje a cura, o perdão e a salvação que Jesus está oferecendo para você.