O ministério do apóstolo Paulo
Carta aos Colossenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 449 viewsNotes
Transcript
A cidade de Colossos ficava há 160 km de Éfeso. A igreja foi fundada por Epafras.
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,
Ele foi alcançado pelo evangelho através de uma visita à cidade de Éfeso através da pregação de Paulo (At 19.1-10), visto que, o apóstolo esteve durante três anos em Éfeso.
Na igreja estava surgindo falsos ensinos (Cl 2.8-15) e talvez Epafras preocupado com essas questões foi até Roma ao encontro de Paulo que estava preso (Cl 4.12-14). Paulo escreveu essa carta por volta de 60-62 d.C.
Os falsos ensinos diziam:
Negavam a divindade de Jesus, a carta apresenta Jesus como Deus (Cl 1.16-18).
Negavam a humanidade de Cristo, o apóstolo afirma que Cristo se encarnou (Cl 1.22).
Acrescentavam normas e crenças, que não deixadas na Palavra de Deus (Cl 2.20-23).
Ensinavam a adoração a anjos (Cl 2.18-19).
Ensinavam que a salvação de pecados é por meio de regras, por exemplo, a circuncisão (Cl 2.11-13).
Ideia Central
Ideia Central
Paulo um servo fiel a Cristo, passa por sofrimentos ao cumprir com a missão de anunciar o evangelho e edificar a igreja de Cristo.
Transição
Transição
Veremos três aspectos do ministério de Paulo.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° O sofrimento de Paulo (v. 24)
1° O sofrimento de Paulo (v. 24)
Paulo sofreu por causa do evangelho de Cristo Jesus, ao ponto de ser preso e ter várias aflições. Diante disso, veremos dois motivos por Paulo ter passado pelo sofrimento:
1. Paulo sofreu por causa da igreja (v. 24 a)
1. Paulo sofreu por causa da igreja (v. 24 a)
24 a Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês,
Paulo estava preso na cidade de Roma, mas diante de sua prisão ele estava alegre por ter sofrido por causa da igreja de Cristo. Antes o apóstolo era perseguidor da igreja, fazia tudo para acabar com a igreja, mas agora ele sofria e lutava para edificar a igreja.
1 Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
Paulo tinha amor pela igreja de Cristo. Ele não era um bajulador que trabalhava para ganhar dinheiro em troca. Mas era dedicado ao ministério e não buscava nada em troca, mas exercia o ministério fielmente.
2. Paulo sofreu por causa de Cristo (v. 24 b)
2. Paulo sofreu por causa de Cristo (v. 24 b)
24 b e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.
Paulo sofreu por causa de Jesus Cristo, ele estava preso por pregar que só Jesus Cristo salva e que morreu, foi sepultado e ressuscitou dos mortos, para dar vida ao pecador. O apóstolo desejava sofrer por Jesus, porque essa era a sua vida e o seu ministério. Ele queria completar bem a carreira ministerial, por isso, pregava o evangelho e a sua vida considerava como perda.
7 Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. 8 Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo 9 e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. 10 Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte
Jesus salvou o apóstolo Paulo, para fazer dele um apóstolo, que iria anunciar o evangelho em vários lugares do mundo. Mas, ele iria sofrer por causa do nome de Cristo.
15 Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. 16 Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O cristão deve se sentir abençoado quando sofre por causa de Jesus Cristo.
10 Bem-aventurados
os perseguidos
por causa da justiça,
pois deles é o Reino dos céus.
11 “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. 12 Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
2° O serviço de Paulo (v. 25-27)
2° O serviço de Paulo (v. 25-27)
Paulo serviu a Cristo, anunciando a mensagem do evangelho por onde ele passava e edificava as igrejas com a palavra de Deus. Diante disso, veremos dois aspectos do serviço de Paulo:
1. Paulo serviu a igreja (v. 25)
1. Paulo serviu a igreja (v. 25)
25 Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade, por Deus a mim atribuída, de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus,
Paulo foi chamado pelo Senhor, para se tornar ministro da igreja de Cristo. Ele era responsável de pregar o verdadeiro evangelho e edificar a igreja com a poderosa mensagem do Senhor.
Ser um ministro do evangelho é agradar e glorificar a Deus. É servir a Deus e a igreja. Não é buscar aplausos de homens ou reconhecimento humano. Não ser um explorador da igreja, mas servir com amor e fidelidade. No exercício do ministério pastoral não é buscar os seus próprios interesses, buscando ser rico a custa da igreja. Ser pastor é ser servo dos servos.
Paulo quando estava em Tessalônica, foi um ministro da igreja e exerceu o ministério com fidelidade. Observe as palavras do apóstolo:
9 Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto lhes pregávamos o evangelho de Deus.
10 Tanto vocês como Deus são testemunhas de como nos portamos de maneira santa, justa e irrepreensível entre vocês, os que crêem. 11 Pois vocês sabem que tratamos cada um como um pai trata seus filhos, 12 exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.
2. Paulo proclamou o mistério de Deus (v. 26-27)
2. Paulo proclamou o mistério de Deus (v. 26-27)
26 o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos. 27 A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.
O mistério de Deus estava escondido e oculto por muito e muito tempo. Era algo desconhecido pelas pessoas, ninguém sabia, porque Deus não tinha revelado e nem mostrado. Mas agora o mistério que era oculto no passado, foi revelado por meio do Espírito Santo de Deus.
Paulo traz referência de “mistério” Cristo Jesus que era desconhecido, mas agora é conhecido e foi revelado pelo Pai. Ele é o Deus que se fez homem para dar a salvação e a vida eterna ao pecador. Tanto gentio como judeu podem ser salvos pelo Senhor Jesus.
Somente os salvos por meio de Jesus, podem entender de forma clara o verdadeiro significado da cruz. Esse entendimento não é humano, mas vem de Deus.
14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
O mistério é a habitação de Cristo na vida do cristão, essa é a gloriosa riqueza, algo valioso que o pecador pode ter por meio de Jesus Cristo. Esse mistério revelado, agora traz a esperança da glória eterna.
3° O pastorado de Paulo (v. 28-29)
3° O pastorado de Paulo (v. 28-29)
Paulo sendo um pastor, ele exerceu fielmente o seu ministério. Veremos três atividades do ministério pastoral que Paulo exerceu:
1. Paulo anunciou Cristo ao povo (v. 28 a)
1. Paulo anunciou Cristo ao povo (v. 28 a)
28 a Nós o proclamamos,
Paulo anunciou Cristo, a missão dele era tornar Jesus conhecido por todos, ele não ficava anunciando a si mesmo. O conteúdo da pregação do apóstolo é Jesus, a vida dele era pregar e anunciar o evangelho.
24 Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.
2. Paulo ensinou o povo (v. 28 b)
2. Paulo ensinou o povo (v. 28 b)
28 b advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.
Paulo advertiu e aconselhou as pessoas a viverem de acordo com a vontade de Deus, em relação ao comportamento diante de Deus. O apóstolo ensinou a igreja de Cristo com sabedoria, visto que, muitas pessoas precisam ser advertidas a respeito do comportamento e em relação aos falsos profetas que ensinam heresias nos dias atuais. Também daqueles “pastores” que são disfarçados de ovelhas, mas na verdade são lobos.
28 Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. 29 Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. 30 E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.
O propósito do ensino de Paulo era para que o povo pudesse ser maduro na fé cristã, a fim de serem mais parecidos com Jesus.
29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
3. Paulo trabalhou até se cansar (v. 29)
3. Paulo trabalhou até se cansar (v. 29)
29 Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.
Paulo se esforçava dando o máximo de si em prol do reino de Deus, porque trabalhava até se cansar, chegando a fadiga extrema, ou seja, até ficar extremamente cansado. A força de Paulo vinha do Senhor, não era pelo seu esforço carnal, ele tinha poder/ capacitação do Espírito Santo para realizar o seu ministério (At 1.8).
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Pastores que são verdadeiramente chamados por Deus e vocacionados para o ministério, estarão preocupados com a vida espiritual das ovelhas de Cristo. E não serão mercenários, ou seja, não estarão no ministério por causa de dinheiro.
Conclusão
Conclusão
Paulo era um servo de Cristo, que pregava o evangelho em todos os lugares, por isso ele passava por sofrimentos. Mas mesmo diante do sofrimento, ele se alegrava, porque tinha pessoas sendo salvas e edificadas com a palavra de Deus. A missão dele era fazer Cristo conhecido por várias pessoas, diante disso, trabalha até se cansar.
O cristão ao se tornar um seguidor de Jesus, passa por sofrimentos, porque ele é odiado por esse mundo, a sua fé é zombada pelas pessoas que vivem nas trevas, visto que, elas acham perda de tempo servir a Jesus. Mas servir a Cristo é lucro e um privilégio para o cristão.
Aplicação
Aplicação
Se você é um cristão e prega o evangelho, você sofrerá por causa da sua fé, porque Jesus disse que os seus discípulos seriam odiados pelo mundo.
Você como cristão, busque servir a Jesus. Pregue o evangelho para os perdidos e serva na igreja local com os seus dons e talentos.
