A SALVAÇÃO VEM AO NOSSO ENCONTRO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
IGREJA EVANGELICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM PONTA GROSSA
PASTOR PRESIDENTE ALTAIR DE MORAES
JESSÉ MELKZEDEQUE LAMP
IEADPG – TEMPLO CENTRAL
TEMA: A SALVAÇÃO VEM AO NOSSO ENCONTRO
TEXTO SOLENE: Lucas 7.11–17 “Em dia subsequente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe. Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo. Esta notícia a respeito dele divulgou-se por toda a Judeia e por toda a circunvizinhança.”
INTRODUÇÃO
O texto que lemos relata a história de uma mulher sem nome, sem marido, pois, ele havia falecido, mas agora ela acaba de perder o seu único filho. Observamos que o cenário em que está mulher estava vivendo, era um cenário sem vida, sem esperança, sem nenhuma expectativa.
Segundo a tradição judaica, nós podemos compreender que a mulher, ela não tinha alguns dos privilegios em que nos dias de hoje ela possuí. É importante mencionarmos que naquela época a mulher dependia totalmente do homem para trazer o sustento para casa. Neste caso, como está mulher era uma viúva, ela dependia totalmente do seu filho.
Era ele, o chefe do lar. Era ele, o responsável pela casa. Era ele, quem deveria trazer o sustento para casa.
Toda expectativa de uma mãe, estava direcionada em seu filho. Mas por alguma eventualidade, por alguma trágedia, o seu único filho faleceu. Não sabemos qual foi a causa da sua morte. Mas tudo o que sabemos é que agora uma mãe viúva, acabará de perde o seu único filho.
Contudo algo maravilhoso iria acontecer. Jesus estava em Cafarnaum, cidade próxima de Naim. Naim era um pequeno vilarejo e a única vez que este lugar é citado, é nesta passagem, mas esse pequeno vilarejo trás um significa interessante, significando: “Charmosa ou graciosa” e parece um pouco contraditório com aquilo que a viúva estava passando, pois, não havia nada de gracioso, de charmoso no cenário em que ela se encontrava. Porém, Jesus sai de Cafarnaum onde havia curado um servo do Centurião que estava perto de morrer e agora vai em direção à cidade de Naim, onde trará alguém novamente a vida. É interessante que Jesus cura alguém antes de experimentar a morte e agora realizará o milagre da ressurreição, pois, Ele é a vida. Conforme está escrito: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. (Jo 11.25).
É interessante destacarmos que há dois grupos distintos, um grupo havia alegria, cânticos pelo caminho. O outro provavelmente havia choro, angustia por conta do luto. Mas a salvação, a esperança, a alegria estava entrando em cena para mudar a história daquela viúva.
DESENVOLVIMENTO
A história da viúva de Naim e consequentemente da morte do seu filho trás uma a representativa da salvação ou podemos utilizar essa história como uma analogia sobre a salvação, ou seja, outrora estávamos mortos no pecado, estávamos mortos espiritualmente, conforme (Ef 2.1) Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, e estando nós sem vida, caídos em nossos delitos não poderíamos fazer nada para nos salvar. Contudo, Deus, tendo compaixão de nós, envia o seu Filho Jesus para nos ressuscitar e nos dar vida e vida em abundância (Jo 10.10) O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Eu gosto dessa expressão com abundância, porque ela nos dá uma ideia de profundidade. Porém, quando pensa em vida com abundância, logo imagino em pelo menos três aspectos.
Vida Interna; Vida Externa e Vida Eterna.
A vida interna, ela começa a partir do momento em que nos arrependemos e começamos a seguir a Cristo. Outrora, nossa alma estava agarrada no pecado, mas o sangue do Cordeiro nos purificou. Temos a paz com Deus,
A vida externa, é aquela vida que as pessoas podem olhar atráves de nós. Elas vão ver a maneira que eramos e a maneira que agora somos. Antes andavamos de uma certa maneira, falavamos de uma certa forma. Viviamos caidos na lama do pecado. Mas agora, temos uma nova vida em Cristo. Essa é a vida externa, uma vida que só Cristo pode nos proporciona. Antes tinhamos o semblante de tristeza, amargura. Mas agora, mesmo em meios as dificuldades, mesmo diante de tantos tormentos, nós glorificamos a Deus.
E por fim, a vida eterna. A vida eterna somente Deus pode nos garantir e Ele nos garantiu essa vida através de Cristo. João 3.16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”. O mundo pode te oferecer tantas coisas, o dinheiro pode te levar em todo lugar. Mas somente Cristo tem poder para te garantir a salvação.
Mas pensando sobre a salvação, é interessante que Agostinho diz: “Na procura de DEUS é ELE quem se adianta e vem ao nosso encontro”, ou seja, não foi à viúva quem foi ao encontro de Cristo ou em sua procura, Cristo foi ao seu encontro, e foi Cristo quem trouxe vida para aquela família, foi Cristo quem trouxe novamente a esperança para aquele lar. Talvez a sua vida, o seu lar, a sua família se encontra em um cenário sem vida, sem esperança. Saiba que Cristo esta indo ao seu encontro e assim como aconteceu com Zaqueu, hoje a salvação esta entrando na tua casa, na tua vida. Mas tratando-se da salvação há algo que podemos aprender com essa narrativa bíblica, Deus vem ao nosso encontro, se compadece de nós e nos garante a salvação.
1 - DEUS VEM AO NOSSO ENCONTRO ATRAVÉS DE CRISTO (V.11)
Jesus saiu de Cafarnaum e foi em direção de Naim. Ninguém havia falado com o Mestre para ir em direção a Naim, ninguém pediu para Ele ir vilarejo. A cidade de Naim ficava entre 30-50 quilômetros de distância, praticamente era um dia de viagem. Jesus sendo Deus, com toda certeza Ele sabia o que iria acontecer ali.
Conforme a tradição, os judeus sepultavam os mortos no mesmo dia que faleciam e Jesus estava chegando com seu grupo no final do dia quando o cortejo do menino esta saindo da cidade. E essa história trás a representativa do evangelho, pois, o evangelho é Deus indo ao encontro do homem para resgatá-lo.
Nós podemos ver isso em Gênesis 3.8, quando o homem e a mulher pecam, Deus vai ao encontro deles. Podemos também ver essa representativa de Deus indo ao encontro do homem, nas parábolas da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho prodigo. Na parábola da ovelha perdida, é o pastor quem vai em busca da ovelha. Na da dracma perdida, é a mulher quem limpa a casa para procurar a dracma. Na do filho pródigo, embora o texto no revela que o filho está indo em direção a casa do pai, o texto também revela que o pai avistando o filho de longe, sai correndo ao seu encontro.
O evangelho é isso, é Cristo deixando a sua glória, deixando a sua divindade. Descendo na terra, se fazendo homem e habitando entre os homens para salvá-los.
É importante destacarmos que se Deus não tivesse vindo ao nosso encontro através de Cristo para nos salvar, nós sendo pecadores, jamais poderíamos ir ao encontro dEle para nos salvar. Deus vem ao nosso encontro, e Ele está vindo ao seu encontro.
2 - DEUS SE COMPADECE DE NÓS (V.13)
O versículo 13 mostra Cristo se compadecendo da viúva e trazendo conforto ao seu coração, dizendo: “não chore”. É interessante que a redenção do homem esta envolvida ou cercada com a compaixão de Deus para conosco.
Se não é Deus tendo compaixão, mostrando o seu amor a sua misericórdia nós nunca teríamos recebido tamanha dadiva que é o seu Filho Jesus sendo crucificado pelos nossos pecados. Efésios 2.3-5 diz: “... e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).”
Mateus registra a compaixão de Cristo para conosco em Mateus 9.36 dizendo: “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.”, ou seja, estávamos como ovelhas errantes, perdidas neste mundo, mas Deus se compadeceu de nós e enviou o seu Filho Jesus para ser o nosso bom pastor e nos resgatar e nos conduzir a salvação.
Quem sabe você está aqui igual está viúva sem nenhuma expectativa. Quem sabe, aos teus olhos parece nãonxergar mae solução. Quem sabe, parece não existir nenhuma saida para a sua vida. Talvez tudo o que você tem, são apenas lágrimas. Mas é nesse momento em que o Salvador está vindo ao nosso encontro e Ele vai dizer: não chores! Não chores!
3 - A VIDA ETERNA NOS É GARANTIDA (V.14)
O texto nos mostra Jesus se aproximando do menino que estava morto e dizendo “levanta-se”, em seguida o menino voltar a ter vida. E esta é uma das grandes obras que Jesus realizou aqui na terra, bem sabemos que a sua passagem por aqui, foi para nos resgatar e trazer salvação para os perdidos e vida para todos nós.
João 3.36 nos diz: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna”. Contudo, é importante destacarmos que esta vida que nos é garantida através de Cristo, foi necessário um alto preço. Nós recebemos vida, mas para recebermos essa vida custou a vida do nosso Senhor Jesus.
Jesus nos deu a vida eterna e esta vida é garantida para nós, conforme a Palavra em João 10.28 “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”. A nossa vida, a nossa salvação está garantida em Cristo e por Cristo.
Eu não sei como foi o seu passado, eu não sei como está sendo o seu presente e também não sei como será o seu futuro. Eu não sei o que você pensa sobre isso. A eternidade é algo muito sério para ser deixado de lado.
CONCLUSÃO
Pois bem, às vezes, nós nos encontramos em um cenário caótico e não encontramos solução para os nossos problemas. Ao olharmos para esta narrativa bíblica, quem sabe muitos se encontram iguais a viúva de Naim, talvez com um futuro incerto. Mas assim como o texto nos mostra, nem tudo está perdido, há solução para os nossos problemas e essa solução vem de Deus. Deus vem ao nosso encontro, se compadece de nós e nos dá uma nova vida.
APELO
Talvez o cenário em que você se encontra, é um cenário sem vida, sem esperança e você já não sabe mais o que fazer. Mas alegre-se, pois, Jesus está vindo ao seu encontro e Ele tem esperança para o teu coração, tem vida e vida eterna para você. Quem sabe você ainda não tomou uma decisão, talvez você nem mesmo é evangélico mas Jesus está lhe convidando a se arrepender e crer, e tu receberas vida e vida com abundância.