Sem título Sermão

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

A urgência da missão

INTRODUÇÃO:
O Senhor é um Deus missionário. Desde o AT facilmente identificamos que a missão pertence a Deus e que no decorrer da sua historia redentora o Senhor escolheu usar seu povo para manifestar sua gloria. Antes da queda, vemos que a ordem dada para Adão e Eva era de crescer e multiplicar: 27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. Gn 1.27-28 Dessa maneira a terra seria cheia com a imagem e semelhança de Deus e com isso, o nome do Senhor seria initerruptamente exaltado.
Entretanto, com a entrada do pecado na humanidade; o ser humano passou a adorar a criatura no lugar do criador.
Porém, o Senhor tem se revelado desde o inicio como um Deus provedor, providenciando o meio pelo qual o ser humano é restaurado; CRISTO, Cristo é a provisão de Deus para redimir para si um povo santo e através desse povo Ele alcança aqueles que estão longe e assim seu nome é glorificado.
TEXTOS QUE REVELAM O DESEJO DE DEUS DE SER ADORADO NÃO SOMENTE POR UM POVO, MAS POR TODOS OS POVOS
Psalm 67:1–3 “Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o seu rosto; para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação. Louvem-te os povos, ó Deus! Louvem-te os povos todos!”
Psalm 96:3 “Anunciem entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas.”
Psalm 117:1 “Louvem o Senhor, todos os gentios; que todos os povos o louvem!”
A BIBLIA É UM LIVRO DE MISSÕES. MISSÕES ESSAS QUE COMEÇAM EM GÊNESIS E TERMINAM EM APOCALIPSE NA NOVA JELUSALEM.
A Igreja faz parte do plano redentor de Deus de alcançar todos os povos; essa é a missão da igreja.
A missão de Israel era ficar e viver uma vida exemplar para que servisse de testemunho para os outros povos. A MISSÃO DA IGREJA INCLUI VIVER DE MODO EXEMPLAR MAS TAMBÉM ENVOLVIR E IR E FAZER DISCIPULOS.
Acts 1:8 “Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”
Receberão poder… O Espirito Santo encheu os discipulos de ousadia
Esse poder veio com o fim de torna-los em testemunhas de Cristo
Com isso aprendemos que é impossivel ser cheio do Espirito e não ser um testemunha do evangelho.
Jerusalém e Judeia = Fortaleza e Ceará
Samaria = Lugares mais transculrais em nosso estado em nação
Confins da terra = Terras longínquas
OBS: O texto deixa claro que devemos nos envolver simultaneamente em missões “...tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”
“Tanto em” significa dizer: ambos
COMO FAZER ISSO ?
Também de manira simultania..
Indo
Orando
Contribuindo financeiramente
Em Atos, Lucas registra que no primeiro momento a igreja desobedeceu a ordem de Deus. Em Atos 8.1 encontramos a Deus dando uma ajudinha para a igreja começar a espalhar as boas novas...
Acts 8:1 “E Saulo consentia na morte de Estêvão. Naquele dia, teve início uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e da Samaria.”
A consequência da ajudinha de Deus encontramos em At 11.19-25
Acts 11:19–25 NAA
Os que foram dispersos a partir da perseguição que começou com a morte de Estêvão se espalharam até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a palavra a ninguém que não fosse judeu. Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor. A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Quando ele chegou e viu a graça de Deus, ficou muito alegre. E exortava todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. Depois Barnabé foi a Tarso à procura de Saulo.
Aprendemos algumas coisas aqui:
Repetindo… Não é plano de Deus que o evangelho chegue somente a um unico povo.
A mão do Senhor estava com eles, ou seja, é Deus quem faz por meio dos seus.
A expansão do evangelho culmina em plantação de igrejas.
Barnabé ficou sendo o lider da igreja em Antioquia.
Barnabé foi chamar Saulo/Paulo para liderar com ele a igreja. Não é bom liderar sozinho!
A igreja em Antioquia se tornou modelo de igreja cheia do Espirito Santo e consequentimente modelo de uma igreja missionaria.
Acts 13:1–3 NAA
Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé; Simeão, chamado Níger; Lúcio, de Cirene; Manaém, que tinha sido criado com Herodes, o tetrarca; e Saulo. Enquanto eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse: — Separem-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e impondo as mãos sobre eles, os despediram.
Certamente a igreja nessa altura já havia cresido, e naturalmente sua liderança também.
A igreja precisa ser marcada por uma vida devocional, principalmente sua liderança.
A missão não acaba quando uma igreja é plantada, ela apenas começa.
A igreja de antioqui foi obediente em enviar os mais experientes para a obra.
Conclusão
Precisamos ententender mais e mais que fomos salvos pela graça não para ficar estagnados em um unico lugar. Fomos salvos para trabalhar com Deus na missão de fazer discipulos de todos os povos. Parafraseando Charles Spurgeon, se não somos trabalhadores da missão, somos impostores. Precisamos contar dia apos dia com a graça de Deus, pois não fazemos nada com a força do nosso braço, mas contamos até o fim dos tempo com a graça de Deus para fazer qualquer coisa, principalmente, novos discipulos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more