A GRANDIOSIDADE DO EVANGELHO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

O apóstolo Paulo está em uma prisão domiciliar em Roma depois de realizar três viagens missionárias na província da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor. A igreja de Filipos havia apoiado o ministério de Paulo por meio de Epafrodito e a sua disposição em sofrer com ele por Cristo era uma fonte de encorajamento para Paulo. A declaração de Paulo “as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho” nos traz um vislumbre da grandiosidade do Evangelho e dos eternos propósitos de Deus. Mas, o que é Evangelho? Seria bom deixar o Apóstolo rapidamente nos responder essa primeira questão.

1-) O QUE É O EVANGELHO?(versículo 12)

a-) GRANDE MENSAGEM DE DEUS (para quem?)

- Para o mundo caído, mundo doente e em desespero em busca de algo. - É o Evangelho que trás as boas novas de que há saída, que há perdão para os nossos pecados, que há solução. São as Boas Novas dos Céus para nós!
b-) EVANGELHO E PALAVRA DE DEUS SE CORRESPONDEM (v 14)
- Então, Evangelho é a Palavra de Deus, a Revelação Pessoal de Deus - Que tira as pessoas das trevas para a luz, da morte para a vida. - A Palavra de Deus é apresentada como resposta a tanto sincretismo e ao misticismo que o mundo busca. - Evangelho é a vontade expressa de Deus, não vem de invenções humanas
c-) RELACIONADO COM A PESSOA DE CRISTO (v 18)
- O Evangelho é centralizado e resumido na pessoa de Cristo.
COM A DEFINIÇÃO DE EVANGELHO APLICADA, UMA NOVA PERGUNTA SURGE:
QUAL DEVE SER MEU COMPROMETIMENTO COM ESTE EVANGELHO?

VEJAMOS O QUE O APÓSTOLO PAULO NOS RESPONDE. 2-) ME COMPROMETO COM O EVANGELHO ME ALEGRANDO

- Nos ALEGRARMOS no Evangelho mesmo quando a providência de Deus me fazer sofrer por este Evangelho, isso resultará em PLENA CONFIANÇA no que Deus já determinou. - Paulo não questionava seu sofrimento como se Deus houvesse esquecido dele ou como se seu sofrimento fosse obra de Satanás. Ele via cada circunstância como uma oportunidade para pregar ou defender o evangelho.
- A alegria que depositamos em DEUS como o SOBERANO SENHOR da história humana e de que nada foge ao seu controle, alegria que Paulo diz estar fundamentada na paz de Deus, o antídoto a toda a ansiedade. (4:4-7)
“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”
b-) ME COMPROMETO COM O EVANGELHO EVANGELIZANDO (v 13) - EVANGELIZAR sob qualquer circunstância adversa.
- Paulo entende que é prisioneiro não de César, mas de Cristo, ele afirma isso na epístola aos Efésios 3:1 que diz “Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus”.
- Paulo evangeliza a elite militar romana, algo que só poderia ser feito estando em cárcere. - Tinha algemado a ele um militar romano 24 horas por dia em 3 turnos diários. O efeito disso vemos no cap. 4.22. “Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César”, ou seja, não foi nenhuma circunstância humana a não ser a mão de Deus que o colocou na prisão com este propósito, almas. - Spurgeon ao falar sobre o Evangelismo diz: Evangelismo é um mendigo contando a outro mendigo onde encontrou pão.
“Se você está passando por uma luta, por um sofrimento, a grande pergunta é: O QUE EU POSSO FAZER, PARA QUE ATRAVÉS DESSE SOFRIMENTO JESUS SEJA MAIS CONHECIDO ATRAVÉS DA MINHA VIDA?
-Este era o pensamento de Paulo e deve ser também o nosso pensamento.
c-) ME COMPROMETO COM O EVANGELHO ESTIMULANDO (v 14) - ESTIMULAR outros a pregarem com ousadia e encorajamento. - Vale lembrar que sempre inspiramos alguém, seja para o bem ou para o mal. E quando as pessoas nos olham, elas ficam: - Mais empolgadas em conhecer a Cristo ou mais desanimadas?
- Os membros da Igreja de Roma veem um Apóstolo ativo, animado, escrevendo cartas, pregando e encorajando as igrejas.
- Eles olham para a vida de Paulo, para sua reação diante a adversidade e isso os serve como injeção de ânimo para continuarem a sua pregação.
d-) ME COMPROMETO COM O EVANGELHO NÃO COMPETINDO
** Será que existem Pastores que pregam querendo atrair fama a si? Isso é mais antigo do que parece! Leiamos os versículos 15 a 18.
- Devemos ter cuidado com essa parte do texto pois Paulo não está se alegrando por ter irmãos pregando uma MEIA VERDADE, ou feliz por saberem que mesmo estando ERRADOS estão pregando a Cristo.
- Vemos no capítulo 3:2 Paulo dizendo (Acautelai-vos dos cães) Paulo está denunciando o erro doutrinário, defendendo a fé ortodoxa.
- O que Paulo argumenta é que tem muita gente, que embora esteja pregando a verdadeira mensagem, a prega com a MOTIVAÇÃO ERRADA, buscando notoriedade ou que sua igreja/denominação seja a mais famosa ou forte e que essa COMPETIÇÃO não amargure o coração dos irmãos de Filipos.
- O nosso papel é pregar certo com a motivação certa, não buscando aplausos ou honrarias, mas rendendo ao Senhor toda a Glória.
“PAULO ESTÁ NOS DIZENDO: NÃO DEIXEM ESSAS COISAS AFETAREM VOCÊS, CONTINUE PREGANDO SEM ESSAS INFLUÊNCIAS CHEGAREM AO SEU CORAÇÃO.” Quem trás êxito a mensagem é o SENHOR! - Façamos então o nosso trabalho visando o REINO, em 1 Coríntios 3:6 nos diz: Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.
(USAR AQUI O EXEMPLO: Se pregamos para a Gloria de Deus, o próprio Deus vai direcionar as pessoas as Igrejas, quantas vezes não colhemos o que outros irmãos plantaram?)
e-) ME COMPROMETO COM O EVANGELHO DEFENDENDO-O (v16)
- Os estudiosos dizem que Paulo via a si mesmo como um homem sob ordens. “… sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho” (1.16).
- O termo aqui usado é de cunho militar. Quando os soldados da guarda pretoriana vinham cumprir seu turno, prendendo-se a Paulo por meio de algemas, Paulo aproveitava aquela oportunidade para prender aqueles soldados à verdade do evangelho e inúmeros foram alcançados por essa verdade. Paulo os discipulou por anos. - Precisamos sim defender o Evangelho dos ideais que surgem, porém para que isso ocorra precisamos antes CONHECE-LÔ, para dar razão a nossa fé.
“ISSO IMPLICA EM ESTUDOS, LEITURA BÍBLICA, ORAÇÃO, GASTAR HORAS COM COMUNHÃO E PRATICANDO AS FACULDADES ESPIRITUAIS”
APÓS ENTENDERMOS O QUE É EVANGELHO E COMO EU POSSO ME COMPROMETER COM ELE, COMO DEVO PREGAR ESSA MENSAGEM?

3-) COMO DEVEMOS PREGAR O EVANGELHO?

a-) COM DESSAMBRO (v 14) - ou seja, sem vergonha, com ousadia, autoridade - pregue com a VIDA, com o TESTEMUNHO e a PALAVRA DE DEUS
b-) DE BOA VONTADE (v 15) - sem constrangimento, sem peso - é um estilo de vida, se faz de forma espontânea, natural c-) COM AMOR (v 16) - amor a Deus, a Cristo, a Palavra, as almas
LEMBRE-SE, AO PREGAR VOCÊ ESTÁ TENDO O PRIVILÉGIO DE PARTICIPAR COMO UM CANAL DE SALVAÇÃO PARA AQUELA VIDA.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesta noite acompanhamos o Apóstolo Paulo que estava preso em Roma, escrever aos Filipenses esta fantástica carta de CONTENTAMENTO em meio as mais diversas provações. Vimos que o Evangelho é a grande mensagem de Deus para a humanidade e que está relacionada com a pessoa de Cristo.
Com isso, somos desafiados pelo próprio Deus há um comprometimento ainda maior com este Evangelho:
- Nos ALEGRANDOnas situações adversas; - EVANGELIZANDO sob qualquer circunstância; - ESTIMULANDO os nossos irmãos a serem cartas vivas neste mundo caído; - Pregando a mensagem da cruz com a MOTIVAÇÃO CERTA; - A DEFENDER o evangelho com conhecimento e segurança.
Related Media
See more
Related Sermons
See more