666
Notes
Transcript
Handout
Apc. 13-18
Apc. 13-18
Introdução: Frustado em seus de destruir a igreja Satanás direciona sua raiva ao restante dos descendentes da mulher. o Dragão se coloca em pé na areia do mar e convoca seu primeiro aliado.
A besta do mar: esse poder religioso é uma antitese de Jesus Cristo.
a) Assim como Jesus começou seu ministério saindo da água, a besta do começa o seu trabalho ao imergir do mar;
b) Descreve-se a besta como sendo uma com o dragão ( o dragão tem 10 chifres e 7 cabeças a besta tb tem 10 chifres e 7 cabeças). Isso sugere uma unidade assim com o Pai e o Filho são um.
c) Jesus recebeu autoridade do Pai. A besta recebe autoridade do dragão;
d) A besta age durante 42 meses (3 anos e meio proféticos). Isso tem um paralelo com os 3 anos e meio do ministério de Cristo (42 meses);
e) A besta foi ferida de morte e voltou a viver. Jesus morreu e ressuscitou;
f) A expressão quem é como a besta? tras a memória o nome Miguel, quem é como Deus
2. O segundo aliado é a besta da terra: a terra funciona a principio como simbolo positivo. Em Apoc 12 a terra abre a sua boca e engole a água que sai da boca do dragão/serpente.
A besta da terra é uma paródia do Espirito Santo.
Ela exerce toda a autoridade da 1 besta em sua presença. Assim como o Espirito exerce a autoridade de Jesus
Além disso, a besta da terra faz com as pessaos adorem a 1 besta. O papel do Espirito é exlatar a Cristo;
O ato de fazer fogo descer do céu tem o objtivo de fazer o mundo adorare a besta do mar. Assim, esses prodigios lembram os sianis e as maravilhas que o Espirito realizou por intermedio dos apostolos no livro de atos. Também pode ser uma falsificação do que aconteceu no pentencostes.
No entanto, essa cena faz alusão mais forte ao profeta Elias que invocou fogo do céu (1 Reis 18:38) o que demosntrou que Jeová era o verdadeiro Deus de Israel e o único digno de adoração.
Logo, no segundo caso a besta funciona como uma contrafação de Eliasque ao descer fogo do céu engana as pessaos e as leva a dorar o falso Deus.
Fronte: representa a mente
Mão direita: representa atos e ações
As pessoas com a marca da besta foram levadas a esse sistema religioso e elas o servem com mente e coração.
A marca da besta funciona como uma substituição dos mandamentos divinos por mandamentos humanos, incluindo o falso sábado que substitui o sétimo dia da semana.
666: número de homem. parece que o apelo a sabedoria alude aqui a Dn.12:10,
Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão.
os sábios entederão o tempo do fim. No Apoc. a sabedoria é um atributo divino somente por meio da sabedoria dada por Deus os fieis serão capazes de discernir o número 666.
6 é número de homem e contrasta com 7 que é número divino
O fato de faktar 1 para 7 exprime a imperfeição humana sem Deus e contraste com 7 que simboliza a perfeição e plenitude divinas.
Também é possivel observar a referencia a 666 em 1Reis 10.14“O peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro,”
Esse texto afirma que a renda anual de Salomão era de 666 ciclos de ouro. Essa informação aparece no contexto em que Salomão começou a se afastar de Deus após se casar com a princesa egpicia e se envolver com muitas outras mulheres pagãs.
Assim, o usso de 666pode apontar para a igreja cristã que no passado era fiel a Deus, mas com o tempo foi se afastando do seu Senhor e se corropeu por co pleto perseguindo o povo de Deus
A relevancia adicional do significado do 6 como número humano se encontra no fato de que a humanidade foi criada no sexto dia da criação, mas a semana completa não é expressa pelo 6 , mas pelo 7. O sétimo dia é a coroa da criação.
Dito isso, o 6 encontra seu real sentido no 7.
desta forma, o número 666 reperesenta a recusa do homem de prosseguir para o 7 e dar glória a Deus seu Criador e Redentor;
O número 666 representa a fixação do homem em si mesmo
O ser humano buscando a glória em si e em suas próprias criações.
A besta do Apc 13 representa o ser humano exercendo sua soberania longe do Senhor, o homem conformado a imagem da besta em lugar da imagem de Deus.
Distante do Senhor o ser humano se torna bestial e demoniaco.
Nesse contexto, o 666 funciona como o símbolo amior de imperfeição.