Sem título Sermão (2)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Porque o mal existe se Deus é bom?! Porque Deus permite que os maus prosperem? Porque os corruptos não são punidos?
Dois salmos trazem a resposta para essas questões o 37 e 73. (Recomendo que leia depois)
O Salmo 73“Salmo de Asafe De fato, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo. Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos maus. Para eles não há preocupações, o seu corpo é forte e sadio. Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros. Por isso, a soberba os cinge como um colar, e a violência os envolve como um manto. Os olhos saltam-lhes de tanta gordura; do coração deles brotam fantasias. Zombam e falam com maldade; falam da opressão com arrogância. Abrem a boca para falar contra os céus, e a língua deles percorre a terra. Por isso, o seu povo se volta para eles e os tem por fonte da qual bebe com avidez. Eles dizem: “Como Deus ficará sabendo? Por acaso o Altíssimo tem algum conhecimento?” Eis que estes são os ímpios; e, sempre tranquilos, aumentam as suas riquezas...”
Com certeza ao ouvir esse salmo alguns rostos lhe vieram a mente! O Salmista assim como Habacuque não entendia porque os maus prosperavam, o porque Deus permitia que isso acontecesse!
Asafe, (autor desse salmo) diz que quase cai, quase se desvia dos caminhos do Senhor porque teve inveja dos arrogantes e a prosperidade do maus… Momentos assim nos levam a questionar, será se vale a pena ser crente? eu busco viver uma vida correta, santa e vêm tanta dificuldade! Os maus, pervesos, corruptos vivem numa vida tão boa, eles prosperam, não têm preocupações...
Ele fala o que se passou em seu coração em um momento de crise Salmo 73.13–15 “Com certeza foi inútil conservar puro o meu coração e lavar as minhas mãos na inocência. Pois o dia inteiro sou afligido e cada manhã sou castigado. Se eu tivesse pensado em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos, ó Deus.” Ele pensou essas coisas, mas não as pronunciou…
A sua visão estava obscurecida pela amargura, estava balançado, questionando até mesmo se vale a pena ser crente! Mas tudo isso muda ao entrar no santuário do Senhor. A presença de Deus faz toda a diferença em nossa visão! A sua Palavra, sua presença, seu conhecimento transforma nossa visão pequena, miope e limitada! Nossos olhos só enxergam aqui e agora, mas ao nos aproximarmos do Senhor podemos ter nossa visão ampliada!
Foi isso que aconteceu com Asafe! Antes ele tinha inveja dos perversos, estava até se questionando se vale a pena ser fiel, mas então ele se abriga no Senhor e ele entende que esses homens maus, receberão a justa punição do Senhor! Uma punição muito pior que toda justiça humana poderia oferecer, uma punição eterna!
Salmo 37.38 “Quanto aos transgressores, serão todos destruídos; a descendência dos ímpios será exterminada.”
“O destino dos impios constrasta com o futuro glorioso que aguardam os justos” Toda crise, medo, angustia se esvai quando tomamos conhecimento de Deus… Você está em crise? Não consegue entender o que Deus está fazendo? Se aproxime do Senhor com fé! Peça para que abra o seus olhos! Peça para que lhe dê entendimento! Espere e confie nEle!
Tanto o salmo 37 e 73 e também Habacuque finalizam com louvor a Deus! Declarando a sua confiança nEle! Deus é eterno, Santo, rocha, Deus poderoso, é nosso refúgio! Por isso nossa confiança está Nele e não seremos abalados.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.