De Liberto a Libertador

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

O Chamado de Moisés

Êxodo 3
Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe.
O contexto do capítulo nos faz recordar coisas relevantes; ao lermos este capítulo, nossa mente pode imaginar, como muitos teólogos interpretam, que nesse momento se dá o chamado de Moisés, mas é valido lembrar que o chamado de Deus para este homem ocorreu bem antes desse episódio. É notável os feitos gloriosos de Deus em favor de Moisés desde sua meninice, livrado da morte pela graça de Deus, quando todos os meninos no tempo de seu nascimento foram sentenciados à morte. ‌Moisés então é liberto da morte para ser um libertador do povo de Deus, mas como todo homem falho, Moisés quis realizar a obra para a qual foi chamado trilhando as diretrizes do seu próprio coração, desviando-se assim do caminho estabelecido por Deus. É possível que, se Moisés não quisesse fazer de sua forma, o povo de Deus seria liberto de outra forma, quem sabe mais tranquila, mas pelo fato de Moisés agir conforme as ordenanças de seu coração; aquele que era príncipe do Egito agora é um pastor de ovelhas, que cuidava do rebanho de seu sogro. Um homem que nasceu para liderar, agora se encontra sendo liderado por um sacerdote midianita. ‌Em determinado dia de seu pastoreio, Moisés chega ao monte Horebe, parte ocidental do deserto, no monte de Deus. O homem que era para liderar o povo de Deus agora liderava um grupo de ovelhas. ‌Nessa ocasião…
Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.
Moisés contempla aquela situação e percebe que algo comum (Pr Ranieri…) se tornara agora diferente. E Moisés tem sua atenção chamada para a sarça e não para o Anjo do SENHOR; …
3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?
Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!
O verso quatro agora narra que “O SENHOR” “VÊ”, nota-se então que nessa sarça não estava só o Anjo do SENHOR, mas o PRÓPRIO SENHOR! Deus, então, ao ver Moisés se aproximar, diz: … ele responde: eis-me aqui, que significa aquilo que o Senhor quiser.
Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra “santa”.
Deus revela então o seu querer — tira as sandálias dos pés. Moisés, onde estou, é terra santa… ‌Aqui temos a primeira aparição desta palavra, e o que notável perceber é que Moisés não tinha noção disso, de que ali estava a presença do SENHOR e isso fazia daquele lugar um ambiente sagrado, uma terra santa! ‌Meus Irmãos, aplicando aos dias atuais, é possível que por lidar tanto com o SAGRADO, já fazemos as coisas de Deus de qualquer forma… ‌- Não temos compromisso com o horário do culto, pois quem sabe pensamos que nosso encontro não seja mais com Deus e sim com o pastor ou os demais líderes da igreja. ‌- A irreverência toma de conta do culto quando a Palavra de Deus está aberta, os bancos parecem ter espinhos… ‌- Alguns já não assistem mais ao sermão, vão para fora da igreja e ficam na porta atendendo uma ligação ou outra coisa que seja mais importante que a Palavra de Deus… ‌- Os louvores são cantados de toda forma, não há um planejamento… acontece aqui que já se tornou costumeiro — quem tem uma escolha? … ‌Meus Irmãos, o primeiro desejo de Deus para com os seres humanos, obras de Suas Mãos é — SEJAM REVERENTES DIANTE DE MIM!!! ‌- A Casa de Deus por ter sua presença! Se torna SANTA! ‌- Ou seja, não podemos nos comportar como queremos, mas como Deus quer!!! ‌Moisés então tem os olhos abertos quando, no verso 6, Deus diz…
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
Moisés, no verso 6, por orientação Divina, percebe que o cenário em que está inserido não é qualquer lugar porque Deus está ali, e agora o texto diz que ele temeu olhar para Deus…
‌- Qual é hoje a percepção que tens do lugar em que estás? …
‌- É lugar santo ou profano? Sua conduta é uma resposta para tal pergunta…
Disse ainda o SENHOR: Certamente, “vi” a aflição do meu povo, que está no Egito, e “ouvi” o seu clamor por causa dos seus exatores. “Conheço-lhe o sofrimento”;
A palavra conhecer nos revela algo muito interessante, ela no texto se refere ao fato de Deus nos conhecer, porque Ele “vê”, ou seja, nos contempla, assim como também nos “ouve”.
‌- Mas você; conhece a Deus? …
8 por isso, “desci” a fim de “livrá-lo” da mão dos egípcios e “para” fazê-lo “subir” daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.
Quais são os apelos de Deus para nós nessa noite? …
9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.
10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.
11 Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
12 Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.
15 Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.
16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me apareceu, dizendo: Em verdade vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito.
17 Portanto, disse eu: Far-vos-ei subir da aflição do Egito para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu, para uma terra que mana leite e mel.
18 E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, a fim de que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus.
19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte.
20 Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.
21 Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos vazias.
22 Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.