Tiago 1.19-20 | Advertências para os Tagarelas
Cristianismo na Prática • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 38 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Pré: Meus irmãos, é um grande privilégio estar com vocês nessa noite. Hoje nós voltaremos a trabalhar um livro que nós já conhecemos um pouco, que lá no comecinho do ano nós visitamos muitas vezes. Voltaremos hoje ao texto de Tiago, ainda no primeiro capítulo, hoje em um texto bem curtinho, mas que traz verdades muito preciosas para o nosso coração. Peço que abra sua Bíblia em:
Leitura do Texto Bíblico - Tiago 1.19-20
Pós: Ditados populares sobre a fala: Imagine que você está em uma floresta densa e escura. Você tem uma lanterna em suas mãos. A luz da lanterna é pequena e fraca, mas é suficiente para iluminar o caminho à sua frente. Agora, imagine que a lanterna é a sua língua, e a luz são as palavras que você fala. Aquilo que você fala pode iluminar o caminho para os outros, guiando-os através da escuridão. Mas, se você falar demais, falar rápido demais, ou falar sem pensar, é como se a lanterna estivesse piscando, ela está falhando, ela não tem uma boa luz, e acaba tornando difícil para os outros verem o caminho.
FCD - Os crentes não podem ser tagarelas, nem irados, mas equilibrados e temperados pela Palavra de Deus.
Contexto:
Contexto:
Tiago é uma carta muito especial, nós já vimos um pouco dela aqui, Tiago começa nos apresentando qual é o propósito do sofrimento, nos primeiros versos da carta e ele nos ensina que devemos suportar as provações com alegria porque é pelas provações que nós somos amadurecidos e somos aperfeiçoados.
Depois disso, fomos levados a pensar que não somos perfeitos, ainda não temos toda a sabedoria que deveríamos ter. Então, precisamos pedir sabedoria ao Senhor, pedir sabedoria por meio da oração, com muita fé, confiando que o Senhor nos dará, então não podemos ter dúvidas, não podemos ser semelhantes às ondas do mar, mas firmes, com uma fé sólida no Senhor.
Então Tiago nos ensinou sobre a tentação do dinheiro, que afeta tanto ricos quanto pobres, e precisamos entender que se Deus nos fez ricos foi ricos para glória dEle, para abençoarmos outras pessoas, outras vidas, e se nos fez pobres foi para que pudéssemos também ser pobres para a glória dEle, tendo o próprio Deus como nosso maior tesouro.
Depois, nos versos 12 a 15, Tiago nos ensina sobre a tentação de fato, ele nos ensina a diferença entre tentação e provação para que possamos ter sabedoria e discernimento nesses momentos. Nesses versos podemos aprender que provações e dificuldade vem da parte de Deus, para nosso fortalecimento e amadurecimento; por outro lado, as tentações vem da nossa própria cobiça, quando tornamos algo em pecado, quando caímos na própria cobiça do nosso coração.
Agora, nos versos 16 a 18, Tiago vai ser bem direto e dizer: Vocês sabem por que vocês sofrem? Porque vocês se enganam, pensam que conhecem a Deus, mas não conhecem. Salomão já disse que “O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA” (Pv 1.7), então, conhecer ao Senhor, conhecer o caráter do Senhor é o começo dessa jornada de sabedoria.
E é aí que chegamos aos versos 19 e 20, Tiago não quer que os irmãos pereçam nas provações e tentações pela falta de sabedoria, não quer que culpem a Deus em meio as lutas, e pra isso ele nos mostra que:
FCD - Os crentes não podem ser tagarelas, nem irados, mas equilibrados e temperados pela Palavra de Deus.
Declaração do Tema - Advertências para os Tagarelas
TENHA CUIDADO COM A LÍNGUA - v.19
TENHA CUIDADO COM A LÍNGUA - v.19
SABEIS ESTAS COISAS, MEUS AMADOS IRMÃOS - Tiago está argumentando e exortando aos cristãos sobre como devem se comportar no meio das provações, e a última instrução de Tiago aos judeus cristãos é para que estejam sempre prontos a ouvir a Palavra de Deus e menos dispostos a se precipitar em palavras faladas sem reflexão. Quem faz isso, sob o fogo das provas, geralmente não consegue tomar decisões que, ao final, produzam atitudes justas diante de Deus.
TODO HOMEM, POIS, SEJA PRONTO PARA OUVIR, TARDIO PARA FALAR, TARDIO PARA SE IRAR - A exortação de Tiago é para que cada um de seus leitores seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. A Ideia é simples: não seja tão rápido para falar. Ele é simples e diz: seja sempre pronto para ouvir, foi isso o que aconteceu com Cornélio em Atos dos Apóstolos 10.33 “Portanto, sem demora, mandei chamar-te, e fizeste bem em vir. Agora, pois, estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor.” Esteja sempre pronto para ouvir e acatar toda a Palavra de Deus. Esse é o primeiro conselho para enfrentar as provações, esteja de ouvidos abertos, principalmente para a Palavra de Deus.
Todos nós precisamos ser rápidos e dispostos para ouvir, mas para falar devemos ser tardios. Por que Tiago diz isso? Devemos ser omissos ou caladões ou mesmo atrasados para falar algo? Não. A ideia aqui é: tenha calma, não passe os pés pelas mãos, seja lento para começar a falar, e não lento enquanto fala. Essa é uma ideia apresentada lá em Eclesiastes 5.1 “chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.”
Provérbios também nos apresenta essa ideia:
Provérbios 10.19 “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.”
Provérbios 13.3 “O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.”
Provérbios 15.2 “A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultícia.”
Provérbios 17.27 “Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência.”
Provérbios 18.3 “Vindo a perversidade, vem também o desprezo; e, com a ignomínia, a vergonha.”
Provérbios 18.21 “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.”
Provérbios 21.23 “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.”
Todos esses textos tem algo em comum, precisamos ser “rápidos para ouvir” e “lentos para começar a falar, lentos para a ira”. Quando escutamos Deus, estaremos prontos para obedecer ao que ele diz, quando ouvirmos nossos irmãos e seus problemas estaremos prontos para ajudar.
Ilustração: Meus irmãos, isso que eu estou te dizendo aqui não deve ser novidade, não é? Quantos ouvidos você tem? E quantas bocas? Deus nos fez assim desde o nascimento. Tiago afirma que aquele que tem sabedoria controla sua boca, pensa antes de falar, não é um tagarela, não é um desesperado e tolo quando fala.
Nem mesmo a ira deve ser acelerada no seu coração, meu irmão, não se apresse mesmo quando estiver irado. Na ira podemos ferir pessoas, na ira você pode castigar seu filho exageradamente, na ira você fala o que não devia para sua esposa, na ira você se descontrola, na ira você está fervendo e pecando.
Resumo: Os crentes não podem ser tagarelas, nem irados, mas equilibrados e temperados pela Palavra de Deus.
Aplicação: Ouvir é uma arte difícil, e ouvir calado, pior ainda. Exige domínio, é fechar a boca e abrir os ouvidos e o coração. Ouvir é amar o próximo como a si mesmo. Ouvir de verdade é se preocupar com o que preocupa seu irmão, é olhar para o problema do seu irmão com o coração e demonstrar que você tem o amor de Cristo, isso parece difícil, mas é assim que devemos viver. Na dúvida, valorize o silêncio, de boca fechada não sai pecado.
Declaração do Tema - Advertências para os Tagarelas
BUSQUE A JUSTIÇA DE DEUS - v.20
BUSQUE A JUSTIÇA DE DEUS - v.20
PORQUE A IRA DO HOMEM - A ira do homem só tem dois resultados, como disse o Pastor Hernandes Dias Lopes: (1) Explosão - Ela cresce e se torna violenta, até o momento em que ela não mais pode ser controlada e explode, como uma grande bomba, machucando pessoas, ferindo gente querida, tornando uma situação normal em uma guerra; (2) Implosão - De maneira semelhante a ira é cultivada no coração, mas reprimida do ambiente externo, e torna-se cada vez maior no coração de quem a cultiva e rega, até que se descontrole e imploda, danificando o homem totalmente por dentro, deixando um coração ferido, uma vida abalada, uma alma quebrada.
A Ira dos homens é assim, é violenta, é desobediente, é cheia de pecado, é cheia de rancor, de ódio, vingativa como Caim. Do outro lado está a ira e a justiça de Deus, essa não, essa é justa e santa, é contra todo o pecado e toda a desobediência. Não pense que a sua ira vai gerar algo bom, não pense que ela vai gerar a justiça de Deus.
NÃO PRODUZ A JUSTIÇA DE DEUS - Tiago não está falando sobre Salvação aqui, não está falando sobre alguém ser declarado justo diante de Deus, ele está falando na verdade sobre atos justos. Ninguém pode esperar que a ira do homem gere a bondade de Deus. Deus não é movido pelas iras dos homens. Devemos viver a justiça e a bondade de Deus com sabedoria - não com ira! Deus não tem medo de machões, nem de mulheres brabas, não, Deus não se move por medos ou por estar devendo algo a alguém. Muito pelo contrário, nós é que devemos nos sujeitar e nos submeter, até mesmo a sua ira deve ser controlada pelo tamanho do nosso Deus.
DEUS MANIFESTA A SUA JUSTIÇA - E como é que Deus manifesta a sua justiça, meus irmãos? Deus olha pra nós e não vê nada bom, mas mesmo assim Ele derrama a sua bondade sobre nós. Ele envia seu Filho, o seu único Filho, o Filho que obedeceu, o Filho que honrou, o Filho que amou e esse Filho passa a viver uma vida comum, mesmo sendo Deus, e Ele vive de maneira obediente até a morte, e morte humilhante, na cruz, sendo acusado injustamente, mas em momento algum cometeu pecados. O nosso Salvador, Jesus Cristo, manifestou perfeitamente a justiça, a bondade, a misericórdia e a graça de Deus por nós.
Ilustração: Imagine que você está em uma sala cheia de pessoas, todas falando ao mesmo tempo. O barulho é ensurdecedor, e é impossível entender o que alguém está dizendo. Agora, imagine que uma pessoa na sala decide parar de falar e começar a ouvir. Ela se torna um ponto de calma e compreensão em meio ao caos. Esta pessoa é como o cristão que é “pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tiago 1:19). Ela não contribui para o ruído e o caos, mas traz paz e compreensão.
Resumo: Os crentes não podem ser tagarelas, nem irados, mas equilibrados e temperados pela Palavra de Deus.
Aplicação: Não pense que ira é uma coisa da sua personalidade. “Ah, é que eu sou cabeça quente” ou “Ah, é que eu falo mesmo, doa a quem doer”, “Eu não levo desaforo pra casa”, “Eu sou sincero”. Esse tipo de coisas não mostra a justiça e a bondade do Deus que você serve, esse tipo de coisas não glorificam a Deus, na verdade essas frases, essas atitudes e esses pensamentos somente demonstram a raiva que há em nosso coração, e essa raiva não é aprovada por Deus. Essa raiva só revela que nós somos muito tagarelas, falando e falando sem pensar no que estamos fazendo.
Declaração do Tema - Advertências para os Tagarelas
Aplicações - Lições aos Tagarelas
Aplicações - Lições aos Tagarelas
CUIDADO COM A BOCA - A COMUNICAÇÃO É UMA CHAVE PARA O RELACIONAMENTO. Pela comunicação você pode dar vida ou matar seu casamento, por isso precisamos aprender a nos controlar. Agir por impulsos ou por pressões do momento. Palavras descuidadas, muitas vezes, acompanham um espírito irado. Isso se manifesta até mesmo no que eu estou fazendo aqui diante dos irmãos. Não posso abrir em qualquer texto da Bíblia e sair falando qualquer coisa que eu acho que é verdade sobre o texto, não! Eu preciso parar, pensar, estudar, me dedicar, entender, compreender, estudar um pouco mais e orar muito, e só aí é que eu posso me colocar diante dos irmãos para falar.
AGIR POR IMPULSOS OU POR IRA SÓ GERA MAIS IRA - JESUS SOFREU MUITO MAIS E NÃO PECOU NO FALAR! Pecado só gera pecado. Se você está com problemas em casa, agir com ira não vai ajudar. Se você está com raiva da sua esposa gritar não vai solucionar. Se você está chateada com seu marido, falar mal dele não vai ajudar. Nossa ira não é boa, nossa ira não agrada a Deus, nossa ira gera explosões de pecado, revela o quanto há de sujeira na nossa natureza e no nosso coração.
Quando você perceber que está se irando, quando perceber que seu coração se deixou levar, eu te peço, lembre de Jesus Cristo, volte para a Palavra de Deus. Lembre do Cristo que era perfeito, diferente de nós, que não sentia raiva por coisas bobas como nós, que foi muito mais humilhado do que eu e você, que foi muito mais agredido, violentado, pisado, mas mesmo assim agiu em obediência, com cuidado e obediência. E assim, olhando para a Cruz, use as palavras para a glória de Deus, não seja guiado pela ira, mas pela Palavra de Deus.
Conclusão
Conclusão
Lembre da história que contei no começo, suas palavras podem ser luz, ou escuridão, podem ser uma lanterna boa para apontar o caminho ou podem ser bagunça e perdição. Corra para Cristo, ele tem as Palavras de Vida Eterna, Ele pode transformar a sua boca e a minha, seu temperamento e o meu. Somente Jesus nos faz passar pelas dificuldades com sabedoria.