FAÇAM TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
FAÇAM TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS
1Coríntios 10.23–31 (BSAS21)
Todas as coisas são permitidas, mas nem todas são proveitosas. Todas as coisas são permitidas, mas nem todas são edificantes.
Ninguém busque seu próprio bem, e sim o dos outros.
Comei de tudo quanto se vende no mercado, sem nada perguntar por causa da consciência.
Pois do Senhor é a terra e a sua plenitude.
Se, portanto, algum incrédulo vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo que vos for servido, sem nada perguntar por motivo de consciência.
Mas, se alguém vos disser: Isto foi oferecido em sacrifício, então não comais por causa daquele que vos advertiu e por motivo de consciência.
Não estou falando da tua consciência, mas da consciência do outro. Pois, por que seria julgada a minha liberdade pela consciência de outra pessoa?
E, se participo com gratidão, por que eu seria culpado por algo pelo que dou graças?
Portanto, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

INTRODUÇÃO:

Como viver para a glória de Deus?
Paulo aqui nesse pequeno trecho, ele nos apresenta alguns princípios que devem ser observados a fim de que possamos viver PARA A GLÓRIA DE DEUS.
Eu tenho aprendido na minha jornada espiritual que o nosso chamado enquanto servos de Deus é vivermos uma vida de satisfação, uma vida completa, uma vida plena. Na verdade, Jesus disse: Eu vim para que vocês tenham vida e vida em abundância. Essa expressão de João capítulo 10 “vocês tenham vida e vida abundante” não é uma expressão escatológica, futura, vindoura, não. Jesus está referindo a vida presente “Eu vim para que tenham vida e vida abundante” nesse tempo, mesmo subjugados a leis desse tempo, vocês encontrem satisfação plena em mim ao ponto que neste tempo, você possa conseguir desfrutar de uma vida feliz, uma vida satisfatória, uma vida plena, uma vida abundante, uma vida excelente, ou seja, o chamado de Deus sempre será nos entregar uma vida marcada por uma alegria indescritível, uma alegria incomparável, porque? Porque sempre será desejo de Deus fazer com que a nossa jornada promova a glória do nome dele.
Aí entra uma questão interessante, porque se eu devo viver para a glória de Deus, ou devo fazer todas as coisas para promover a glória de Deus, significa dizer que não encontrar o sentido da vida é desperdiçar o privilégio que Deus me entregou. Jesus por exemplo, mestre por excelência ele sempre se utilizava de metáfora, de figuras de linguagem. de comparações para ensinar lições profundas a respeito de benefícios de uma vida que vive para a glória de Deus, como também os desperdícios de uma vida que desonra a glória de Deus.
Hoje nós temos diante de nós uma grande escolha a fazer; Viver para glória de Deus ou viver para a desonra do nome de Deus. Desperdiçar pode ser um grande perigo para todos nós, na verdade o desperdício faz parte da vida de todo mundo, todo mundo aqui já desperdiçou alguma coisa, já desperdiçou oportunidades, já desperdiçou relacionamentos, já desperdiçou recursos. É impossível fugir dessa realidade, e viver uma vida para o que não é para a glória de Deus, é um verdadeiro desperdício. Viver uma vida que não produza glória para Deus é uma verdadeira desonra. Se existe uma sentença que precisa ficar gravada na nossa mente e habitar em nosso coração é: “TUDO O QUE NÃO GLORIFICA A DEUS É UM DESPERDÍCIO”. E Paulo está dizendo: “Façam tudo para a glória de Deus”. É por isso que existem conversas que você não precisa se conectar “´desperdício”. Existem relacionamentos que você não precisa investir “é desperdício”. Existem esforços que você não precisa empreender, porque é desperdício. O apóstolo Paulo quando escreveu a sua carta da prisão aos Efésios, ele disse: “não permita sair dos seus lábios qualquer palavra torpe que não promova a edificação do seu próximo”, ou seja, o que Paulo está dizendo é: Falar algo que que não vai edificar é desperdício. É por isso que escrevendo a sua carta aos Coríntios ele traz essa grande sentença: "quer vocês comam, quer vocês bebam, ou quer vocês façais qualquer outra coisa, façais tudo para a glória de Deus".
Viver para a glória de Deus - Nós fomos criados para a glória de Deus. Exemplo, em Isaías 43.7 o profeta disse: "Tragam todos que me reconhecem como seu Deus, pois eu criei para minha glória; fui eu quem os formou". Ou seja, a finalidade última do homem é glorificar a Deus e regozijar-se em Deus. Se não glorificamos a Deus com nossas palavras, se não glorificamos a Deus com as nossas ações, se Deus não é honrado através do nosso comportamento, perdemos o propósito da criação. NÓS FOMOS CRIADOS PARA REPRODUZIR GLÓRIAS PARA O NOME DE DEUS.
Quando Deus entrega o decálogo "os dez mandamentos" para o líder Moisés, entre os dez mandamentos, Deus colocou um dizendo assim: "Não farás outros deuses diante de mim". Amados, "Ele não divide a sua glória com ninguém". "ADORARÁS AO SENHOR TEU E SOMENTE A ELE ADORARÁS". "Adorarás ao Senhor teu Deus de todo o seu coração e de toda a sua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força".
Entenda uma coisa: DEUS É EXCLUSIVO, é tudo ou nada. "Façam tudo para a glória de Deus".
Quero nesta noite fazer alguns destaques. COMO FAZER TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS?

1. UMA VIDA QUE PROMOVE GLÓRIA DE DEUS, OU QUE GLORIFICA A DEUS, É UMA VIDA MARCADA PELA ORAÇÃO.

A oração facilmente pode se transformar em qualquer outra coisa, como por exemplo uma prática religiosa sem valor para Deus. Tem orações que nos impressionam, mais que Deus não recebe. Até porque o peso da oração para Deus não está nas palavras, está na temperatura do coração. Uma vida que vive promovendo glória para Deus, é uma vida marcada por oração.
Em Mateus capítulo 6 Jesus orientando os seus discípulos, ele adverte a hipocrisia dos fariseus. Jesus disse para os discípulos que os fariseus que eles expressavam com os lábios o que não era verdadeiro na mente e no coração. Quando Jesus diz isso para os discípulos, Jesus estava falando que aqueles hipócritas, aqueles fariseus, eles faziam da oração um show, eles desperdiçavam oportunidades, eles despediçavam cenários onde poderiam inclusive aprofundar relacionamento com Deus. Segundo Jesus naquele tempo a oração dos fariseus naquele momento se tornavam um grande desperdício diante de Deus porque foi transformado em vans repetições. Um dos piores erros dos Judeus no que se refere a oração foi exatamente adotar práticas das religiões pagãs de repetições sem sentido. É por isso que Jesus ele diz: ELES ACHAM QUE PELO MUITO FALAR SERÃO OUVIDOS.
Entenda: Nós impressionamos pessoas pela forma que nós falamos, mais com Deus não funciona assim. Na verdade, nosso trato com Deus está em muita das vezes por aquilo que queremos dele. EX: Um filho quando vai pedir alguma coisa para o pai e para a mãe, ele não vai de qualquer maneira. Tem toda uma tática. E por vezes queremos agir assim com Deus. Mas com ele não funciona dessa forma.
Viva para a glória de Deus.
Uma vida que promove a glória de Deus, não apenas é marcada pela oração, mais também é marcada pela adoração.

2. UMA VIDA QUE GLORIFICA A DEUS É MARCADA PELA ADORAÇÃO.

O problema dos fariseus foi achar que os discípulos de Jesus não eram espirituais porque não lavavam as mãos antes das refeições.
FARISEUS É ASSIM, SE PREOCUPA MAIS COM REGRAS DO QUE COM MANDAMENTO. Porque fariseu se preocupa sempre no formato de como fazer (tem que ser assim). Porque os seus discípulos não lavaram as mãos? Ai Jesus olha para eles e diz: "Porque vocês por causa da tradição, vocês quebram os mandamentos de Deus? Vocês não aprenderam que o que contamina não é o que entra, mais é o que sai? A boca fala do que o coração está cheio. É por isso que Isaías profetizou sobre vocês. Esse povo me adoram somente com os lábios, mais o coração está longe, está distante de mim e por isso em vão me adoram".
O que Jesus esta dizendo? Eles vivem no desperdício. O que eles fazem não promove glória para o meu nome. Eu não me sinto adorado no ajuntamento que eles promovem.
Quando Jesus dá essa resposta para os fariseus, os fariseus se ofendem. FARISEUS SEMPRE SE OFENDEM. Tem muitos fariseus em nossos dias. Você não pode falar nada que já ficam de biquinho e falam: Vou na igreja mais não, pastor está pregando para mim.
A GENTE PRECISA APRENDER QUE VIVER PARA A GLÓRIA DE DEUS ADORANDO. PORQUE? PORQUE ADORAÇÃO COMEÇA NUM RELACIONAMENTO CONSCIENCIOSO COM O DEUS VIVO.
Adorar é muito mais do que cantar. O cantar faz parte da adoração e não limita a adoração. Adorar é muito mais que simplesmente jejuar, jejuar faz parte da adoração mais não limita a adoração. ADORAR É DESENVOLVER RELACIONAMENTO. Ou seja, Deus não deseja ter um encontro marcado, hora marcada com você, Deus deseja ter relacionamento ininterrupto com você. VIVA PARA A GLÓRIA DE DEUS.
Faz um teste: Já acorda cantando. Pastor, mais eu sou tão desafinado. Eu sei, eu também sou. Mais experimente levantar já adorando. Isso é tão extraordinário que até a nossa desafinação vai se transformar como instrumento de Deus para gerar curiosidade no nosso vizinho. No início ele pode até ficar bravo com você, porém com o passar dos dias ele vai se perguntar o que essa pessoa tem que todos os dias ele acorda nessa energia? GLÓRIA DE DEUS - é você vivendo para a glória de Deus.
Viver para a glória de Deus, é viver marcado por oração, adoração, mais também é viver marcado por doação.

3. UMA VIDA QUE GLORIFICA A DEUS É MARCADO PELA DOAÇÃO.

Quando nós olhamos para Cruz, a cruz é o símbolo da doação. "Aquele que nem mesmo o seu próprio filho poupou, antes o entregou por nós como oferta viva".
Não existe vida que promova glória para Deus, divorciada de generosidade, de doação. Jesus foi certeiro quando ele disse lá em Mateus 6.19 "Não ajuntem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam".
De acordo com Jesus os tesouros empilhados na terra eles sofrem desgastes, os tesouros ajustados na terra eles são depreciados. Só que Jesus também nos ensina uma poderosa verdade que precisa ser considerada. Jesus diz que: "A localização do tesouro revela o esconderijo do coração". É por isso que Jesus diz: "Onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração". Jesus não diz onde estiver o seu coração, ali estará o seu tesouro. Não é o coração que faz de alguma coisa o tesouro, e sim o que você considera como seu tesouro que revela a qualidade do seu coração.
Quer viver para a glória de Deus? Então você precisa ter uma vida marcada por doação. A gente só doa aquilo que a gente possui. O que a gente não possui a gente não doa, porque a gente é possuído por… Ou seja, a direção, ou a inclinação do coração sempre vai revelar se você vive glorificando a Deus, ou se você vive desperdiçando oportunidade através da avareza. Sempre haverá desperdício quando deixarmos de usar o que Deus nos entrega, para fazer o que ele nos oriente a fazer.

CONCLUSÃO:

Eu quero terminar fazendo duas citações.
A primeira: "OS RECURSOS QUE O SENHOR, POR MEIO DE SEUS FILHOS, ENTREGA A SUA IGREJA, DEVEM SER USADOS PARA ESTENDER O SEU AMOR E SUA GRAÇA AO MUNDO QUE ELE VEIO SALVAR". Ronald J Sider (Saider), EM UM DE SEUS ESCRITOS, AFIRMOU QUE: "TODAS AS COISAS NOS SÃO DADAS POR DEUS PARA QUE AS DESFRUTEMOS, MAS NÃO PODEMOS DESFRUTAR TANTO QUE O NOSSO PRÓXIMO TENHA FALTA". Michael (Maicon) E. Ganes.
Paulo diz: "Tudo nos é lícito, mais nem tudo nos convém". Paulo diz que tudo de alguma forma nos é permitido realizar, mas nem tudo edifica. Ai ele termina dizendo: "Quer vocês façam qualquer coisa, façam tudo para a glória de Deus".
Orando
Adorando
Doando
"O MUNDO ESTA PARA VER O QUE DEUS PODE FAZER ATRAVÉS DA VIDA DE UM HOMEM QUE SE ENTREGA TOTALMENTE A ELE". D.J Moody
Nós não precisamos ser muitos, nós só precisamos ser dedicados. A força de um exército não está na quantidade de soldados. A audiência de culto, jamais revelou a temperatura de saúde de uma comunidade. (Restaurante cheio não significa comida boa, pode significar comida barata). Se Deus está nos orientando nesta noite que precisamos fazer tudo para a glória do nome Dele, isso significa que nesta noite precisamos começar a matar as nossas próprias vontades, nossos próprios desejos.
Adoração. Irmãos você já parou para analisar que o Deus que criou todas as coisas, neste exato momento mesmo sentado no trono se inclina para esse lugar e tem interesse em receber a adoração que você veio entregar?
Você poderia entregar o melhor presente que esse mundo poderia fabricar, mas diante de Deus não teria valor se comparado a CONDIÇÃO DO SEU CORAÇÃO. VOCÊ VEM ANTES DO QUE VOCÊ PODE OFERECER. Adorar é desenvolver relacionamento.
Related Media
See more
Related Sermons
See more