Atos 1.8 - Missões é a Natureza Inabalável da Igreja
Missões • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
Título: Missões - A Natureza Inabalável da Igreja
Texto-chave: Atos 1.8
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”
Introdução:
Breve contexto de Atos 1.8 e a ascensão de Jesus. A ordem de Jesus aos discípulos como um mandato missionário para a Igreja
I - O Poder do Espírito Santo (Atos 1.8a)
A promessa do Espírito Santo como fonte de poder para a missão.
Exemplos bíblicos de como o Espírito Santo capacitou os crentes para o trabalho missionário (Atos 2.1-4; 4.31).
A descida do Espírito Santo (Atos 2.1-4)
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 2)
A descida do Espírito Santo
2 1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes(a), estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
a Lv 23:15–21; Dt 16:9–11
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 4
31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
II. A Identidade Missionária da Igreja (Atos 1.8b)
Ser testemunha de Cristo é a essência da identidade da Igreja.
Referências bíblicas que reforçam a missão como identidade da Igreja (Mateus 28.19-20; Marcos 16.15).
19 Ide(b), portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
b At 1:8
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 16
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundob e pregai o evangelho a toda criatura.
III. O Alcance Global da Missão (Atos 1.8c)
A progressão geográfica da missão: de Jerusalém aos confins da terra. A visão de uma Igreja sem fronteiras, refletida na Grande Comissão (Apocalipse 7.9-10).
9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; 10 e clamavam em grande voz, dizendo:
“Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação”.
Conclusão:
MISSÕES não é um programa da Igreja, mas a própria natureza da Igreja. Encorajamento para a Igreja abraçar seu chamado missionário inabalável.
Apelo:
Convite para responder ao chamado missionário individual e coletivamente. Oração para que o Espírito Santo capacite cada um para a missão.