O CHAMADO A SER CRISTÃO.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
NÃO SERVIMOS A DEUS POR DECISÃO PRÓPRIA, ANTES É A VONTADE DE DEUS SENDO CUMPRIDA EM NÓS.
NÃO SERVIMOS A DEUS POR DECISÃO PRÓPRIA, ANTES É A VONTADE DE DEUS SENDO CUMPRIDA EM NÓS.
Falar de representação em Santa Cruz é algo mais facil, a nossa cidade trabalha com isso. Quando somos representantes de alguém ou de alguma empresa, nós temos que ter os cuidados devidos em relação a quem representamos, esse cuidado deve estar na maneira de vestir, de falar, enfim, existe um padrão para cada empresa.
Precisamos entender que como cristãos nós somos representantes do nosso salvador nesse mundo pecaminoso, Jesus disse que não somos do mundo, mas ele também nos enviou ao mundo.
O padrão de carta na época em que Paulo escreve tinha um modelo especifico e este modelo incluia a a presentação, ações de graças, oração pelo destinatario e um pedido de oração em favor do remetente, Paulo adotou este modelo em sua cartas e o desenvolveu.
nessa carta que como vimos na introdução, Paulo escreve para combater a heresia de Colossos, ele escreve dois capitulos para expor aquilo que a igreja deve crer, e dois capitulos para expor a maneira em que devem viver.
ele inicia então com a famosa saldação v.1.2.
1º PAULO APRESENTA SUAS CREDENCIAIS V.1.
Para um cristão consagrado ao Senhor é impossivel ou paticamente impossivel ele escrever ou falar uma só frase sem manifestar as grandes verdades que estão no seu pensamento, um cristão consagrado ao Senhor será dominado pela santa e sagrada escritura, toda a sua pratica será regido por ela.
Paulo nunca havia estado em Colossos (CL 2.1), desta forma ele tem que iniciar sua carta colocando ou esclarecendo aos irmãos o direito que ele tinha de escrver aquela carta, e ele faz isto com um simples palabra “apóstolo”, a palvra apóstolo significa literalmente alguém que foi enviado, alguém que representa outro, ele não fala por si mesmo, ele transmite a mensagem daquele que o enviou.
paulo então diz aos irmãos: eu sou apóstolo de cristo Jesus! havia sobre Paulo uma autoridade diferenciada, as falas de Paulo, os escritos de Paulo mereciam real consideração, esta fala de Paulo derruba qualquer argumento dos falsos cristãos e dos falsos ensinos que os irmãos estavam recebendo.
“vale lembrar que nós vimos que hoje não temos apóstolo no sentido dos tempos biblicos, para ser apóstolo havia algumas prerrogativas que são impossiveis para hoje, o requerimento para ser apóstolo era a de ter visto Jesus e testemunhado sua morte e ressurreição”.
“portanto, para alguém se denominar apóstolo ele precisa ter pelo menos 2000 anos”.
“no entanto, nós somos uma igreja apostolica, pois seguimos os ensinos dos apóstolos (Atos 2.42)”.
Mas Paulo continua sua apresentação:
ele diz que é apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus!
não foi uma decisão simples de sua vontade ser apóstolo, ele foi chamdo por Deus, ele não ganhou ou obteve o oficio de apóstolo, ele recebeu graciosamente (JO 15.16).
“nós podemos encontrar aqui toda a doutrina da graça descrita nessa saudação. o cristão não é aquilo que ele fez por si mesmo, o cristão não decidiu por si só ser cristão, tudo o que somos ou temos como cristãos é feito e doado por Deus.”
“sozinhos não passariamos de homens criados por Deus que estariamos recusando o dom da salvação que Deus operou em nosso favor, mas louvado seja Deus que ele nos fez o que somos e se somos cristãos não devemos nos orgulhar mas sim nos humilhar porque somos o que somos por causa de sua graça sobre nós.”
“Ele nos chamos, ele nos vocacionou, ele nos elegeu, ele nos atraiu, ele nos regenerou, ele nos perdoou, ele nos deu a fé pela qual somos justificados.”
em seguida ele apresenta o “irmãos Timóteo”.
Paulo dá esse titulo a alguns companheiros em outras cartas, com isso, Paulo nos exorta de que a necessidade para o serviço e ofício cristão não pode ser outro a não ser a fraternidade, o viver em família.
Barclay diz que: “o primeiro requisito para o serviço cristão é saber se colocar ao lado de todo tipo de gente, tanto do pobre como do rico, tanto do sabio, quanto do ignorante, do leigo ou do doutor. Timóteo não é chamdo por outro titulo que não lembrasse a fraternidade, veja, Paulo não o chama de mestre, pregadr ou coisa desse tipo, Paulo o cham de irmão.
“somos todos irmão, temos todos um só Pai, cremos em um unico Deus e Senhor, somos justificados pelas obras do mesmo Salvador”.
PAULO DEU AS CREDENCIAS DO REMETENTE, MAS TAMBÉM DÁ AS CREDENCIAS DO DESTINATARIO V.2.
Observe que na fala de Paulo o cristão pertence a duas esferas, ele encontra se em um lugar geografico (no caso desta carta Colossos) e em Cristo.
o cristão vive neste mundo e deve cumprir todos os seus compromissos com este mundo, é aqui que ele vive e onde ele vive existe regras que ele deve cumprir (desde que essas regras não firam as leis de Deus), mas acima de tudo, o cristão vive além, ele vive em Cristo.
enquanto neste mundo nós nos movemos de um canto a outro, hoje estamos aqui e amanhã podemos estar do outro lado do planeta, no entanto, seja onde ele estiver neste mundo, seja qual for a sua localização geografica, ele sempre estará em Cristo.
é por isso que o cristão, mesmo estando um algum lugar desagradavel, ter um trabalho serviu de louvor nulo, seu salario pode não ser grande coisa, talvez ele passe dificuldades com suas contas, tudo muito escasso, ainda assim ele trabalha sem se queixar, sem murmurações, porque ele esta em Cristo e tudo ele faz para o Senhor.
o que deve mover a nossa vida não é o local geografico em que estamos, não é profissão que temos, não é otrabalho que realizamos, mas sim o estar em Cristo.
IMPLICAÇÕES PRATICAS:
aprendemos que Deus nos fez cristãos, não somos cristãos por decisão nossa, não cabe a nós então determinar nada no reino, mas aceitar a vontade do rei sobre e procurar entender sua vontade para nós no reino, Deus não nos vocaciona apenas para vir aos cultos aos domingos somente, ele nos vicacina para que honremos o seu nome e sejamos participantes ativos no reino de maneira diaria.
somos cristão por vontade de Deus (JO 6.44).
segunda coisa: fomos chamdos para conviver com pessoas, para sermos fraternos, saber conviver com todo tipo de pessoa é primordial.
terceiro: estamos no mundo mas também em Cristo, a nossa pratica neste mundo deve revelar a Cristo, deve hnrar a Cristo em qualquer lugar que eu estiver dessa sociedade, a honra a Cristo deve ser o meu alvo.
quarto: por estar em Cristo eu devo descansar, pois ele é o rei de toda o universo e ele prometeu que cuidaria de nós.