Rumo a pátria celestial
Filipenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
Filipenses 3.17-4.1
Filipenses 3.17-4.1
Introd.
Quem aqui já leu ou pelo menos assistiu O Peregrino?
O livro é uma alegoria que narra a jornada espiritual de um homem chamado Cristão em busca da salvação. Cristão parte da Cidade da Destruição em direção à Cidade Celestial, enfrentando diversos desafios e tentações ao longo do caminho. Ele encontra personagens como Evangelista, que o encoraja a seguir em frente, e enfrenta obstáculos como o Pântano do Desânimo e o Castelo da Dúvida, alem de encontrar diversas pessoas que o desencorajam a seguir em frente.
Contexto
Fl 3.1-11 - Servo de Cristo, você está indo para a pátria celestial
Vamos relembrar o que estudamos semana passada?
– Prossiga para o alvo
- Não pense que já chegou
- Prossiga deixando o que passou para trás.
- Lembre-se do prêmio.
– Considere o caminho já percorrido.
Cristo está voltando, então de que maneira vc tem vivido sua vida?
De que maneira vc tem se preparado para o momento do retorno de Cristo? como estão seus relacionamentos, sua vida escolar?
De que forma podemos viver de acordo com Cristo e para Ele.
Filipenses 3.17–4.1 (NAA)
Irmãos, sejam meus imitadores e observem os que vivem segundo o exemplo que temos dado a vocês. Pois muitos andam entre nós, dos quais repetidas vezes eu lhes dizia e agora digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está naquilo de que deviam se envergonhar, visto que só pensam nas coisas terrenas. Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
Portanto, meus amados irmãos, de quem tenho muita saudade, vocês que são a minha alegria e coroa, sim, meus amados, permaneçam, deste modo, firmes no Senhor.
Mensagem
Permaneçam firmes, Cristo está voltando
6. v. 17-19 - Acompanhe bons exemplos e tome cuidado com os inimigos.
v. 17 – Imite Paulo
Paulo nos convida a ser imitadores Dele, mas em que sentido ele traz essa afirmação?
1Coríntios 11.1“Sejam meus imitadores, como também eu sou imitador de Cristo.”
Da mesma forma que Paulo, em suas acoes, tenta ser mais parecido com Cristo, Ele nos convida a imitar essa atitude.
v.17 – preste atenção nos que andam conforme o exemplo de Paulo e seu companheiros.
Ilust.:
Hoje em dia, é muito fácil algo viralizar, alguem grava algum video no tik tok, reels, e diversas pessoas comecam a imitar, de vez que podemos ver na pandemia, varias dancinhas viralizavam no tik tok, e milhares de pessoas comecavam a gravas as mesmas coisas.
Aplic.
Preste atenção em quem vc tem seguido, em quem vc tem dado valor. Preste atenção em irmãos piedosos, que zelam pela Palavra de Deus e buscam praticá-la.
Não tem inveja, ou ciúmes deles. Tome-os como exemplo.
Quem são os irmãos piedosos? Cuidado para não confundir piedade com legalismo.
A caminhada cristã é cheia de obstáculos. São diferentes situações que concorrem o tempo inteiro para nos fazer sair da rota.
v. 18-19 - Paulo ressalta um desses obstáculos. Ele menciona até mesmo chorando:
- São “inimigos da cruz de Cristo”.
Quem são essas pessoas? Ele já havia mencionado no início do cap. 3, no v. 2.
Eram os judaizantes. Aqueles que, mesmo admitindo que Cristo é o Messias, não criam que Ele é suficiente para a salvação. Teimavam em crer e ensinar que para a salvação é preciso crer e observar os mandamentos.
v. 19 - Sobre estes, Paulo diz que:
- O fim deles é a perdição (contraste com o alvo de Paulo);
- o deus deles é o estômago;
- e a glória que eles têm baseia-se no que é vergonhoso;
- eles se preocupam só com as coisas terrenas”.
Aplic.:
Cuidado, cuidado, cuidado!
Seja criterioso em relação a quem você irá seguir como exemplo (v. 17).
Cuidado com pastores midiáticos, com correntes de whatsapp.
Aproxime-se e ande com gente realmente crente, gente que tem uma vida piedosa e o auxilia no crescimento espiritual.
Suas amizades são um indício de sua espiritualidade.
“Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és” ditado popular
Com quem vc tem caminhado junto?
Vc tem mais amigos crentes ou não crentes?
Suas amizades podem te influenciar tanto para o bem, quanto para o mal, então busque pessoas maduras para caminhar junto, para que possais crescer em conhecimento e na verdade da Palavra.
Se junte com seus amigos da escola que são crentes, não sei direito aqui quem que estuda com quem, mas se juntem durante a semana, 5 min durante o intervalo, e orem um pelo outro, compartilhem como está a semana, quais desafios vc tem enfrentado. Pessoas que irao te ajudar no crescimento espiritual.
Permaneçam firmes, Cristo está voltando
– Prossiga para o alvo
- Não pense que já chegou
- Prossiga deixando o que passou para trás.
- Lembre-se do prêmio.
– Considere o caminho já percorrido.
- Acompanhe bons exemplos e tome cuidado com os inimigos.
7. v. 20-21 - Lembre-se onde é a sua pátria.
- Paulo começa falando do alvo (v. 12) e termina falando desse alvo (v. 20,21), a saber, a pátria celestial.
Enquanto alguns preocupam-se somente com as coisas terrenas, Paulo aponta novamente para onde está o seu coração: a pátria celestial.
-Paulo começa falando de Cristo (v. 12) e termina falando de Cristo (v. 20,21):
a. v. 12 - Foi Cristo que nos alcançou para a perfeição.
b. v. 14 - É Cristo que nos dá o prêmio.
c. v. 20 - Cristo, o Nosso Salvador, virá do céu para nos buscar.
d. v. 21 - Cristo transformará os nossos corpos de acordo com o Seu glorioso corpo.
Ou seja, é Cristo que nos faz peregrinos e é Cristo que nos conduz até a nossa casa!
Não é pelos nossos méritos, não fomos nós que nos conquistamos e nos direcionamos para o céu, a obra é de Cristo e para Cristo, Ele que começou a obra nos nossos corações e promete que um dia irá terminar-la.
Vamos relembrar, já vimos esse texto bem no começo da carta aos Filipenses.
Filipenses 1.6 “Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.”
Não depende de nós, apenas Cristo e seu poder.
Ilust.:
Bunyan descreve um pouco do sentimento de chegada quando descreve a chegada de Cristão e Esperançoso:
“Então vi em meu sonho os dois homens passando pelo portão, e eis que, entrando, se transfiguraram e receberam vestes que resplandeciam como ouro. Também alguns os receberam com harpas e coroas, que lhes foram dadas: a harpa para o louvor e as coroas como sinal de honra. Nesse momento, ouvi em meu sonho que todos os sinos da cidade repicavam de júbilo, e aos peregrinos se disse: “Participe da alegria do seu Senhor” (Mt 25:21). Ouvi também que os próprios peregrinos cantavam a plenos pulmões:
— Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro, sejam o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre! (Ap 5:13)”.
Aplic.
Quando você pensa em futuro, o que você pensa? Ser rico? terminar logo a escola? terminar logo a faculdade e começar a trabalhar de fato? Viajar pelo mundo? Ser famoso, influente na cidade, ou jogador. Nada se compara ao prêmio que nos está reservado. Nada se compara com o que iremos receber em Cristo Jesus, nEle teremos a esperança de que um dia, tudo passará, e apenas Cristo restará.
Claro, isso não quer dizer que não devemos estudar, trabalhar ou mesmo casar, mas apenas esperar o céu!
De forma nenhuma! Isso significa que tudo o que diz respeito a essa vida, não é o alvo final, então não deve ser o centro da nossa vida. Tudo o que fazemos, trabalho, estudos, lazer, tudo deve ser feito com vistas à eternidade.
Deus, atraves da sua rica misericórdia, enviou seu filho, para nos tirar do reino das trevas, estavamos presos em nossos pecados, presos em nossos desejos insuficientes para nos trazer alegria, porem Cristo morreu por nós, e por isso nossa vida é transformada.
Amanha celebraremos a Pascoa juntos, e ela nao sginifica entrega de ovos de chocolate, ou comemorar o coelho da Pascoa que nem o mundo tenta vender. A pascoa é a celebracao da morte e ressurreicao e Cristo na cruz, ele morreu pelos nossos pecados, ja vimos isso um pouco na EBD, ele foi o cordeiro sacrificado por nós na cruz, pagou de uma vez por todas pelos nosso pecados. Por isso celebramos a pascoa, esse é o verdadeiro motivo, Crsito, morto e ressurreto, é por conta desse acontecimento que estamos aqui hoje, e apenas atraves da fé nesse acontecimento que podemos ser salvos.
Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo.
Agora, nossa verdadeira alegria se encontra nEle, todo nosso querer e realizar está em Cristo, tudo que fizermos, deve ser com o foco na eternidade. Porque nao somos daqui, estamos rumando para o céu, salvacão que vem em Cristo Jesus.
Diante de tudo isso, o capitulo 4 comeca assim:
Filipenses 4.1 “Portanto, meus amados irmãos, de quem tenho muita saudade, vocês que são a minha alegria e coroa, sim, meus amados, permaneçam, deste modo, firmes no Senhor.”
Diante de tudo que passamos, diante de tudo que vivemos, seja na escola, seja na familia, permaneça firme no Senhor, firme no alvo, afim de alcancar o premio celestial.
Diante as dificuldades, tristezas, diante dos inimigos da cruz, permanecam firmes no Senhor. Ate que ele venha nos buscar, e transformar nosso corpo mortal. Rume essa peregrinacao firme no Senhor, por que nao depende de nos, nao conseguimos realizar nada com as nossas forcas, apenas no Senhor, podemos encontrar essa forca.
Entao ore a Deus, entregue seu coração, diga “Senhor, eu nao consigo, em mim, nao ha forca para viver, mas em ti, Deus, tenho esperança. Transforme meu coração, cria em mim um coração novo, que anseia por ti, me ajude a permanecer firme em ti, porque sozinho eu nao consigo”.
Conclusão
Permaneçam firmes, Cristo está voltando
– Prossiga para o alvo
- Não pense que já chegou
- Prossiga deixando o que passou para trás.
- Lembre-se do prêmio.
– Considere o caminho já percorrido.
- Acompanhe bons exemplos e tome cuidado com os inimigos.
- Lembre-se onde é a sua pátria.