Tema: Não há salvação sem a ressurreição.
Notes
Transcript
1Coríntios 15.12–22
12 Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos? 13 Se não há ressurreição dos mortos, nem Cristo ressuscitou; 14 e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm. 15 Mais que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo. 16 Pois, se os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou. 17 E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados. 18 Neste caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. 19 Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão. 20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dentre aqueles que dormiram. 21 Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. 22 Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados
Introdução:
Lemos que havia alguns na igreja em corinto que não acreditavam na ressurreição dos mortos, e nessa manhã celebramos a ressurreição do Senhor Jesus Cristo, falar sobre a ressurreição é o fator mais importante para o cristianismo, porque não há cristianismo sem a ressurreição, não podemos falar de Jesus, falar da cruz, do sangue precioso de Cristo, se a ressurreição não estiver no final da história. Veremos que sem a ressurreição, ou se duvidarmos dela, somos as pessoas mais enganadas da história.
Um cristão não é uma pessoa duvidosa. Um cristão é uma pessoa que tem um coração ardente, um coração inflamado com a certeza da ressurreição.
R. C. Sproul
Meus irmãos, precisamos entender que Cristo verdadeiramente ressussitou, e quando você compreende esse fato, ele é único e crucial para sua vida, isso muda a forma como voce serve na sua igreja, como voce testemunha sobre Cristo, muda a forma como você se relaciona no seu trabalho, na faculdade, na escola. Muda como você vive com seus familiares e amigos. Porque se você compreende o evangelho, você compreende a ressurreição, e ninguém permanece o mesmo, quando compreende o poder sobrenatural do evangelho.
Portanto, veremos que a ressurreição de Cristo não é apenas um evento histórico, mas ela é a base da nossa fé, de onde podemos renovar nossa esperança, de onde podemos viver, não apenas para essa vida, mas tendo a certeza que, quando Cristo ressussitou dentre os mortos, através dele, um dia também seremos ressussitados para a sua glória.
Nós Iremos ver 4 aspectos importantes sobre a ressurreição de Cristo.
1 Aspecto
1) A ressurreição é a mensagem do evangelho. 12
1Co 15.12 Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?
1Co 15.1–4Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2 Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. 3 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras.
O evangelho de Jesus salva, alías, ele é o unico evangelho que salva.
Não existe outra mensagem a ser dita, não a nada demais a ser proferido ao mundo, Jesus morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressussitou ao terceiro dia, para que um dia nós os que cremos nele, também ressussite e viva para sempre com o Senhor.
Ele é o caminho, ele é a verdade, ele é a vida.
2 Aspecto
1) A ressurreição é a mensagem do evangelho. 12
2) É inútil crer no evangelho se não crermos na ressurreição. 13-15
1Co 15.13–15 13 Se não há ressurreição dos mortos, nem Cristo ressuscitou; 14 e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.15 Mais que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo.
2.1) Oque os Corintos pensavam na época sobre a ressurreição de Cristo?
Os Corintos ouviram a mensagem do evangelho e creram, porém começaram a deixar de acreditar na ressurreição do corpo, para crer na ressurreição apenas do espirito.
Não podemos saber ao certo quantas pessoas em Corinto questionavam esta doutrina, que influência exerciam na igreja, ou quem eram.
Mas essas pessoas eram Influenciadas pelo pensamento grego, de que a alma é boa mas o corpo é mal, esses membros da igreja acreditavam que a alma é imortal, mas não criam na ressurreição do corpo, acreditavam que existia uma vida após a morte, mas que não existia uma ressurreição.
Por causa da ressurreição dos mortos estou sendo julgado hoje diante de vocês” At 24.21. Então Paulo ja tinha passado por essa negação em Jerusalém, muitos que acreditavam em Jesus e quem não acreditava, julgava o apóstolo e não aceitavam essa realidade.
Quão perigoso é afastarmos do ensino biblico, para darmos ouvidos a ensinamentos do homem.
Testemunhar contra Deus é mentir para o próprio Deus.
O próprio Deus seria mentiroso se Cristo não ressuscitasse.
2.2) O que muitas igrejas pensam hoje, sobre a ressurreição de Cristo?
O evangelho não é pregado nas igrejas, Cristo não é o centro das pregações
Estão mais preocupados com os eventos na igreja, com as danças, do que a mensagem bíblica.
O mundo gospel pensa na sua saúde financeira, seus projetos pessoais e profissionais, mas não pensam um minuto na vida eterna.
Paulo diz que se os cristãos, diz crer em Jesus, mas não viver a ressurreição, essas pessoas estão em uma escuridão profunda.
3 Aspecto
1) A ressurreição é a mensagem do evangelho. 12
2) É inútil crer no evangelho se não crermos na ressurreição. 13-15
3) Não crer na ressurreição é permanecer em pecado, é não ter esperança. 16-19
1Co 15.16–19 16 Pois, se os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou. 17 E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados. 18 Neste caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. 19 Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão. (os mais infelizes de todos os homens, os mais miseráveis de todos os homens.)
Não crer que o Salvador ressuscitou dentre os mortos, é o mais baixo nível de vida que uma pessoa vive.
Negar a ressurreição do corpo é estar condenado sob a ira de Deus.
Pregar sobre a ressurreição é crer que as pessoas sejam salvas da condenação eterna.
Crer na na Cruz é crer na ressurreição “Não há cruz sem a ressurreição”, porém pregamos que somos salvos na Cruz, que somos salvos no sangue derramado do cordeiro, se pararmos ai, a obra de Cristo não esta completa e se não esta completa, estamos perdidos e ainda estamos mortos por causa dos nossos pecados.
Irei insistir um pouco mais sobre os versiculos 18-19.
Paulo não esta dizendo que que se Cristo não ressussitou, quem morreu acreditando nisso, não existe mais e que a vida da pessoa acabou após a morte, o que Paulo esta nos dizendo é algo terrivel, (“Perdidos” Se estão perdidos é porque continuam existindo.) Morreram mas continuam a existir, porém como pessoas não redimidas, não salvas e sem seus pecados pagos pelo salvador. E mais, quem crê em Cristo apenas para essa vida é o mais miserável entre os homens, se ele não ressussitou fomos todos enganados, se Cristo não ressussitou, quem vive para o mundo, quem vive para comer, beber e morrer, 1Co 15.32 são eles que estão com a razão, eles vivem melhor que nós … se cristo não ressussitou … não tem Céu, não há esperança e não tem salvador.
Meus irmãos o evangelho não é uma idéia ou uma opinião de uma pessoa, não podemos crer no evangelho com o que queremos acreditar, e sim no que as escrituras dizem, ou seja, não podemos crer na cruz e não no poder do sangue de Cristo, não podemos crer na ressurreição sem crer que isso realmente ocorreu.
Infelizmente nos dias atuais dentro e fora da Igreja, parece que a ideia de ressurreição perdeu o sentido, é estranha, não deixamos de ser “Cristãos”, mas vivemos com nosso coração enraizado no mundo e nos prazeres do mundo que não há espaço nem esperança para a vida eterna, ao lado do salvador Jesus.
Bem, esse é o resultado para quem é cristão ou não, que negam a ressurreição, que desacreditam na promessa do Senhor, de quem tem seus planos apenas para esse mundo. Todos estão perdidos e sem esperança, como eu disse anteriormente … Não tem céu e não tem salvador.
Eu concordo quando “Warren Wiersbe diz que um salvador morto não pode salvar ninguém”
Paulo agora afirma nos Versiculos 20-22 que a ressurreição de Jesus é real, porque o evangelho sem a doutrina da ressurreição não tem nenhuma mensagem de redenção e esperança.
4 Aspecto
1) A ressurreição é a mensagem do evangelho. 12
2) É inútil crer no evangelho se não crermos na ressurreição. 13-15
3) Não crer na ressurreição é permanecer em pecado, é não ter esperança. 16-19
4) A ressurreição nos traz a certeza da vida eterna. 20-22
1Co 15.20–22 20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dentre aqueles que dormiram. 21 Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. 22 Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados
Primícias … os primeiros frutos de muitos que viriam, penhores das futuras colheitas.
Precisamos crer que não adoramos um redentor morto, mas um salvador vivo! Jesus promete nos dar a vida eterna e ninguém pode prometer a vida eterna se não a possuir.
Em Adão não podemos nos salvar, em Adão veio a morte para todos os seus descendentes, por isso Romanos 3.23 “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,”
“O pai Adão caiu, e eu caí porque eu estava nele. O Senhor Jesus Cristo ressuscita, e eu ressuscito se estou Nele.” Charles Spurgeon
Rm 4.25 Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.
Rm 10.9 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
Em Cristo a morte não é o fim, ele é a primicia da vida eterna, a ressurreição de Cristo foi para vivermos para sempe ao seu lado.
Em Cristo não a morte, não a choro, não há sofrimento, não há dor. Esse é ponto forte da nossa pascoá! Temos vida eterna, porque Cristo o nosso cordeiro pascoal, levantou dentre os mortos e através dele as primicias, o primeiro, quem crer no Senhor Jesus, também sera ressussitado no ultimo dia!
Conclusão.
Estar em Adão é estarmos por causa da nossa natureza, ou seja, independente dos seus esforços, não há esperança, pois em Adão todos morreram.
Estar em Cristo é uma decisão, decisão de ter os pecados perdoados, a vida restaurada e uma vida transformada pela graça de Deus.
A ressurreição faz com que sua vida aqui não seja tão importante, os sofrimentos, as felicidades, as lutas e conquistas. Casamentos e a busca insensante da liberdade financeira, meus irmãos se você vive com a certeza da ressurreição, nada aqui sera mais importante do que o Senhor para você. Ter a certeza de você será ressussitado dentre os mortos, fara com que você queira viver para a glória de Deus.
Vá até Jesus, volte-se para ele, tenham um encontro com o salvador! Peça perdão pelos seus muitos pecados e creia que a morte dele na cruz pagou o preço pelos seus pecados e que a ressurreição de Jesus é a garantia de que você também viverá eternamente. Meus irmãos, isso é maravilhoso, essa deve ser nossa grande esperança! Esta é a promessa de Jesus para você: Jo 5.24–25 24 “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. 25 Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.