Vivendo na Babilonia pós Moderna (5)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Decida Não se Contaminar

Contaminar é um tema que esta no texto de Daniel cap 1 vs 1-5
Daniel 1.1–5 ARA
No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou. O Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e alguns dos utensílios da Casa de Deus; a estes, levou-os para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e os pôs na casa do tesouro do seu deus. Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus. Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, ao cabo dos quais assistiriam diante do rei.
Com certeza você ja ouviu várias mensagens neste texto, mas eu quero te levar para dentro do contexto deste texto para que possamos entender a situação que estava acontecendo ali, para que possamos interpretar este texto e após isso entender e aplicar na nossa vida.
Daniel cap 1º 1-5 vamos examinar o contexto histórico vai falar da:

1- Morte de Nabopolassar que segundo alguns comentaristas ocorre em 06 setembro de 605 a.c e inicio do Reinado de Nabucodonossor.

Quem era Nabopolassar? Foi o pai de Nabucodonosor , era o fundador da dinastia caldeia, e Nabucodonosor até então , antes da sua morte era o comandante do exercito da Babilônia.
E Nabucodonosor tinha saido, segundo Flavio Josefo, tinha saído para conquistar reinos para a Babilônia , ali no comando do Exercito babilônico, quando ele recebe a noticia no ano de 605 da morte de seu pai e ele recebeu a notícia por um mensageiro dizendo: que deveria voltar para a Babilônia para poder assumir o trono deixado pelo seu pai que havia morrido.
Nessa volta ele dá ordens para Aspenaz, que era o seu enuco para escolher em Jesusalém Jovens que tivessem sangue real, fossem de familias nobres, para que pudesse treinar e ser assistente no seu palácio.
Ela dá algumas qualidades que considero importante desses jovens que Aspenaz deveria levar para a Babilônia e foi justamente aqui que Daniel, Sadraque, Mesaque e Abenego entram na história.
Daniel e seus 3 amigos foram levados para a Babilônia no ano de 605, por causa desta ordem que foi dada a Aspenaz para escolher jovens de linhagem real, nobres, jovens sem defeito, de boa aparência, que tenha sabedoria, que sejam doutos em ciência e conhecimento e competentes.
Então Aspenaz deveria escolher esses jovens em Jerusalém, jovesns que tenham sangue real, que sejam de famílias nobres, nao tenham defeitos, de boa aparência, sábios, doutores em ciência e conhecimento, para serem assistentes no palácio. Ele diz eu vou reinar mas eu vou levar também aguns jovens, para que eu possa treinar para reinar junto comigo e me ajudar.
Eu vou usar as habilidades desses jovens, para ampliar o meu reino na Babilônia, era esse o conceito que Nabucodonosor tinha quando mandou Aspenaz escolher eses jovens ali em Jesusalém.
A segunda recomendação que Nabucodonosor além de escolher esses jovens foi:
Ensine a cultura e a lingua babilônica. Aqui alguns comentaristas dizem o seguinte:
---- Você vai pega estes jovens , e os comentaristas dizem que Daniel neste período e os seus amigos tinham na faixa de 16 anos de idade, então quer dizer, são jovens ainda que estão em formação, são jovens que a mente ainda esta sendo formada, tinham em media 16 anos de idade e Aspenaz tem a missão de começar a ensinar eles a cultura babilônica.
Neste contexto quero trazer para os nossos dias o significado de tudo isso nas palavas de Agostinho.

Agostinho disse: A guerra entre Babilônoa e Jerusalém é a guerra entre a cidade do mundo e a cidade dos céus, ou a cidade de Deus.

Nabucodonosor neste contexto, e para os nossos dias atuais, é o rei dessa cidade, do mundo e Aspenaz é o doutrinador, aquele que é inspirado por Satanás para ensinar a cultura babilônica e a linguagem babilônica.
Atente para a questão, olha escolha que Nabucodonossor mandou Aspenaz fazer, selecionar: Tipos de jovens que tenham sangue real, se nos trazemos esta palavra para nossos dias atuais, oque Satanás esta querendo escolher?
Oque o príncipe deste mundo está querendo escolher? Um joven que tenha sangue real, jovens que sejam príncipe nobres, jovens que tenham sabedoria, e o olha oque a palavra diz em Proverbios 9.10
Provérbios 9.10 ARA
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
Então somente quem teme ao Senhor e tem sabedoria , Jovens doutado em ciencia, que tenha sabedoria para que ele possa pegar estes jovens que tenha sangue real, que tenha sabedoria, que tenha ciência para usar os seus talentos, para usar a sua capacidade no seu reino.
Então contextualizando esta palavra Aspenaz é o doutrinador, aquele que vem para ensinar a lingua do mundo a intenção de Aspenaz como doutrinador é transformar judeu em babilônico.
No comentário biblico Vida Nova explica assim: “que oque eles estavam tentando fazer com estes jovens era uma lavagem celebral, para que eles possam se adequar à cultura e a linguagem da babilônia”, usar os talentos e dons que eles tinham para o crescimento da Babilônia.
Aplicando esta palavra já desde o inicio, ( ouça oque o Espirito diz a igreja), oque Satanás esta querendo?
Jovens que tenha sangue real, que sejam filhos do Rei dos reis, Senhor dos senhores, jovens que tenham sabedoria de Deus, jovens que tenham conhecimento de Deus e iluminação de Deus, para que eles sejam doutores, estamos tendo doutrinação através da propaganda, através da escola, doutrinação através das musicas.
Então o interessa da Babilônia é simplesmente transformar aqueles que servem ao Senhor, aqueles que tem o sangue real, que são filhos do Rei em babilônico em uma pessoa mundana, para que ele possa usar seus dons e talentos para ampliar o seu reino malignino nessa terra, essa é a contextualização para que você possa entender a mensagem.
Mas quando chega no Verso 5 de Daniel, a Biblia diz que Daniel decidiu não se contaminar comos manjares do rei e nem com o vinho do rei, tampouco com a comida do rei, a decisão de Daniel não era simplesmente como alguns interpletam, ele não comeu porque aquela comida era oferecida a demonios, também não comeu porque ali tinha animais que eram proibidos.
Tambem Daniel neste texto a maioria dos comentaristas dizem : que “Daniel decidiu não se contaminar porque já tinham mudado o nome dele, ele ja estava na Babilônia e quando chegou a para a questão da comida ele diz: Olha peço a vocês que apenas que me permita não me contaminar,” o porque dessa expressao? Haja visto que o vinho não era proibido, não era uma comida proibida, aja vista que o manjar do rei poderia ter coisas que não eram proibidas.
Embora tudo era oferecido a demonios existia algumas coisas porque ele decidiu não se contaminar:
1º Não sou amigo da Babilônia, Daniel 11 vai nos falar da seguinte forma que ate aqueles que comiam dos manjares, viraram as costas, isso nos da a entender que comer dos manjares de Nabucodonosor era ter amizade , era ter parceria e companheirismo com ele.
A Biblia diz 1 Reis a partir vs 18 que os profetas de Baal os profetas da época de Elias comiam da mesa de Jezabel, não é que comiam na mesa com Jezabem, mas comiam da mesma comida que era servida na mesa de Jezabel, ela alimentava para poder ter apoio desses profetas.
Oque Daniel esta querendo evitar essa questão de amizade, comer da mesa do rei, comer na mesa do rei, era fazer amizade com o rei da Babilônia e Tiago diz que : “ se somos amigos deste mundo, somos inimigos de Deus”, então comer na mesa de um rei qualquer era ter amizade com ele, criava-se vinculo de amizade, e com este rei e este reino Daniel não queria se contaminar ele tava na Babilônia, mas não era amigo dela, ele não era da Babilônia.
E em breve ele sabia que Deus iria mudar esse cativeiro.
2º Ponto porque Daniel decidiu não se contaminar.
Por que não serei transformado em um Babilônico
Se contaminar neste texto era se deixar tornar por completo, ele viu mudar seu nome, mas nao podiam mudar oque ele era no seu interior, ele não posiam mudar sua identidade, então se Daniel aceitar se assentar e comer da mesa do rei, Daniel perderia a sua identidade ou seja tudo oque ele aprendeu, tudo oque ele era seria jogado no lixo, era isso que Nabucidonossor, queria que eles pegassem todo oque eles prenderam com os pais , com os mestres, com os que ensinaram as leis e jogassem aquilo fora e apredesse agora a cultura babilônica, a comida babilônica, recebessem o nome babilônico e fosse transformado em um babilônico.
Daniel disse eu não serei transformado eu sou um Judeu por isso eu não vou me contaminar, não vou me entregar por completo ao que esta acontecendo aqui, ele decidiu não perder a sua identidade, ELE SABIA QUE SERIA A PROXIMA GERAÇÃO DE LIDERES
3º NÃO VOU ME CONTAMINAR, PORQUE SEREI A PROXIMA GERAÇÃO DE LIDER.
A inteção de Nabucodonossor era levar aqueles que tinham sangue real, aqueles nobres, era porque eles iriam assumir o comando da nação no futuro, porque se pai que é Rei morre quem assume é o filho, então levando esses principes lá para Babilônia e eles deixando se contaminar, assumindo uma nova identidade na Babilônia, oque haveria em Israel, não haveria mais lideres, não haveria mais quem assumisse o cajado, não haveria quem daria continuidade ao trabalho iniciado em Jerusalem, em toda a pespectiva de liderança seria exterminada ali.
Daniel diz não serei contaminado, porque serei a proxima geração, Daniel estava com 16 anos de idade e entendia que estava sendo preparado para a proxima geração que estaria liderando um povo de Deus .
Finalizando
A Exortação de Deus para sair do meio da Babilônia Apocalipse 14.8
Apocalipse 14.8 ARA
Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição.
Apocalipse 18.2-24
Voce vai ver Deus exortando, Apocalipse 18.2-24 Deus esta dizendo: “ sai do meio da Babilônia, porque quando o castigo vier para a Babilônia, vira sobre aqueles que concordam com ela, que se prostituiram com ela, o castigo vira para aqueles que se contaminaram com ela, então devemos não nos contaminar porque a Babilônia passa e logo vem o reinado do ungido do Senhor.
A biblia vai nos dizer a historia que depois de Nabucodonosor, depois de seu filho assumir o comando, passou algum tempo, alguns anos a Biblia vai nos dizer que Deus levantou Ciro que no cap 45 de Isaias, Deus o chamou de ungido e esse ungido chegou e libertou o povo Judeu e disse volta para casa, porque eu não devo me contaminar.
Porque a Babilônia vai passar o reinado de Nabucidonosor, vai passar. Breve aquele que o novo testamento é conhecido como Jesus Cristo, e Cristo significa ungido, vai nos libertar da opressão da Babilônia e vai nos levar de volta para casa.
Related Media
See more
Related Sermons
See more