Um discípulo e um filho amado
Notes
Transcript
2Tm 1.6-14
Introdução
1. O começo da carta já vimos o fundamento da Fé na imortalidade prometida e cumprida em Cristo, revelando assim aos portadores da fé, essa graça e misericórdia. Assim também de ter sido entregue a ele (Paulo), o Ministério de ser o seu Apóstolo.
2. A seguir temos que lembrar a nós (crentes), sobre a graça e a misericórdia que Deus decretou firmada nas revelações das profecias Antigas.
3. E a graça se encontra no fato de Deus em seu caráter de bondade, estender essa bondade para com sua criação. Enquanto a misericórdia visa a salvação de seres que estão em estado de miséria, mortos em seus delitos e pecados - Eles estavam arruinados na relação com Deus, agora reconciliados pelo pagamento das suas ofensas na obra da cruz.
4. Agora, se a cruz não levar a uma consciência de arrependimento…não pode restar alternativa. A ira de Deus continua sobre os desobedientes.
I - A instrução modelo de um crente fiel (v.2-5)
5. Paulo chama Timóteo de amado filho. Em sua primeira carta é chamado de “verdadeiro filho na fé”. Na primeira viagem de Paulo, em Listra muitos se converteram, e parece que Loide, Eunice e Timóteo estavam entre eles - porque na segunda viagem, Paulo ao passar em Listra vai levar Timóteo, pois João Marco havia sido rejeitado pelo Apóstolo devido o abandono na primeira viagem.
6. (v.3) Sirvo a Deus, o mesmo de meus antepassados- com certeza Paulo está relembrando que é a mesma fé de Abraão à Moisés e os profetas. Estes creram na ressurreição dos mortos e na imortalidade da alma (Atos 24.14“ Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas,)” Defesa perante Felix, quando acusado por Ananias e Tértulo (Sumo sacerdote e Procurador).
7. É nos v.3-5 que reconhecemos a vital importância da instrução cristã. O pai de Timóteo era grego, e não temos evidência de sua relação com a instrução ao seu filho. Porém, a Avó Loide e a mãe Eunice dedicaram tempo precioso na instrução do neto e filho. Loide instruiu a filha e ambas passaram o ensino a Timóteo.
8. Essa primeira instrução só poderia ser que, tanto a avó como a mãe eram mulheres tementes a Deus, na Lei de Moisés, os salmos e os profetas. E quando Paulo pregou em Listra o evangelho de Cristo essas mulheres e Timóteo se converteram.
II - Modelo de família, solo fértil para a conversão e o caráter fiel (v.5,6).
9. Cristão atual deve ter a Bíblia como base na educação da família. A família bíblica não é isso que estamos vendo. Estamos sendo educados pela tecnologia, e separados cada um com seu celular, e deixamos que o celular eduque nossos filhos. Aí eu te pergunto - o que uma criança, um adolescente vai buscar na internet? Vc acha que ele vai procurar a Bíblia no celular? Vc sabe que não, mas a maioria não se importa com o que o filho está fazendo…Isso não é amor! Isso é comodismo, preguiça, e o pior - é na verdade, a prova pai, ou mãe são desconectados dos seus filhos. Isso prova que vivemos num tempo de insensatez, de falta de amor disciplinador. O verdadeiro amor educa e disciplina.
10. Se vc chega em casa, e ela está incendiando, seu filho/a está dormindo la dentro. O que vc faz? Chega assobiando, em passos lentos, ou começa a correr e a gritar para que seu filho acorde, e arrasta-o para fora?
11. Vale a pena o esforço? Nossos filhos não tem valor?
12. Será que uma pregação de 45 minutos no domingo é o suficiente para vencer toda a informação que a TV e a internet faz quase que o os sete dias da semana? A criança precisa de pai e mãe que leiam e orem diariamente com elas.
13. Um homem ou mulher de caráter, que respeita seus progenitores, que é comprometido com sua própria consciência, que se envergonha de faltar a um compromisso, que honra sua própria palavra, só é produzido pela educação comprometida com a educação cristã, que tem sua base na Bíblia diária, na oração diária.
III - Uma amizade leal (v.4).
14. Lembrado das tuas lágrimas. Essa amizade genuína lembra a amizade de Davi e Jônatas. Essa amizade é uma amizade que vale a pena. É uma amizade de verdadeiro amigo.
15. Mas, esse caráter foi construído primeiro, pelo caráter de duas mulheres tementes a Deus, e depois pela companhia e discipulado de Paulo. Paulo que o havia conduzido a Cristo. Paulo levou-o em sua companhia e Timóteo conheceu um amigo que podia confiar sua própria vida a ele. Esse amigo nunca ia decepcioná-lo. Timóteo conheceu um amigo sincero a ponto de quando tiveram que se separar o discípulo derramou lágrimas. Dedicação, lealdade, sinceridade, palavras edificantes.
IV - Reavives o Dom de Deus, não seja covarde (v.6-14).
16. Não temos certeza de algum outro dom espiritual. Mas uma coisa sabemos, Timóteo tinha um ministério pastoral, e, muitos abandonos estavam acontecendo. Creio que Paulo lembrava da traição de Pedro, depois de confessar que iria com Jesus até a morte.
17. Em tempos de perseguição é preciso de mais apego a Deus. Em tempos de apostasia e apatia é preciso de exortação, porque a negligenciar o ministério é tornar-se “pedra de tropeço” para o evangelho.
18. Agora, Preste atenção - o ministério não é dedicação ao pastor da igreja local. A lealdade ou relaxo é para com o dono da igreja, Cristo. Não estamos aqui por nossa vontade, o ministério, embora seja por meio da igreja, no entanto, é concedido pelo cabeça da igreja?
19. Por isso Deus diz em muitas ocasiões - não é a você que eles rejeitam, é a MIM que estão rejeitando. Quando alguém negligencia o dom ou a função que aceita e promete cumprir, está negando a sua fé e o seu caráter está exposto de forma vergonhosa diante dos homens. Porém, está numa condição pior, e de juízo perante Deus. De Deus não se zomba!
20. Por isso, Paulo não só anima, mas exorta para o perigo de não perder o que havia recebido por meio da imposição das mãos - ou seja, da ordenação da igreja, através das mãos do Apóstolo.
21. O que Timóteo corria o risco de perder? O TESTEMUNHO (v.8b) - fracassar em testemunhar é fracassar na fé, ou provar ser um ministro hipócrita, que fala, mas na hora de comprovar o que fala, nega. Isso é dar mau testemunho. Isso é ser pedra de tropeço.
22. Perder as SÃS PALAVRAS - não eram palavras bonitas. Sãs palavras identificam o evangelho. O evangelho que tira o homem das trevas. Mas para que ele seja tirado das treva, ele é ofendido no seu caráter inimigo de Deus.
23. Era isso que fazia de Paulo um encarcerado. Era por causa do evangelho, dado gratuitamente pela cruz revela é a nossa dívida - e ninguém gosta de ser identificado com transgressor. Mas, é isso que não gostamos. E isso mostra que precisamos de arrependimento.
24.O BOM DEPÓSITO - É possível que tudo o que Timóteo havia recebido era necessário que guardasse como uma pérola de preço inestimável. A vida eterna manifestada agora por Cristo. que destruiu a morte. O evangelho.
25. (v.8) - Não te envergonhes, antes participa comigo dos sofrimentos - a favor do evangelho, e do testemunho de nosso Senhor. A prisão nem sempre é para delinquentes. Muitos verdadeiros servos de Cristo passaram pelas prisões, e ainda em muitos lugares a prisão e a morte por causa do evangelho é real. Porque o evangelho ofende as consciências que ainda estão sob o domínio do príncipe das trevas.