A Páscoa e a Ceia – Estudo Bíblico EBD

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 702 views
Notes
Transcript
Êxodo 12.24–27 E, quando estiverem na terra que o Senhor lhes dará, como prometeu, observem este rito. Quando os seus filhos perguntarem: “Que rito é este?”, respondam: “É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando matou os egípcios e livrou as nossas casas.”
Na Celebração da Páscoa Judaica, temos elementos representativos que contam a história de como Deus como forte mão libertou seu povo da Escravidão do Egito. Na Páscoa tinham três alimentos, o cordeiro, os pães asmos e as ervas amargas.
O cordeiro, havia sido sacrificado para que seu sangue fosse passado nos umbrais das portas, ao comerem o cordeiro, se lembrariam de que, pelo seu sangue, a ira do Senhor não recaria sobre eles.
Os pães asmos, sem fermento, representando a pressa com que o povo saiu do egito.
As ervas amargas representando o sofrimento que o povo havia passado na escravidão do Egito.
Jesus como um bom Judeu também celebrava a páscoa anualmente! Quero falar sobre a Ultima Páscoa de Jesus com seu discípulos.
Lc 22.7-20 vemos que Jesus dá instruções sobre onde seria realizado a celebração da Páscoa! Os discipulos vão, preparam todas as coisas e no final da tarde, Jesus se assenta a mesa com eles para comerem a refeição. Lc 22.14: Chegada a hora, Jesus se pôs à mesa, e os apóstolos estavam com ele. 15Então Jesus lhes disse:— Tenho desejado ansiosamente comer esta Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento. 16Pois eu lhes digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no Reino de Deus.
Esse era um momento muitíssimo importante e o nosso Senhor fala como ansiava por este momento com os seus discípulos! Essa seria sua ultima refeição juntos, está seria a ultima Páscoa que celebrariam juntos até que se cumprisse o Reino de Deus.
Jesus aqui estava celebrando a páscoa judaica com seus discipulos. E então, no meio daquela celebração, Jesus muda o roteiro e estabelece a sua ceia! Em Marcos 14.22“E, enquanto comiam.” Lucas 22.19–20 “E, pegando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: — Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim. Do mesmo modo, depois da ceia, pegou o cálice, dizendo: — Este cálice é a nova aliança no meu sangue derramado por vocês.”
A Ceia substitui então a páscoa! Jesus estava ressignificando a Páscoa, mostrando que ele mesmo era o cumprimento pleno daquele rito! A páscoa era uma sombra, Cristo é a realidade!
Falamos sobre os elementos da páscoa Juidaica: Cordeiro, pão, ervas armargas.
Jesus ao celebrar a páscoa estava apontando para si mesmo! O cordeiro era o próprio Jesus! João 1.29 “No dia seguinte, vendo que Jesus vinha em sua direção, João disse: — Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” 1Coríntios 5.7“Joguem fora o velho fermento, para que vocês sejam nova massa, como, de fato, já são, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.”
Os pães sem fermentos que representavam a pressa do povo na saída do Egito é resignificado! Jesus partindo o pão diz: esse é o meu corpo! O ato de Jesus partir o pão, mostra que seu corpo foi partido pelos nossos pecados! O seu corpo seria partido ali na cruz, sofreria a dor e toda a ira de Deus!
O vinho! também era costume dos judeus beber vinho na Páscoa! E Jesus diz que esse vinho era o seu sangue! O sangue da nova aliança! O sangue do cordeiro, que nos livra da morte eterna! O sangue do cordeiro que nos livra da ira de Deus! Pelo seu sangue somos lavados! Pelo seu sangue somos perdoados!
Portanto, agora celebramos a ceia do Senhor! Porque Ele é nosso cordeiro Páscal, Ele é nossa Páscoa! Pr Augustus Nicodemus diz que todas as alianças que Deus estabeleceu com o homem, tinha sinais externos que representavam a aliança: A circunsição, a Páscoa! Na Nova aliança temos também sinais: O batismo (Novo Nascimento) A Ceia (Celebrando a morte de nosso Senhor, que nos dá a libertação)
Daniel Conegero: “A última Páscoa deu lugar à primeira Ceia do Senhor, ou seja, a Páscoa passou a ser a Ceia do Senhor. Também é interessante notarmos que a Páscoa apontava para o futuro, para frente, era o símbolo do que haveria de vir. Já a Ceia do Senhor aponta para o passado, para trás, como símbolo da promessa que se cumpriu.”
Um memorial, que celebramos não somente uma vez por ano, mas que devemos fazer continuamente! Lembrando de sua morte e ressureição! Do preço que foi pago la na cruz do Calvário para que pudéssemos sermos livres!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.