#80 RESSURREIÇÃO DE JESUS: APARIÇÃO AOS DISCÍPULOS (João 20,19-31)

80  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

NÃO CORRIGIDO

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.

Anúncio do Evangelho Segundo São João 20.19-23

GLÓRIA A VÓS SENHOR!

PALAVRA DA SALVAÇÃO. GLÓRIA A VÓS SENHOR.

Meu querido irmão e minha querida irmã, amados!

Na última ceia na Quinta-feira Santa Jesus instituiu a Eucaristia realizando liturgicamente aquilo que Ele iria realizar historicamente na sua Paixão, Morte e Ressureição.

Em vista deste Santíssimo e Diviníssimo Sacramento, na mesma ocasião, Ele instituiu o Sacerdócio Ministerial, ou seja, o Sacramento da Ordem, dando aos seus discípulos o poder de realizar liturgicamente de forma incruenta aquilo que Ele realizou na história de forma cruenta, ou seja, Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

A cada Santa Missa que é celebrada somos transportados para aquele momento da história, aos pés da Cruz de Jesus, cada um de nós somos o discípulo amado que está ao lado da Virgem Maria.

Assim como Ele fez na ceia, deu poder para seus sacerdotes ordenados de transubistanciar o pão e o vinho no Seu Corpo e Sangue, para que pudessemos comer da Sua Carne e beber do Seu Sangue e ter a vida eterna conforme Ele afirmou, escandalizando os judeus, no discurso do Pão da Vida: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.” (João 6.53).

Nesta mesma ocasião, antes de transformar o pão e o vinho no seu Corpo e Sangue e dá-los aos apóstolos, Ele fez uma cerimônia de purificação, lavando os pés dos seus díscipulos.

No domingo da Ressurreição, Ele institui o Sacramento da Reconciliação e da Penitência com essas palavras: “Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos.” (João 20.23). Dando assim, o poder aos seus sacerdotes ordenados de realizarem aquilo que Ele realizou na cerimônia do “lava pés”.

Quando recebemos o Sacramento do Batismo, o qual, antes da Sua ascenção aos céus Jesus enviou os díscipulos a todas ações para Evangelizarem e batizarem "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (cf. Mateus 28.19).

Jesus lhes concede quatro dons: a paz, a missão, o Espírito e o poder de perdoar os pecados.

Jesus ressuscitado sopra sobre seus discípulos e lhes diz eficazmente: Recebei o Espírito Santo. O Espírito, descrito como hálito de Jesus sobre seus discípulos, traz à memória a recordação da primeira criação (Gn 2,7).

Dessa maneira, Jesus, insuflando o Espírito, aparece como o artífice da nova e definitiva criação, para que a humanidade respire em Deus.

Os discípulos, revestidos do Espírito de Jesus, serão capazes de perdoar os pecados; trata-se do cumprimento das palavras enigmáticas de Jesus a respeito das obras maiores (14,12).

O poder de perdoar os pecados é um verdadeiro milagre, que enche de assombro os homens que já comentavam atônitos diante de Jesus: Quem pode perdoar pecados, senão só Deus? (Mc 2,7).

João 13.8 AVM
Disse-lhe Pedro: “Jamais me lavarás os pés!…”. Respondeu-lhe Jesus: “Se eu não os lavar, não terás parte comigo”.

SEJA LOUVADO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,

PARA SEMPRE SEJA LOUVADO! AMÉM.

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.