Sem título Sermão (3)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Poder, testemunho e graça abundante.

Atos, Volumes 1 e 2 a. Comunhão de Bens (4.32–35)

33. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e havia muita graça sobre todos eles.

As necessidades materiais e espirituais seguem juntas. Toda a comunidade se engaja na luta de ajudar materialmente uns aos outros, e os apóstolos proclamam o evangelho de Cristo. Especialmente depois da confirmação de Deus em resposta à sua oração, os apóstolos são incapazes de ficar calados e, com intrepidez, pregam a ressurreição do Senhor Jesus. Lucas escreve que continuam a assim fazê-lo com grande poder. As palavras grande poder não se referem aos milagres de cura, mas à plenitude do Espírito Santo que capacitava os apóstolos a pregarem com ousadia (comparar com v.30). A comunidade demonstra poder vibrante em apoio aos apóstolos, que deliberadamente menosprezam as ameaças do Sinédrio.

Mais uma vez Lucas enfatiza um dos temas básicos da pregação apostólica: “os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus” (veja 1.22; 3.15,26; 4.2,10). Eles se encontraram com Jesus pessoalmente depois de sua ressurreição; Jesus é o Senhor deles, como afirma Lucas. Em obediência ao seu Senhor, os apóstolos testificam da sua ressurreição (2.36).

A última parte desse versículo (v.33) equilibra as palavras grande poder com muita graça. Qual é o significado de “graça”? Alguns tradutores entendem que o termo significa “as grandes bênçãos de Deus” sobre todos os crentes. Essa é uma tradução livre do texto, particularmente devido à ausência da palavra Deus. Assim, outros tradutores interpretam o termo graça como “favor”, no sentido de que os habitantes de Jerusalém viam os cristãos com bons olhos: “todos gozavam de grande respeito” (JB; também NAB, NEB). Aqui está uma tradução apropriada, pois os cidadãos de Jerusalém observavam que os cristãos supriam as necessidades de todo o seu povo e ninguém era carente; ouviam os apóstolos pregarem a doutrina da ressurreição; e testemunhavam um poder inerente em razão da presença do Espírito Santo. O público em geral tinha uma impressão favorável acerca da comunidade cristã (comparar com 2.47; 4.21; 5.13).

Related Media
See more
Related Sermons
See more