Está Consumado!

Páscoa  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Introdução

Você sabe qual é o verdadeiro sentido da páscoa? Muitos ensinam que a páscoa é comer chocolate e isso vem do coelho. Mas será que esse é realmente é o sentido da páscoa?
A primeira páscoa foi celebrada a milhares de anos atrás. Quando o povo de Israel estava no Egito. E o faraó não deixou o povo sair, pois Deus havia endurecido o seu coração e a única forma foi Deus enviar a última praga: A morte dos Primogênitos. Para os israelitas, Deus disse para matar o cordeiro e colocar o sangue nos umbrais das portas, para proteger os seus primogênitos do anjo da morte (Êxodo 12.1-14).
O termo “Páscoa” significa passagem. O povo de Israel comemora a passagem da escravidão para a terra prometida. Os cristãos comemora a passagem da morte para a vida, pois alguém venceu a morte para que todos pudessem viver.

Contexto

O evangelho de João foi escrito com dois propósitos principais, o primeiro é para que as pessoas creiam que Jesus Cristo é o filho de Deus e quem nEle crer tem a vida eterna.
João 20.31 NVI
31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.
O segundo é para que os leitores pudessem ter a certeza de que herdariam a vida eterna, recebendo o dom gratuito de Deus.
Diante disso, o apóstolo João mostra o sacrifício de Jesus na cruz do calvário e relata a última palavra que Jesus disse antes de morrer. Veremos sobre a palavra que Jesus disse na cruz: “Está Consumado”.

Ideia Central

Jesus pagou o preço na cruz do calvário, cumprindo a missão do Pai Celestial para a sua vida.

Transição

Veremos três afirmações sobre o sacrifício de Jesus na cruz do calvário.

Desenvolvimento

1° A missão de Jesus terminou (v. 28 a)

João 19.28
Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído.
Jesus veio nessa terra para cumprir a missão de Deus, essa missão tinha um propósito extraordinário. Veremos três aspectos sobre a missão de Jesus:

1° Jesus deixou a sua glória no céu (Filipenses 2.6-8)

6 que, embora sendo Deus,
não considerou
que o ser igual a Deus
era algo a que devia apegar-se;
7 mas esvaziou-se a si mesmo,
vindo a ser servo,
tornando-se semelhante
aos homens.
8 E, sendo encontrado
em forma humana,
humilhou-se a si mesmo
e foi obediente até a morte,
e morte de cruz!
Jesus sendo Deus, não se apegou ao fato de ser Deus. Essa atitude demonstra humildade da parte do Senhor, porque ele sendo Deus, fez algo incrível e inexplicável. Ele se esvaziou de si mesmo, ou seja, deixou a sua glória no céu, para servir a humanidade e obedecendo a Deus Pai, passando pela morte de cruz. Ele sendo Deus, adquiriu a natureza humana, para servir a humanidade.

2° Jesus foi sacrificado na cruz (Hebreus 10. 5-7)

5 Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse:
“Sacrifício e oferta
não quiseste,
mas um corpo me preparaste;
6 de holocaustos e ofertas
pelo pecado
não te agradaste.
7 Então eu disse:
Aqui estou,
no livro está escrito
a meu respeito;
vim para fazer a tua vontade, ó Deus”.
No Antigo Testamento acontecia os sacrifícios de animais, mas eles não eram suficientes para pagar o preço do pecado, porém, eles apontavam para o sacrifício perfeito e único, que a luz do Novo Testamento é o Senhor Jesus. Ele sendo o Filho de Deus, foi sacrificado na cruz para dar vida ao pecador. Ele foi esmagado, massacrado, passou pelo sofrimento, para cumprir a missão de Deus.

3° Jesus revela o amor do Pai (João 3.16)

16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jesus revela o amor do Pai por meio da sua morte na cruz do calvário. Deus amou tanto o mundo, que decidiu enviar o seu filho nessa terra, passando pela humilhação, pelo sofrimento, pela rejeição das pessoas, para salvar dá vida eterna ao pecador.

2°As Escrituras se cumpriram (v. 28 b-29)

João 19.28–29
28 b para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”. 29 Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de Jesus.
Todas as Escrituras se cumpriram a respeito de Jesus. Ele sempre teve esse cuidado de ver as Escrituras se cumprindo e perto de morrer ainda faltava uma profecia a ser cumprida. Veremos três profecias que se cumpriram sobre Jesus:

1ª Jesus é o descendente da mulher (Gênesis 3.15)

15 Porei inimizade
entre você e a mulher,
entre a sua descendência
e o descendente dela;
este lhe ferirá a cabeça,
e você lhe ferirá o calcanhar”.
Desde o início da história, as Escrituras já apontava para o redentor, que viria para salvar a humanidade. Deus disse que o descendente da mulher esmagaria a cabeça da serpente, isso significa que Cristo venceria a morte e derrotaria satanás, na sua ressurreição. E a serpente iria ferir o calcanhar, ou seja, Jesus iria sofrer.
Jesus derrotou o diabo e venceu a morte
Apocalipse 20.10 NVI
10 O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.
1Coríntios 15.55–57 NVI
55 “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Jesus sofreu ao morrer na cruz do calvário
Isaías 53.7 NVI
7 Ele foi oprimido e afligido; e, contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

2ª Jesus iria ressuscitar dos mortos (Salmos 16.10)

10 porque tu não me abandonarás no sepulcro ,
nem permitirás que o teu santo
sofra decomposição.
O texto bíblico, se cumpre no Rei Davi, que confiava em Deus. Mas, ela foi aplicada a ressurreição de Jesus Cristo. Pedro reconheceu que Davi estava falando a respeito da ressurreição de Jesus no Salmo 16
Atos dos Apóstolos 2.24–28 NVI
24 Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse. 25 A respeito dele, disse Davi: “ ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado. 26 Por isso o meu coração está alegre e a minha língua exulta; o meu corpo também repousará em esperança, 27 porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu Santo sofra decomposição. 28 Tu me fizeste conhecer os caminhos da vida e me encherás de alegria na tua presença’.
O Senhor já dizia que ele iria ressuscitar dentre os mortos para que as Escrituras se cumprissem ao seu respeito.
Marcos 8.31 NVI
31 Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse.

3ª Jesus tomou vinagre (João 19.28-29)

28 b para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”. 29 Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de Jesus.
Todas as Escrituras haviam sido cumpridas a respeito de Jesus, no momento em que estava cruz, faltava uma profecia para ser cumprida. Ele diz: “ Tenho sede”, e os soldados deram vinagre para Jesus beber, usando a planta de Hissopo e a esponja.
O salmista aponta para Jesus quando diz essas palavras:
Salmo 22.15 NVI
15 Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte.
Salmo 69.21 NVI
21 Puseram fel na minha comida e para matar-me a sede deram-me vinagre.
A única maneira de Jesus matar a sua sede, foi tomando vinagre, é provável que Jesus queria tomar algum líquido por causa da sua garganta ressecada, para gritar alto.
Mateus 27.50 NVI
50 Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.

3° A obra na cruz foi concluída (v. 30)

30 Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!”
Jesus após beber o vinagre, diz: “Está consumado”, essa palavra no grego quer dizer “Tetelestai”, essa palavra traz três significados:

1° A tarefa foi concluída

O pai pedia o filho para fazer alguma tarefa, após concluir o filho voltava ao pai dizendo: “Tetelestai”, afirmando que a tarefa estava concluída.
Jesus diz: “Tetelestai”, ele está dizendo que a tarefa que o Pai Celestial entregou em suas mãos está concluída.

2° A dívida foi paga

Quando alguém iria no banco pagar uma dívida, o banco carimbava a nota paga com a expressão: “Tetelestai”.
Jesus quando diz: “Tetelestai”, ele está dizendo que dívida foi paga, a dívida que a humanidade tem para com Deus, que é o pecado, foi paga na cruz do calvário.

3ª A casa pertence a você

Quando alguém iria comprar uma casa, na escritura da casa estava carimbada com a palavra “Tetelestai”, que significa que a casa pertence a pessoa.
Jesus ao dizer: “Tetelestai”, ele está dizendo que temos um novo lar, o céu, porque ele morreu para nos dar vida eterna.
João 14.2–3 NVI
2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.3 E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
30 Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.
Após dizer: “Está consumado”, ele curvou a cabeça e entregou o espírito, morrendo na cruz do calvário, cumprindo a vontade do Pai Celestial.

Conclusão

Jesus cumpriu a missão do Pai Celestial, vindo nessa terra se tornando homem, passando pelo sofrimento e morrendo na cruz do calvário. E todas as Escrituras se cumpriram a respeito do Senhor Jesus Cristo, então só depois desse cumprimento, ele entregou o espírito. Mas ao terceiro dia ressuscitou.
Jesus usou a expressão: “Tetelestai”, cujo o significa é “Está pago”, “Está concluído”. Cristo ao dizer essa palavra, morreu e entregou o espírito ao Deus Pai.
A páscoa é muito do que um coelho que traz ovos de chocolate e dá para as crianças. Mas a páscoa mostra que o nosso Senhor passou por um sofrimento terrível, para nos dar a salvação e a vida eterna.

Aplicação

Não tem problema você dar um ovo ou barra de chocolate para o seu filho, mas não caia no erro de falar que veio do coelhinho. Aproveite a oportunidade para falar de Jesus para o seu filho.
A páscoa é sobre o cordeiro pascal que foi sacrificado, morreu e ressuscitou ao terceiro dia, para dar vida a humanidade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more