(Êx 23:20-33) A Aliança de Deus com seu povo
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Aqui temos a promessa de conduzir Israel à terra e um chamado à fidelidade pactual.
Estes 14 versículos são o epílogo do Código da Aliança. Seus capítulos equivalentes são Levítico 26 e Deuteronomio 28.
Levítico 26.3 “Se andardes nos meus estatutos, guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes,”
Deuteronômio 28.1 “Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.”
Êxodo 23.20–23 “Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ele, porque não perdoará a vossa transgressão; pois nele está o meu nome. Mas, se diligentemente lhe ouvires a voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. Porque o meu Anjo irá adiante de ti e te levará aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus; e eu os destruirei.”
Um Anjo. O Anjo do Senhor, uma Cristofania, foi enviado por Deus e, no entanto, possuía a própria natureza e glória (nome) de Deus. Era o Filho de Deus, enviado como Mediador para cumprir a aliança mesmo antes de sua encarnação.
Êxodo 3.2 “Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.” Êxodo 3.4 “Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!”
Malaquias 3.1 “Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos.”
1Coríntios 10.9 “Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes.”
Calvino: “o nome de Deus estava Nele, o que é equivalente a que Nele residirá a minha majestade e glória; e, portanto, Ele possuirá o conhecimento dos corações, bem como o domínio e o poder de julgamento.”
Não perdoará. Marcos 2.5 “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.” Marcos 2.7 “Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?” Isaías 43.25 “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.”
Para que te guarde. O Anjo guardaria o povo até a terra de Canaã. Eles seriam guiados e protegidos. Jesus disse: Mateus 28.20 “...E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Guarda-te diante dele. Além de confiar que o Anjo os guardava, eles mesmos deveriam se guardar. A confiança no Anjo não significava imprudencia e descuido para com suas obrigações. O fato de que é Deus quem nos salva não nos isenta das nossas responsabilidades. Deus nos salva para as responsabildiades. Ele nos guarda para que nós nos guardemos.
Aqui devemos aprender que (1) Cristo é o Autor da Salvação daqueles que o obedecem; (2) Que a nossa dependência do poder e da bondade de Deus deve nos levar à obediência. Se ele cuida de nós, devemos obedecebe-lo, devemos cuidar de nós
Inimigo dos teus inimigos. Deus promete que, se o povo fosse fiel, Deus cuidaria dos seus problemas. Deus enfrentaria os seus inimigos. MH: “Cristo será fiel àqueles que forem fieis a Ele, e abraçará as casusas daqueles que aderirem à sua. A Aliança será ofensiva e defensiva, como a de Abraão: Gênesis 12.3 “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Êxodo 23.24–26 “Não adorarás os seus deuses, nem lhes darás culto, nem farás conforme as suas obras; antes, os destruirás totalmente e despedaçarás de todo as suas colunas. Servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades. Na tua terra, não haverá mulher que aborte, nem estéril; completarei o número dos teus dias.”
Não adorarás…culto…obras…destruirás. O povo, como expressão da sua fidelidade, deveria fazer pelo menos três coisas: (1) Não adorar falsos deuses. Eles deveriam ter cuidado para não prestar reverência a deuses estranhos, e isso servindo e imitando. O texto diz para não fazer as cusas obras. Não servi-los nem imitá-los; (2) Destruir suas colunas. O isaraelitas deveriam se livrar de tudo aquilo que os fazia cair, de tudo aquilo que os fazia pecar. Se você a palavra destruir e despedaçar forte, pense em Jesus, que disse que se tua mão direita ou teu olho direito te fazem pecar, corte-os e lance-os fora. Deus exige que sejamos radicais. Fuja do pecado. Os tessaloniscens queimaram seus livros, os livros que usavam para pratica do paganismo; (3) Sirva ao Verdadeiro e Único Deus. Não devemos apenas ter a prática negativa de fugir daquilo que errado, mas devemos ter uma positiva, de obediência e seriços ativos para o Senhor. Fazendo as suas obras. Essa é a essência da obediência. No céu não faremos obras negativas, como fugir do pecado, porque lá não existirá pecado. Tudo será adoração, serviço, alegria.
Abençoará. Você deve crer que fazendo essas coisas Deus irá abençoar você. Deus cuidará de suas necessidades. Busque primeiro o Reino dele, e as outras serão acrescentadas.
Êxodo 23.27–31 “Enviarei o meu terror diante de ti, confundindo a todo povo onde entrares; farei que todos os teus inimigos te voltem as costas. Também enviarei vespas diante de ti, que lancem os heveus, os cananeus e os heteus de diante de ti. Não os lançarei de diante de ti num só ano, para que a terra se não torne em desolação, e as feras do campo se não multipliquem contra ti. Pouco a pouco, os lançarei de diante de ti, até que te multipliques e possuas a terra por herança. Porei os teus limites desde o mar Vermelho até ao mar dos filisteus e desde o deserto até ao Eufrates; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances de diante de ti.”
Terror. Deus não é um homenzinho frágil, loirinho de olhos azuir, afeminado, como desenha a igreja católica. Jesus não é como ouvir dizer, como o personagem de The Chosen, uma séria que retrata Jesus infielmente. Jesus, o Anjo da Aliança, o Senhor Deus, é e será o pânico dos nossos inimigos. Ele é o terrível Deus das vinganças, o Senhor dos Exércitos. Ai daquele que desprezá-lo, que se voltar cotnra ele e sua vontade. Os ímpios temem os astros, temem a bruxaria, temem a natureza, temem o ladrão. Eles não vivem em paz portantos medos que eles possuem. Mas por não temer ao Senhor hoje, um dia eles terão medo dele com um terror que vai consumir as suas almas.
Edwads diz: “O homem perverso, embora tenha os prazeres desta vida, participa deles com medo. Ele vive todos os seus dias com um medo escravo da morte e do inferno. Ele come e bebe com medo, em medo, e isso tira muito do deleite daquilo de que ele gosta. Embora seja rico e se porte com suntuosidade, ele come e bebe com medo de sua vida, e isso tira todo o conforto de suas riquezas. Se alguém vive desfrutando de muitas coisas boas, mas de modo a ficar continuamente exposto a um inimigo, o homem que mora em uma cabana vive melhor do que ele. Alimente um malfeitor condenado à forca com os alimentos mais ricos e ele não terá tanto conforto naquilo quanto alguém que só come pão e água sem medo. O homem perverso toma essas coisas como um ladrão que tem medo do tremor de uma folha. “Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga…” (PROVÉRBIOS 28:1). Veja também Jó 24:17. O cristão, porém, participa de suas delícias em segurança e sem medo, pode comer e beber sem terrores, com ousadia e confiança.”
Isaías 8.12–13 “Não chameis conjuração a tudo quanto este povo chama conjuração; não temais o que ele teme, nem tomeis isso por temível. Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto.”
Mateus 10.28 “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.”
Vespas. MH: “Exércitos de vespas abririam o caminho para o exército de Israel; Deus pode usar criaturas tão pequenas para castigar os inimigos do seu povo, como nas pragas do Egito! Quando Deus assim o deseja, as vespas podem expulsar os cananeus, assim como os leões fariam”.
Pouco a pouco. Deus, com sabedoria, trataria dos inimigos de israel pouco a pouco, por etapas. O Senhor vai nos limpando, assim como vai purificando a Igreja que lhe é fiel, pouco a pouco. MH: “as corrupções são expulsas do coração do povo de Deus desta maneira. Não de uma só vez, mas pouco a pouco. O velho homem é crucificado, e portanto, morre lentamente. Deus, na sua providência, frequentemente retarda algumas bênçãos, por não estarmos preparados para elas.”
Êxodo 23.32–33 “Não farás aliança nenhuma com eles, nem com os seus deuses. Eles não habitarão na tua terra, para que te não façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, isso te será cilada.”
Não farás aliança. Perceba que a alinça não deve ser feita nem com os deuses, nem com os idólatras. Devemos ter cuidado quando pensamos que não estamos estamos servindo aos falsos deuses dos nossos colegas e amigos, e até mesmo de nossa família que não cre em Deus, quando mesmo assim temos aliança com eles. Muitas vezes cedemos às vontades pecaminosas deles, pensamos e falamos e agimos como eles. Quando achamos que essa proximidade é inofensiva, de repente nos vemos em aliança com eles e com os deuses deles. Por isso Deus condenou o jugo desigual. Tenha cuidado com suas alianças.
MH: “Pela convivência familiar com idólatras, o seu temor e o seu ódio ao pecado se desgastariam. Eles julgariam o pecado como algo inofensivo, devido à consideração que teriam pelos seus amigos. Além disto, prestariam algum respeito aos seus deuses, e gradativamente seriam atraídos à armadilha fatal. Observe que aqueles que desejam ser protegidos do mau caminho devem evitar as más companhias; é perigoso viver em uma vizinhança ruim. Devemos considerar sempre que o nosso maior perigo vem daqueles que nos fazem pecar contra Deus.!
1Coríntios 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”
Provérbios 13.20 “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.”
Provérbios 14.7 “Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento.”
Salmo 26.4–5 “Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo. Aborreço a súcia de malfeitores e com os ímpios não me assento.”
Salmo 1.1–2 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”
CONCLUSÃO
- Lembrem-se irmão, que Cristo, o Mediador da Nova Aliança, cofirmou a sua aliança conosco por meio de seu sangue precioso. Ele fez isso para nos salvar e criar a igreja. A igreja é uma comunidade, uma nova família, um grupo de amigos que exaltam a Cristo. Devemos encontrar aqui a nossa roda, o lugar onde temos tudo em comum. Devemos encontrar na igreja amparo, não para os nossos pecados, mas um lugar de confissão sincera, arrependimento, restauração, do compartilhar sincero, não hipócrita, das nossas angústias e das nossas alegrias.
- Lembrem-se também que Cristo prometeu estar conosco até o fim dos séculos. Que ele estaria não apenas nos esperando lá no final da chegada, mas estaria conosco. Se você crê verdadeiramente nisso você entende que Jesus está com você agora, no seu coração, neste culto, que está cantando junto com a gente e orando junto com a gente; que ele está nos piores momentos de nossos sofrimentos e angústias. Você pode fechar seus olhos e falar com ele ali, onde você estiver, e saber que ele ouve você, que vê quais são os seus problemas, e melhor do que tudo isso, que ele se aproxinou de nós de tal modo que sofreu todos os nossos sofrimentos na sua carne, ele padeceu as nossas dores. Não apenas as dores que nós sofremos, e as dores que nós causamos. Esse é o nosso Salvador e Senhor, o Mediador entre Deus e os homens, por meio de quem aqueles que rejeitam a Deus serão tragados; mas aqueles que confiam nele e o confessão como seu Senhor e Salvador, serão recompensados com vida eterna, alegria, pão e leite sem fim, vida abundante. Amém!