Reconciliados pela Cruz

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

O caminho da Cruz

Texto Base: Romanos 5.6-11
Romanos 5.6–11 (ARA)
6 Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7 Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. 8 Mas Deus PROVA o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; 11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
EXPOSIÇÃO
v.6
Fracos : Doente, enfermo
Nesse verso Paulo visa mostrar que a atitude de Cristo se entregar na cruz foi unilateral. Não foi por conta da nossa obediência, mas sim do seu amor. Cristo morreu por você enquanto você pecava contra Deus.
v.7 - Paulo prepara o terreno para a maior declaração da passagem que é o v.8.
Morrer - Entregar sua vida. O que você tem de mais valioso.
Justo - justo, que observa as leis divinas; inocente, irrepreensível, sem culpa.
Pessoa Boa - Alguém que é, além de Justo, bom de coração e generoso. Pratica a bondade para com o próximo de forma indiscriminada.
v.8. - O versívulo chave da passagem e o centro do evangelho.
Lendo Romanos com John Stott, Vol. 1 Deus Prova Seu Amor (Romanos 5.6–11)

Quanto mais caro custa o presente para quem dá e quanto menos merece quem o recebe, maior é considerado o amor. Medido segundo tais padrões, o amor de Deus em Cristo é único. Ao enviar seu Filho para morrer pelos pecadores, ele deu tudo, seu próprio ser, àqueles que não mereciam nada dele, a não ser o juízo.

Deus foi quem matou a Cristo na Cruz. Isaias 53.10
Isaías 53.10 (ARA)
10 Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
Prova - Demonstra. Não apenas dizer. Deixar claro através de uma ação ou fato.
Conosco - Sua igreja. A quem Paulo escreveu.
Resumo: Cristo não morreu por ninguém bom e nem justo. Cristo morreu por trangressores. Não foi uma morte equivalente ao caráter do beneficiado. Foi justamente o contrário. Deus ao invés de condenar toda a raça humana ele decide entregar a si mesmo como propiciação pelos pecados daqueles que o ofendem.
É como um pai justo e bom que entrega seu filho único para ser morto no lugar de bandidos facinoras.
v.9.
"Logo" (por esse motivo) - Paulo usa o argumento da morte de Cristo para afirmar o livramento do seu povo no dia da ira. Como se ele estivesse dizendo: "Como aquele que morreu por você enquanto você era pecador não vai te livrar da ira agora que você é filho?!"
"muito mais agora” - Se Deus fez o mais difícil que foi matar seu Filho numa cruz enquanto você não ira filho dele, com certeza ele nos salvará no dia da ira agora que você é filho.
"Salvos da Ira” - Deus está irado com o Homem pelo qual ele morreu. E determinou um dia em que despejará sua ira sobre eles.
v.10
Paulo explica novamente o tema central da passagem: Enquanto inimigos de Deus recebemos o benefício da reconciliação. E agora que somos filhos seremos salvos porque já recebemos a vida eterna.
v.11
"Nos Gloriamos": Exulto orgulhosamente.
"A imagem aqui é de alguém que recebeu um presente imerecido. Um presente bom que não condiz com sua atitudes ruins. E o maior orgulho e alegria da vida dessa pessoa está no presente e principalmente em quem presenteou."
APLICAÇÕES
1 - Deus já fez a obra mais difícil. Ele fará a mais fácil. Se Cristo já morreu e ressuscitou ele vai te salvar no dia da ira. Ele irá te receber do outro lado caso voce morra. Matenha-se firma na esperança que foi derramanda pelo Espírito Santo em nossos corações.
2 - Essa doutrina deve ser a fonte de toda nossa ALEGRIA. A cura para qualquer depressão. A luz no meio da escuridão da tristeza é "Cristo (o Santo Deus), depois de humilhado, cuspido e espancado, morreu por mim (pecador) cravado numa cruz ensanguentado. Enquanto crucificado era zombado pelos que viam aquele espetáculo."
3 - O que mais deve nos deixar em pânico no fato de Cristo ter morrido na cruz é o fato de que quem o fez foi Deus. E se ele não poupou o seu próprio Filho o que ele fará com o ímpio?!
Related Media
See more
Related Sermons
See more