A luta pela causa do evangelho

Carta aos Colossenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 162 views
Notes
Transcript
A cidade de Colossos ficava há 160 km de Éfeso. A igreja foi fundada por Epafras.
Colossenses 1.7 NVI
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,
Ele foi alcançado pelo evangelho através de uma visita à cidade de Éfeso através da pregação de Paulo (At 19.1-10), visto que, o apóstolo esteve durante três anos em Éfeso.
Na igreja estava surgindo falsos ensinos (Cl 2.8-15) e talvez Epafras preocupado com essas questões foi até Roma ao encontro de Paulo que estava preso (Cl 4.12-14). Paulo escreveu essa carta por volta de 60-62 d.C.
Os falsos ensinos diziam:
Negavam a divindade de Jesus, a carta apresenta Jesus como Deus (Cl 1.16-18).
Negavam a humanidade de Cristo, o apóstolo afirma que Cristo se encarnou (Cl 1.22).
Acrescentavam normas e crenças, que não deixadas na Palavra de Deus (Cl 2.20-23).
Ensinavam a adoração a anjos (Cl 2.18-19).
Ensinavam que a salvação de pecados é por meio de regras, por exemplo, a circuncisão (Cl 2.11-13).

Ideia Central

Paulo mesmo estando preso em Roma, não deixava de lutar por causa do evangelho de Jesus Cristo. Porque a sua vida era trabalhar para que o evangelho fosse espalhado.

Transição

Veremos as duas lutas que o apóstolo Paulo estava enfrentando.

Desenvolvimento

1ª Paulo luta pela igreja (v. 1-3)

Paulo estava preso em Roma, mas ele estava enfrentando uma batalha espiritual, por ser um ministro de Jesus Cristo. Veremos quatro aspectos da luta de Paulo:

1° Paulo luta pelos cristãos (v. 1)

1 Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.
Paulo nunca visitou a igreja de Colossos e nem de Laodicéia. Ele não plantou essas igrejas, porém, ao receber notícias dessas igrejas, o apóstolo buscou se importar com a vida espiritual do povo, esse cuidado de Paulo era muito grande e nobre, ao ponto dele considerar que era um combate que estava enfrentando.
Paulo estava preso, mas isso não era empecilho para ele cuidar e pastorear a igreja, por isso escreveu cartas para edificar o povo e lutar pela causa do evangelho. Isso mostra o coração pastoral do apóstolo Paulo, o qual desejava que os cristãos chegassem a maturidade cristã e fossem mais parecidos com Jesus.

2° Paulo luta para que os cristãos sejam fortalecidos (v. 2 a)

2 a Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração,
Paulo se esforçava para confortar os irmãos nesse tempo de aflição. O esforço não era para trazer felicidade terrena ou prosperidade financeira, mas uma paz de espírito e alma, para que o povo conseguisse enfrentar as aflições. A luta do povo de Colossos era com os falsos mestres que estavam distorcendo a mensagem do evangelho.

3° Paulo luta para que os cristãos vivam em união e no amor fraternal (v. 2 b)

2 b estejam unidos em amor
Além do conforto espiritual, o apóstolo se esforçava para que a igreja tivesse união e amassem uns aos outros nesse momento de dificuldade. Porque para vencer as batalhas é necessário estar unidos e amando uns aos outros. Porque o amor lança fora o medo e a união fortalece uns aos outros.
1João 4.17–18 NVI
17 Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. 18 No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

4° Paulo luta para que os cristãos tenham entendimento espiritual (v. 2 - 3)

2 c alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.
3 Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.
Paulo se esforçava para que o povo pudesse ser cheio de compreensão, para conhecer ao Senhor Jesus de forma mais profunda. Porque se o povo alcançar essa compreensão, eles serão mais parecidos com Jesus, chegando a uma maturidade espiritual.
Os falsos mestres se achavam os homens “sábios”, possuindo assim uma sabedoria mais elevado que os outros, porém, era uma sabedoria satânica e herética. Paulo mostra que em Cristo está toda a sabedoria e o conhecimento, pois o Senhor é a fonte da sabedoria.
Romanos 11.33–36 NVI
33 Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! 34 “Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” 35 “Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense?” 36 Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.
Portanto, ser cheio do entendimento a respeito de Jesus, viver o amor fraternal, estar unidos uns com os outros e ser fortalecido interiormente, os irmãos conseguiriam vencer os falsos mestres.

2ª Paulo luta contra falsas doutrinas (v. 4-5)

Paulo ao receber notícias da igreja de Colossos por meio de Epafras, ele percebeu que a igreja estava sendo atacada com falsas doutrinas, diante disso, Paulo se preocupa com a igreja, levando-o a ter duas atitudes para lutar contra as falsas doutrinas:

1ª Paulo alerta a igreja (v. 4)

4 Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos que só parecem convincentes.
Em Colossos tinha vários falsos mestres que estavam distorcendo a mensagem do evangelho. Paulo como um pastor e buscando cuidar da vida espiritual dos membros, teve a atitude de alertar o povo em relação aos enganadores, ou seja, aqueles que fariam de tudo para corromper os princípios dos cristãos.
Os falsos mestres são usados por satanás para levar o povo ao engano, os argumentos que parecem bons, mas são falsos. Além de Paulo, o apóstolo João alertou sobre falsos ensinos.
1João 4.1–5 NVI
1 Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 2 Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;3 mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo. 4 Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. 5 Eles vêm do mundo. Por isso, o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve.
Os cristãos devem ficar alertas contra falsos ensinos, nos dias atuais a igreja também é bombardeada com ensinos heréticos. Muitos dizem ser “pastores” ou “profetas”, mas ensinam doutrinas de demônios. A igreja precisa ser alertada em relação a isso, pois é um cumprimento dos finais dos tempos, o próprio Paulo afirma que nos últimos dias apareciam falsos ensinos.
1Timóteo 4.1–4 NVI
1 O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. 2 Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada 3 e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. 4 Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças,

2ª Paulo intercede pela igreja (v. 5)

5 Porque, embora esteja fisicamente longe de vocês, em espírito estou presente, e me alegro em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo.
Paulo estava distante da igreja fisicamente, pois estava preso em Roma, mas espiritualmente ele estava unido com os irmãos por meio da oração e se preocupando com a vida espiritual deles. Ele sabia que a situação da igreja não era fácil, pois isso ele intercedia pela igreja. Mas o povo estava firme na fé e vivendo uma vida que agrada e glorifica ao Senhor.
Colossenses 1.9–10 NVI
9 Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. 10 E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

APLICAÇÃO

Existem falsos ensinos nos dias atuais e a igreja precisa permanecer firme na fé em Cristo. Alguns falsos ensinos dos dias de hoje:
1° Negam a divindade de Jesus - Muitos ensinam que Jesus não é Deus e dizem que a trindade existe.
2° A Bíblia contém erros - A Bíblia precisa ser atualizada.
3° Coloca o homem no centro - Você é o centro do coração de Jesus.
4° A prosperidade financeira - Deus tem uma casa, carro, moto e bens materiais para você.
A defesa do homossexualismo - Deus é amor e não condena a sexualidade de ninguém.
O evangelho sem renúncia - Muitos “pastores” estão pregando um evangelho que pode tudo, só para encher o templo de pessoas e ter boas entradas financeiras.

Conclusão

Conclui-se que Paulo era um homem de Deus e que lutava pela causa do evangelho, mesmo estando preso, ele trabalhava até ficar exausto para que o evangelho fosse expandido e que o povo de Deus fosse edificado. Paulo era um pastor que cuidava da igreja de Cristo, para que o povo pudesse chegar a maturidade cristã. E diante do bombardeio de falsos ensinos, Paulo alertava a igreja e buscava mostrar a verdade, para que o povo não acreditasse em heresias.
A igreja precisa pregar o evangelho e lutar pela causa do evangelho, para vidas se rendam aos pés da cruz de Cristo. Além disso, é necessário ficar alerta e buscar se fortalecer no amor, na unidade e no conhecimento de Cristo, para não ser enganado por falsas doutrinas.

Aplicação

Busque viver em unidade com a igreja de Cristo e ame os seus irmãos na fé, porque dessa maneira você estará fortalecido espiritualmente.
Cuidado com os pregadores e pastores que você assiste nas redes sociais, muitos são lobos disfarçados de ovelhas e por isso ensinam falsas doutrinas. Mas escute aqueles que são fiéis na pregação da palavra de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.