Pregação no Salmo 11 O governo Justo do Rei
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 20 viewsNotes
Transcript
Sermão Pregado pelo Pastor Marcelo Rebouças na congregação de Bagé-Rs no dia 31/03/2024
Texto: Salmo 11- O governo Justo do Rei
INTRODUÇÃO
O que fazemos quando tudo está desmoronado? E são nesses momentos que o nosso coração será provado, testado e são nesses momentos que o nosso coração mostra onde está o fundamento da nossa vida? 1. Qual é o seu único fundamento, na vida e na morte?
O meu único fundamento é meu fiel Salvador Jesus Cristo (l). A Ele pertenço, em corpo e alma, na vida e na morte (2) , e não pertenço a mim mesmo (3). Com seu precioso sangue Ele pagou (4) por todos os meus pecados e me libertou de todo o domínio do diabo (5). Agora Ele me protege de tal maneira (6) que, sem a vontade do meu Pai do céu, não perderei nem um fio de cabelo (7). Além disto, tudo coopera para o meu bem (8). Por isso, pelo Espírito Santo, Ele também me garante a vida eterna (9) e me torna disposto a viver para Ele, daqui em diante, de todo o coração (10).
A ressurreição de Cristo nos dar esse segurança, é isso que celebramos hoje. Na verdade, é a ressurreição que celebramos todos o domingo. A ressureição de Cristo é celebrada todos os domingos porque ela é a fonte da nossa esperança
1 Coríntios 15.20: Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
A ressurreição de Cristo nos motiva a viver em novidade de vida a se manter firmes na fé
Romanos 6.4: 4Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida.
Quando os fundamentos estão sendo abalados, destruídos? A igreja deve confiar no SENHOR e correr para aquele que é o nosso refúgio.
Crianças – Vocês sabem de coisas tecnológicas que seus avos nunca nem sonharam em ter? Ex: reportagem sobre tecnologia? (um repórter pergunta algo para senhores eles acham que uma coisa totalmente estranha.) Mas imaginem que satanás e esse mundo colocam, criam filmes, estabelecem padrão de comportamento, para que você ache normal. Você já falou esse frase para o papai ou para mamãe: “Mas pai, mais mãe, todo mundo faz”; Mãe os meus amiguinhos usam tal roupas, eles vão para a festa tal”.
Por que eu não posso ir? Crianças, esse mundo e satanás com sua artimanha querem destruir os FUNDAMENTOS daquele que Deus estabeleceu. O que fazer? Cristo venceu a morte, corra pra ele, confie nele.
A declaração de Davi é : EU CONFIO NO REINO DO SENHOR, NO SEU GOVERNO
O Salmo 11, como bem diz James Boice, “contém a resposta da fé ao conselho do medo” Em três movimentos Davi diz: Confie no Senhor, confie no Senhor, confie no Senhor! Ele é o seu refúgio (vv. 1-3), ele está em seu trono e no controle absoluto (vv. 4) e é justo em todas as suas ações (v. 5-7). Confie no Senhor como seu refúgio em tempos de dificuldade
Ideia central: Diante do mundo mau com seus conselhos perversos, Confie na Justiça divina
I. Confie no Justo Deus: ELE É O SEU REFÚGIO EM TEMPOS DIFÍCEIS. V.1.-3
II. Confie no Justo Deus: ELE É UM REI JUSTO.V.4-6
III. Confie no Justo Deus: ELE É O REFÚGIO DOS JUSTOS .V.7
I. Confie no Justo Deus: ELE É O SEU REFÚGIO EM TEMPOS DIFICEIS. V.1.-3
A) Os salmos. A literatura dos salmos é talvez a mais conhecida e mais prazerosa de ler, porque mostra a luta, o lamento, a confiança, a gratidão, o cântico e a esperança do povo em meio a luta. Essas seções dos primeiros salmos 1-41 que é o livro 1 descreve esse confronto, e o contraentes dessa verdade é: “O Senhor Deus todo -poderoso governa eternamente sobre o céu e a terra.” O Salmo 10.16 “O SENHOR é rei eterno: da sua terra somem-se as nações” Corrigida Fiel traduz dessa forma: “16 O SENHOR é Rei eterno; da sua terra serão desarraigados os gentios.
B) O salmo 11. O salmo 11 é de confiança, olhe as duas declarações do salmista no inicio e no final. V. 1 no SENHOR EU ME RUFUGIO E e no versículo 7 o Senhor é Justo. O medo pode nos levar a fugir ou a permanecer na fé. Davi começa este salmo com uma nota de fé: “Refugiei-me no Senhor”. Ele se abriga para proteção e segurança em seu Deus. E a ideia de se refugiar no Senhor é uma confiança ao longo da vida. Veja algo interessante no texto, Davi quando diz que se refugia no SENHOR, não é algo pontual ou uma vez. Ele se refugiou, está se refugiando e sempre se refugiará no Senhor.
C) Por que ele faz isso? V.1b-3 Mostra a ação do ímpio ação e o conselho dos ímpios (Ilustração de crentes que voa se aconselhar com ímpios)
1. Os seus conselhos são maus v.1 b. Faz como os pássaros! (Exemplo do pássaro fugindo)
2.Os ímpios o caluniam enquanto perseguem como predadores para matar (v.2). Suas línguas são curvadas como arcos; suas palavras são “flechas”. Eles ficam emboscados e com suas línguas lançam abusos repentinos contra os piedosos. Salmo 57.4 Acha-se a minha alma entre leões, ávidos de devorar os filhos dos homens; lanças e flechas são os seus dentes, espada afiada, a sua língua.
3. Os ímpios se escondem no escuro. A batalha não é aberta, onde se possa vê-lo. Assim é com o mal difícil de saber de onde vem. Os ímpios são enganosos e cheios de traição. (A imagem é de uma guerra eles são como os flecheiros da batalha. Como é a ações deles?) Ex: infantaria x artilharia
4. Suas guerras são contra os fundamentos, eles querem destruir. A palavra “fundações” (šātōt, GK 9268) ocorre apenas aqui com este significado (em outro lugar, “nádegas”,Is 20:4). Os “fundamentos” é uma metáfora para a ordem social (suas leis, governo e justiça), que foram estabelecidos na Criação. Quando os fundamentos de uma sociedade (suas leis, governo e justiça) começam a desmoronar, o que os justos devem fazer? Se refugiar no SENHOR, CONFIAR NO SENHOR. Por que os ímpios têm tal atitude contra quem? V.3 OS RETOS DE CORAÇÃO
Os justos, ou piedosos – Salmo 7.10 que diz: Deus é o meu escudo; ele salva os retos de coração e o
Salmo 112.2: A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada.
E os ímpios arma para destruir os fundamentos – Salmo 10.6-10(Ler)
II. Confie no Justo Deus: ELE É UM REI JUSTO.V.4-6
A) O contraste do governo de Deus. Davi se refugia no Senhor porque ele sabe a característica desse mundo, os ímpios são maus. Mas a sua confiança está no Reino Justo do Rei. E no verso 4 ela descreve três verdades:
1. O Senhor está no seu SANTO TEMPLO - Descrever o templo do Senhor como santo (Salmos 22:3) o diferencia de qualquer coisa terrena, física ou profana – é o templo celestial” (Salmos 1–41, 341).
Ross também nos informa: A palavra “santo”. . . é uma das palavras mais importantes na teologia do Antigo Testamento. . . . Na Bíblia, este é um dos principais atributos de Deus. Ele é o santo (Is 57:15); não há ninguém como ele (Is 45:5, 11-13, 19); ele é incomparavelmente santo (Is 6:3). Isto significa que ele está separado de todos os outros; ele é único. Não há ninguém como ele no céu ou na terra. (Salmos 1–41, 532)
O profeta Habacuque nos lembra: “O Senhor está no seu santo templo; cale-se toda a terra diante dele” (Hc 2.20).
Deus tem e Cristo no seu lugar de ação é o templo. Ele está no seu santo tempo. O que significar isso? Nossa vida é de adoração e na presença dele.
2. Nos céus tem o SENHOR o seu trono. - Ele reina com autoridade soberana sobre tudo o que criou. Sua autoridade é absoluta e incomparável. (Ele não deixa de governar)
3. Ele sonda os Filhos dos Homens - Do seu trono, “Seus olhos vigiam; seu olhar examina a todos.” O seu é trono celestial e está acima de tudo e tudo. vê. A expressão sondar é examinar, é a visão de raios X pertence a este Senhor soberano. Com tal poder onisciente, “O Senhor examina o justo, ou seja, “prova” os justos” (vv. 3,5,7). Deus usa as provações e convulsões dos versículos 1-3 para testar e provar a fé do seu povo.
Salmo 139.
139 1 SENHOR, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe conheces os meus pensamentos. 3 Observas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. 4 A palavra ainda nem chegou à minha língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. 5 Tu me cercas por todos os lados e pões a tua mão sobre mim.6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é tão elevado, que não o posso atingir.
v.23-24: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; 24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Assim, irmãos, o verso 4 é o fundamento do Crente. Deus ele é o Rei santo que governa esse mundo.
E veja, irmãos, a crítica que muitos fazem ao cristianismo é que é uma religião de medo. Mas a bíblia não diz para que nenhum crente tenha medo de Deus, pelo contrário.
B) Contraste como Deus ver o justo e o ímpio. V.5 Mas olhe o contraste entre o ímpio e o justo no verso 5.
1. Deus prova o justo e ímpios, ou seja, testa, examina: Como diz Spurgeon, Os justos “são preciosos para ele e, portanto, ele os refina com aflições.
2. Olhe o exame o teste divino. - Mas” – o contraste é impressionante – o Senhor “odeia os ímpios e aqueles que amam a violência” (v. 5).
Ross novamente fornece uma visão útil:
A palavra “violência”. . . refere-se a uma variedade de atos de violência, que vão desde injustiças sociais até linguagem injuriosa. Os ímpios são as pessoas que, em última instância, promovem tal violência; podem chamar-lhe outra coisa – negociações comerciais perspicazes, reforma social ou mesmo limpeza étnica – mas se destruir pessoas no processo, é uma violência perversa. O salmista declara que o Senhor odeia a violência com todo o seu ser
Diante disso Davi clama por justiça por meio da oração no verso 6. Ele sabe que os iníquos merecem condenação, e também, conhece o julgamento. Ele sabe que Deus odeia os seus atos de violência e a dor que isso causa aos inocentes e desamparados (Sl 10:8).
V.6. A imagem desse contexto (“brasas de fogo e enxofre”) denota o castigo de Deus sobre os perversos, relembrando um castigo de Sodoma e Gomorra
Gênesis 19.24 24 Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra.
O vento escaldante fala dos ventos quentes do deserto do Oriente Médio, cujos. . . os efeitos são devastadores, à medida que a bela vegetação se transforma durante a noite em plantas secas e murchas (cf.
Is 21:1; Sentença contra o deserto junto ao mar. Como as tempestades vêm do Sul, ele virá do deserto, de uma terra horrível
Is 40.7-8 A erva seca e as flores caem, soprando nelas o hálito do SENHOR. Na verdade, o povo é erva. 8 A erva seca e as flores caem, mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre
Os ímpios serão como as flores do campo, que estão aqui hoje e amanhã desaparecerão. (VanGemeren, Salmos, 163) Este é o seu destino certo. É uma realidade assinada, selada e estabelecida. Isso vai acontecer.
III. Confie no Justo Deus: ELE É O REFÚGIO DOS JUSTOS .V.7
A) Encorajamento para viver. O versículo 7 fornece uma conclusão apropriada para o Salmo 11 e termina com uma nota de conforto e encorajamento. “O Senhor é justo.”
Ele é o padrão de tudo o que é certo e bom. Ele se opõe para sempre aos iníquos e violentos. E ele ama aqueles que praticam “ações justas”. A NLT diz: “Pois o Senhor justo ama a justiça”.
Ações justas agradam ao nosso Deus justo. As pessoas que fazem a coisa certa, da maneira certa, na hora certa e pela razão certa (a glória de Deus!) têm o sorriso do céu sobre elas. E o salmo termina com uma promessa: “Os justos verão a sua face”.
James Boice diz o seguinte sobre o versículo 7:
O que os justos podem fazer? Tem mais uma coisa. David olhou em volta para os ímpios. Ele olhou para Deus. Agora ele olha para frente, para o futuro, preocupado neste momento não com o destino dos seus inimigos, mas com o seu próprio destino e o de todos os que confiam em Deus. O último versículo significa: porque “o Senhor é justo [e] ama a justiça, os homens retos verão a sua face” (v. 7).
Esta última frase é uma antecipação nada menos que da visão da comunhão eterna com Deus , da aspiração última dos santos do Antigo Testamento: ver Deus face a face. Estranhamente, muitos homens relutam em admitir a doutrina da ressurreição no A.T.
Mas embora os entendimentos do Antigo Testamento sejam obviamente menos desenvolvidos do que os do Novo Testamento, baseados como estes últimos na ressurreição e no ensino explícito de Jesus, e embora a ideia de ver a face de Deus possa significar apenas que a luz do seu favor brilhará sobre os justos, é, no entanto, difícil supor que Davi não esteja pensando aqui na recompensa e na bem-aventurança finais do crente. Por que? Veja o contexto
Ele acabou de falar de um julgamento futuro sobre os ímpios: “Sobre os ímpios fará chover brasas ardentes e enxofre ardente” (v. 6). O que é necessário agora é uma declaração paralela do que o mesmo Deus que tudo vê e justo fará por aqueles que são justos. Eles verão Deus! Que glorioso. (Salmos 1–41, 96; ênfase no original) Conclusão Os ímpios bebem o cálice da ira de Deus por causa de sua violência na terra (v. 6).
APLICAÇÃO:
1. Qual é ação de satanás e dos ímpios nesse mundo? v.2-3 Destruir os fundamentos, e eles fazem com estratégia tem estratégia.2 Coríntios 10.3-6
3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, 6 e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.
E sempre é uma geração na frente. (Malhação ou Xuxa ou Angelica ). E nós vamos vivendo nesse mundo com base nessas coisas anormais: Roupas, pensamentos a respeito sobre família, pensamento a respeito sobre a vida. Ai você conversa com os crentes: “pensamento cheio de pensamentos mudando”. E ainda usa argumento da lei desse mundo. Irmãos, nem tudo o que é legal é moral. Você precisa ser orientado por princípios bíblicos - “O que é normal para um crente é aquilo que Cristo fez.” Esse é o nosso padrão.
1 Pedro 2.9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Nós somos a luz para esse mundo, nós somos aqueles que proclamam a verdade. Mas é assim, que o mundo ver o crente? NÃO.
2. Pais discipulem seus filhos. Nós aceitamos que os nossos filhos sejam influenciados por pensamentos antibíblicos e não influenciamos nos pensamentos bíblicos.
Ex: Eles maioria passam um bom tempo na escola, você já parou sobre quando ele está sendo influenciado por amigos, professores que não professam a fé. (Então temos que criar em uma bolha os nossos filhos, claro que não) SEJA PADRÃO PARA ELES. Os nossos filhos sabem o que é importante para nós. Você faz o que faz, com prazer ou simplesmente por um dever religioso? O ir a casa do Senhor é com prazer? Você se preparar para esse dia? Pais, eles sabem o que você ama?
3. Qual é o centro desse Salmo? V.4 O que isso significa? Que nós temos um REI, Um governo Santo, Justo, por isso podemos nos refugiar NELE e nunca seremos desamparado. Essa é sua esperança? NÃO. Nossa esperança é em nossa geração, nossa esperança é agora. Nossa esperança são os políticos, nossa esperança é o nosso reino.
3.a Sua vida é uma adoração, você vive na presença de Deus. Nossa esperança esta na Igreja, não em políticos. Ame a igreja de Cristo e seus princípios
4. Onde você busca o seu refúgio? Por que você busca o seu refúgio na comida? Por que você busca o seu refúgio no desespero? Tenha paciência e se refugie no Senhor, nossa vida não se resume a esse mundo.
Nosso pedido e Deus - “O fato de Deus nos dar aquilo que pedimos não significa, a vezes, o favor de Deus, mas simples mente dando aquilo que o nosso coração obstinado deseja.”
Êxodo e o povo no Deserto quando o povo pede carne.
Você tem um Deus digno de confiança ele é Justo.
Deuteronômio 4.32–36 “Agora, pois, pergunta aos tempos passados, que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, desde uma extremidade do céu até à outra, se sucedeu jamais coisa tamanha como esta ou se se ouviu coisa como esta; ou se algum povo ouviu falar a voz de algum deus do meio do fogo, como tu a ouviste, ficando vivo; ou se um deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo, com provas, e com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mão poderosa, e com braço estendido, e com grandes espantos, segundo tudo quanto o Senhor, vosso Deus, vos fez no Egito, aos vossos olhos. A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há, senão ele. Dos céus te fez ouvir a sua voz, para te ensinar, e sobre a terra te mostrou o seu grande fogo, e do meio do fogo ouviste as suas palavras.”
5. Doutrina do inferno é fundamental em nosso tempo. Jesus bebeu o cálice da ira de Deus em nosso lugar. O cálice do julgamento passou de nós para ele.
Mateus 26:39. 39 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: — Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres.
Porque ele bebeu aquele cálice, que todos nós merecemos, os crentes têm um futuro que não verá a sua ira. Em vez disso, veremos seu rosto! Como
1 João 3:2 promete: “Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque e o veremos como ele é.”
O homem justo do Salmo 11 “é, em última análise, Jesus, o Senhor, aquele Justo” (Reardon, Cristo nos Salmos, 20). Porque estamos nele, seremos como ele. Porque seremos como ele, vamos vê-lo! Que promessa! Que esperança quando tudo está desmoronando! E para aqueles que não estão em Cristo v.6
Pregar em formatura ou em um lugar que tem só crente
