Ressurreição de Jesus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript
As Três Formas de Unidade das Igrejas Reformadas — A Confissão Belga, O Catecismo de Heidelberg e Os Cânones de Dort (Dia do Senhor 16)
DIA DO SENHOR 16
P. 40. Por que foi necessário que Cristo se humilhasse até à morte?
R. Por causa da justiça e da verdade de Deus a satisfação pelos nossos pecados não poderia ocorrer de outra forma senão pela morte do Filho de Deus.
P. 41. Por que foi Ele “sepultado”?
R. O Seu sepultamento testifica que Ele realmente morreu.
P. 42. Se Cristo morreu por nós, por que ainda temos que morrer?
R. A nossa morte não é o pagamento pelos nossos pecados, mas ela põe fim aos nossos pecados e é a entrada para a vida eterna.
P. 43. Que outros benefícios recebemos do sacrifício e morte de Cristo na cruz?
R. Pela morte de Cristo a nossa velha natureza é crucificada, morta e sepultada com Ele, para que os desejos malignos da carne não reinem mais sobre nós e possamos nos ofertar a Ele como sacrifício de gratidão.
P. 44. Por que razão se acrescenta: “desceu ao inferno”?
R. A angústia, a dor, o terror e a agonia indizíveis que Cristo suportou em todos os Seus sofrimentos — especialmente na cruz — dão-me a certeza e a consolação de que, por maiores que sejam as minhas tristezas e tentações, Ele me livrou da angústia e do tormento do inferno.
DIA DO SENHOR 17
P. 45. Como somos favorecidos com a ressurreição de Cristo?
R. Primeiro: pela ressurreição Ele venceu a morte, para nos tornar participantes da justiça que Ele conquistou para nós pela Sua morte.
Segundo: pelo Seu poder nós também somos ressuscitados para uma vida nova.
Terceiro: a ressurreição de Cristo é, para nós, a garantia da nossa ressurreição gloriosa.
Símbolos de Fé: Confissão de Fé, Catecismo Maior e Breve Catecismo Capítulo XXI: Do Culto Religioso e do Domingo

VII. Como é lei da natureza que, em geral, uma devida proporção de tempo seja destinada ao culto de Deus, assim também, em sua Palavra, por um preceito positivo, moral e perpétuo, preceito que obriga a todos os homens, em todos os séculos, Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado (descanso) santificado por ele; desde o princípio do mundo, até à ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; e desde a ressurreição de Cristo, foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado domingo, ou dia do Senhor, e que há de continuar até ao fim do mundo como o sábado cristão.

Pergunta 46 Westminster Larger Catechism Question 46

Pergunta 46. Qual foi o estado da humilhação de Cristo?

Resposta: O estado da humilhação de Cristo foi aquela baixa condição, na qual, por amor de nós, despindo-se da sua glória, ele tomou a forma de servo em sua concepção e nascimento, em sua vida, em sua morte, e, depois, até à sua ressurreição.

Pergunta 51 Westminster Larger Catechism Question 51

Pergunta 51. Qual é o estado de exaltação de Cristo?

Resposta: O estado de exaltação de Cristo compreende a sua ressurreição, ascensão, o estar sentado à destra do Pai, e a sua segunda vinda para julgar o mundo.

Pergunta 52 Westminster Larger Catechism Question 52

Pergunta 52. Como Cristo foi exaltado na sua ressurreição?

Resposta: Cristo foi exaltado na sua ressurreição em não ter visto a corrupção na morte (pela qual não era possível que ele fosse retido), e o mesmo corpo em que sofrera, com as suas propriedades essenciais (sem a mortalidade e outras enfermidades comuns a esta vida), tendo-se realmente unido à sua alma, ressurgiu dentre os mortos ao terceiro dia, pelo seu próprio poder, e por essa ressurreição declarou-se Filho de Deus, por haver satisfeito a justiça divina, ter vencido a morte e aquele que tinha poder sobre ela, e ser o Senhor dos vivos e dos mortos. Tudo isso fez ele na sua capacidade representativa, como Cabeça de sua Igreja, para a justificação e vivificação dela na graça, apoio contra os inimigos, e para lhe assegurar a sua ressurreição dos mortos no último dia.

Pergunta 53 Westminster Larger Catechism Question 53

Pergunta 53. Como Cristo foi exaltado na sua ascensão?

Resposta: Cristo foi exaltado na sua ascensão em ter, depois da sua ressurreição, aparecido muitas vezes aos seus apóstolos e conversado com eles, falando-lhes das coisas pertencentes ao seu reino, impondo-lhes o dever de pregar o evangelho a todos os povos, e em subir aos mais altos céus, no fim de quarenta dias, levando a nossa natureza, e, como nosso Cabeça triunfante sobre os inimigos, para ali, à destra de Deus, receber dons para os homens, elevar nossos afetos e preparar-nos um lugar onde ele está e estará até a sua segunda vinda no fim do mundo.

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.