Tiago 1.21 | Atitudes em Relação a Palavra de Deus
André Luiz Bispo dos Santos
Cristianismo na Prática • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2,027 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Pré: Meus irmãos, é um grande privilégio estar com vocês nessa noite. Hoje nós voltaremos a trabalhar um livro que nós já conhecemos um pouco, que lá no comecinho do ano nós visitamos muitas vezes. Voltaremos hoje ao texto de Tiago, ainda no primeiro capítulo, hoje em um texto bem curtinho, mas que traz verdades muito preciosas para o nosso coração. Peço que abra sua Bíblia em:
Leitura do Texto Bíblico - Tiago 1.21 - “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.”
Pós: O que a Bíblia é para nós? O que a Bíblia representa para nós na prática? Há quem deixe algum Salmo aberto em algum local da casa, há quem use como amuleto debaixo do braço, mas para que serve a Bíblia para nós na prática? Como eu devo entender e olhar para a Bíblia no meu dia a dia? A forma como eu enxergo a Palavra de Deus vai dizer como eu vou reagir e viver em minhas lutas de cada dia. E é isso que Tiago tem tratado até aqui: como nós podemos viver o cristianismo na prática? como podemos viver em meio a lutas e provações?
Contexto:
Contexto:
Tiago é uma carta muito especial, nós já vimos um pouco dela aqui, Tiago começa nos apresentando qual é o propósito do sofrimento, nos primeiros versos da carta e ele nos ensina que devemos suportar as provações com alegria porque é pelas provações que nós somos amadurecidos e somos aperfeiçoados.
Depois disso, fomos levados a pensar que não somos perfeitos, ainda não temos toda a sabedoria que deveríamos ter. Então, precisamos pedir sabedoria ao Senhor, pedir sabedoria por meio da oração, com muita fé, confiando que o Senhor nos dará, então não podemos ter dúvidas, não podemos ser semelhantes às ondas do mar, mas firmes, com uma fé sólida no Senhor.
Então Tiago nos ensinou sobre a tentação do dinheiro, que afeta tanto ricos quanto pobres, e precisamos entender que se Deus nos fez ricos foi ricos para glória dEle, para abençoarmos outras pessoas, outras vidas, e se nos fez pobres foi para que pudéssemos também ser pobres para a glória dEle, tendo o próprio Deus como nosso maior tesouro.
Depois, nos versos 12 a 15, Tiago nos ensina sobre a tentação de fato, ele nos ensina a diferença entre tentação e provação para que possamos ter sabedoria e discernimento nesses momentos. Nesses versos podemos aprender que provações e dificuldade vem da parte de Deus, para nosso fortalecimento e amadurecimento; por outro lado, as tentações vem da nossa própria cobiça, quando tornamos algo em pecado, quando caímos na própria cobiça do nosso coração.
Agora, nos versos 16 a 18, Tiago vai ser bem direto e dizer: Vocês sabem por que vocês sofrem? Porque vocês se enganam, pensam que conhecem a Deus, mas não conhecem. Salomão já disse que “O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA” (Pv 1.7), então, conhecer ao Senhor, conhecer o caráter do Senhor é o começo dessa jornada de sabedoria.
E é aí que chegamos aos versos 19 e 20, Tiago não quer que os irmãos pereçam nas provações e tentações pela falta de sabedoria, não quer que culpem a Deus em meio as lutas, e pra isso ele nos mostra que os crentes não podem ser tagarelas, nem irados, mas equilibrados e temperados pela Palavra de Deus.
Finalmente chegamos ao verso 21, dessa vez trabalharemos somente esse versículo, curtinho mais cheio de verdades preciosas para nós, nele vamos perceber:
FCD - Quais atitudes devemos ter em relação a Palavra de Deus?
Declaração do Tema - Atitudes em Relação a Palavra de Deus
1ª ATITUDE: DESPOJAR-SE DAS VELHAS PRÁTICAS - v.21
1ª ATITUDE: DESPOJAR-SE DAS VELHAS PRÁTICAS - v.21
PORTANTO, DESPOJANDO-VOS - O conceito de despojar-se aparece diversas vezes nas Escritura. Paulo usa esse termo algumas vezes, ele está falando sobre tirar a roupa do velho homem. Tiago está dizendo: tem coisas em você que você precisa tirar, precisa matar todos os dias, precisa rejeitar sempre, porque essas coisas nos atrapalham, nos fazem cair, nos fazem fracassar no meio das provações.
Tiago mesmo já tinha falado sobre isso, nós caímos por causa do nosso coração, por causa dos nossos desejos exagerados. Então, ele traz novamente o assunto, tire essas coisas, que coisas?
DE TODA IMPUREZA - A palavra impureza fala sobre todo tipo de imundície, todo tipo de sujeira na nossa vida, isso fala até mesmo sobre a questão sexual. Todo tipo de imoralidade sexual é condenada aqui. No antigo testamento há uma palavra muito parecida, usada pelo profeta Zacarias.
Lá em Zacarias 3 há um sacerdote chamado Josué, Josué deveria ser um homem elevado, usado por Deus. Mas o texto diz em Zacarias 3.3 “Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo.” Aquele sacerdote estava imundo, impuro diante de Deus. Parece o mesmo conceito apresentado em Tiago.
Qual é a atitude que Deus toma com Josué? Zacarias 3.4 “Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes.” Deus não se agradou daquelas impurezas, do pecado, das manchas. Tiago fala sobre isso, nas provações, nas batalhas e lutas podemos passar pelas mesmas coisas, podemos transformar coisas boas e simples em pecados e sujeira.
É por isso que ele diz: não seja um tagarela, não seja um irado, ao invés disso: rejeite, renuncie, retire toda essa roupa de impureza. É essa impureza que está em nosso coração que nos afasta de Deus. Esses impulsos pecaminosos devem ser retirados, toda impureza deve ser retirada!
E ACÚMULO DE MALDADE - Tiago está falando em outras palavras: você precisa mortificar a sua carne. O primeiro passo que nós devemos dar diante da tentação é exatamente esse: rejeita a impureza, rejeite a maldade, rejeite os impulsos da carne. E é por isso que ele fala do ACÚMULO DE MALDADE.
Paulo usa a expressão “ACÚMULO” quando fala sobre a graça de Deus, falando da graça superabundante, ou quando fala da abundância de alegria que deve haver na vida dos crentes, mas Tiago traz o termo de maneira negativa, uma abundância de maldade. Nós devemos batalhar contra os nossos desejos internos, contra esse acúmulo, contra essa abundância de maldade que tenta preencher nossos dias, nosso coração.
Ilustração: Ira, discórdia, desejos indecentes, fofocas, todo ato de maldade é recriminado aqui. Não deve ser assim! E por que é assim? Será que nós somos tão maus assim? Será que nós não somos bonzinhos, gente boa?
A Bíblia diz que o nosso coração é profundamente enganoso, que de dentro do coração procedem os maus desígnios, e que a nossa boca fala do que está cheio o coração. A mesma Bíblia mostra que desde o Jardim do Éden nós só nos inclinamos para o mal. Nós sempre buscamos o que agrada nossa carne, nós sempre nos inclinamos para o que é mais prazeroso e não ao que agrada a Deus.
Resumo: Ao invés de dar ouvidos ao meu coração cheio de maldade e impureza, preciso matar essas inclinações e me revestir da Palavra de Deus.
Aplicação: Meus irmãos, foi exatamente isso o que Jesus ensinou. Ele disse: “Quem quiser vir após mim, tome a sua cruz, negue-se a si mesmo e siga-me”. Parece que abrir mão do que você não gosta muito é fácil, mas o Evangelho não nos chama pra jogar fora aquilo que nós não gostávamos, nos chama para tirar toda a roupa suja, tirar toda a roupa que nós usávamos e desagradava a Deus. Você e eu devemos lançar fora toda a roupa antiga e suja dos nossos pecados. Não guarde suas camisas velhas do pecado, não guarde suas calças antigas. Você não entendeu? Jogue fora todas as práticas, todos os pensamentos, isso não deve ter espaço nem lugar no guarda-roupa do seu coração. Esvaziar esse guarda-roupas chamado coração é o passo inicial para a entrada das novas roupas proporcionadas pelo Filho de Deus, no Evangelho.
E COMO EU POSSO FAZER ISSO? TIAGO NOS MOSTRA A ATITUDE POSITIVA, DEPOIS DESSA NEGATIVA, NA CONTINUAÇÃO DO VERSÍCULO:
Declaração do Tema - Atitudes em Relação a Palavra de Deus
2ª ATITUDE: ACOLHER A PALAVRA - v.21
2ª ATITUDE: ACOLHER A PALAVRA - v.21
ACOLHEI - Tiago dá uma ordem: recebam, abracem, cuidem, amem! Por que ele precisou dar essa ordem, se era uma coisa boa? Sabe por que? Porque simplesmente tirar a roupa suja do pecado, tirar a impureza e a maldade e não abraçar imediatamente outra coisa, não funciona para nós. Se nós ficássemos simplesmente sem a “roupa do pecado”, e não colocássemos outra coisa no lugar seria questão de tempo para a velha roupa voltar para a pele.
Tem como tirar a escuridão de uma sala sem colocar uma luz dentro? Não tem! Se você tiver luz, mesmo que seja pequena, mesmo que seja só uma vela, ela vai acender o ambiente, vai clarear, vai expulsar a escuridão. E é isso que Tiago quer ensinar aos irmãos, quer também nos ensinar: como é que você vai enfrentar as provações e tentações com sabedoria? Percebendo que dentro de você tem escuridão e acolhendo a luz, que luz? A Palavra de Deus.
Acolher é aceitar com amor, é cuidar, é zelar por isso. E é exatamente este sentimento que devemos ter pela palavra de Deus, ACOLHER COM MANSIDÃO.
COM MANSIDÃO - Tiago apela e diz: Não é simplesmente acolher, não é simplesmente ouvir sobre a Palavra, não é simplesmente dizer “ah eu gosto da Bíblia”, “ah, eu gosto de ir pra Igreja e ouvir pregações”, não. Não é só escutar, precisa viver, precisa guardar profundamente no coração. De que adianta domingo após domingo sempre estar ouvindo sobre a Bíblia sem amor por ela? E como se manifesta o amor pela Bíblia e pelo Deus da Bíblia? Vivendo e colocando em prática aquilo que tem se aprendido e ouvido dela e sobre ela.
O Salmo 119 é o maior capítulo da Bíblia, o maior Salmo e ele é quase inteiro sobre a beleza da Palavra de Deus. O Salmo 119.11 diz “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Ele não está dizendo que guarda na memória, mas no coração, a Palavra de Deus não deve ser simplesmente guardada na sua cabeça, mas deve estar no seu coração e transbordar pela sua boca, pelas suas mãos, mostrando na sua vida que você ama a Deus e ama Palavra de Deus.
Tiago estava falando para crentes, e sabe como os crentes agem diante da Palavra de Deus? O que você faz quando um sermão é pregado e chama você de pecador? O que você faz quando a Palavra de Deus mostra seus pecados? Você age com raiva? Age com rebeldia? Age com ira? Muitas vezes nós fazemos isso, muitas vezes somos hostis, somos brutos, somos ignorantes, não acolhendo com mansidão a Palavra de Deus. E agir assim é agir como um não cristão.
A PALAVRA EM VÓS IMPLANTADA - Deus colocou a Sua Palavra dentro de nós. Ninguém aqui era digno de receber as Palavras que o próprio Deus inspirou, mas maravilhosamente Ele nos deu esse privilégio, ele implantou em nós, ele fez o milagre, através da leitura, através da pregação, através do Espírito Santo, Deus coloca essa Palavra preciosa em nosso coração. Romanos 10.17 fala sobre isso “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” ]
A QUAL É PODEROSA PARA SALVAR A VOSSA ALMA - Tiago está deixando mais claro ainda, a Palavra é quem vem até nós e tem poder para nos salvar. Como foi que você ouviu sobre Jesus Cristo? Como foi que você aprendeu sobre Igreja, sobre pecado, sobre Deus? É na pregação que nós podemos ter nossos olhos e ouvidos abertos. É a pregação que nos aponta para Jesus Cristo, mostra nosso pecado e nos faz buscar a Deus.
Ouvimos nosso pecado, e percebemos que a nossa alma estava perdida. Ouvimos sobre Cristo e Ele vem, pelo Espírito e limpa a nossa alma, tira a velha roupa do pecado e nos dá roupas limpas, nos ensina a buscar e viver em santificação. E isso tudo acontece como? Pela Palavra de Deus, lida e pregada! É a Palavra de Deus que deve encher o meu e o seu coração.
Por isso precisamos praticar a Escritura, porque é pela Bíblia que aprendemos sobre o nosso Salvador, aprendemos sobre o que fizemos, sobre o que deveríamos ser. Pela Palavra somos chamados a viver de modo agradável a Deus. Pela palavra somos chamados a não sermos mais os mesmos, mas vivermos de modo honroso e digno do Evangelho!
Resumo: Ao invés de dar ouvidos ao meu coração cheio de maldade e impureza, preciso matar essas inclinações e me revestir da Palavra de Deus. É pela Palavra que aprendemos a vencer às provações e fugir das tentações, é pela Palavra que temos esperança e salvação para a nossa alma.
Aplicação: Você sabe qual é a maior preocupação do seu pastor? Eu vou te contar aqui o segredo. Ele não está preocupado se você está gostando da cor da igreja, se está gostando do som, do ventilador, essas coisas tem pouco espaço na cabeça de um pastor. Sabe o que ocupa a cabeça dele em relação a você? Sabe qual é a pergunta que ele com certeza mais faz? “SERÁ QUE OS IRMÃOS ALI DE BOQUEIRÃO ESTÃO AMANDO A JESUS CRISTO? SERÁ QUE ELES ESTÃO COLOCANDO EM PRÁTICA A PALAVRA?”. Quer dar um presente ao seu pastor? Não precisa dar uma coisa muito cara não, basta dizer a ele: “PASTOR, TENHO BUSCADO PARECER MAIS COM JESUS CRISTO TODOS OS DIAS, TENHO MEDITADO NA PALAVRA DE DEUS E GUARDADO ELA NO MEU CORAÇÃO”. Só isso já basta, só isso vai fazer seu pastor sorrir, isso já vai fazer ele transbordar de alegria.
Declaração do Tema - Atitudes em Relação a Palavra de Deus
LIÇÕES - Atitudes em Relação a Palavra de Deus
LIÇÕES - Atitudes em Relação a Palavra de Deus
NÓS PRECISAMOS DA PALAVRA DE DEUS PARA VENCERMOS O VELHO HOMEM. Eu sei o que você deve estar pensando. Eu sou como você. Eu sei que você já deve estar aí na sua cabeça dizendo: “Mas André, é muito difícil vencer o velho homem, eu luto, luto, luto e os mesmos pecados batem na minha porta, as mesmas tentações, as mesmas reclamações, eu me esforço mas não consigo mudar, minha vida está sempre cheia de problemas e eu não sei mais o que fazer”. Eu sei, eu sou como vocês e enfrento os mesmos problemas. Mas sabe do que a gente precisa? A gente precisa buscar sempre estar cheio do Espírito Santo, e sabe como você pode ser cheio? Pela Palavra. Você precisa parar de murmurar, de reclamar, de se entregar a impureza e se deliciar na Palavra de Deus e por meio da oração. Somente assim poderemos vencer o velho homem, é por meio de Cristo, é por meio da faxina que Cristo faz em nós pela Palavra de Deus.
PRECISAMOS AMAR A PREGAÇÃO E A PALAVRA DE DEUS. Sim, muitas vezes a Palavra e a Pregação vão nos incomodar. Muitas vezes a Bíblia ou o Pregador Fiel vão falar algo que incomoda você e você aparentemente não concorda. Mas, quem foi que disse que nós precisamos concordar? É a Palavra de Deus, não palavra de homem, não pensamentos do pastor, não pensamentos do seminarista. Se fossem minhas palavras você poderia ir embora e tudo bem, mas, meus irmãos, quando nos reunimos aqui, nos reunimos para buscar a Deus e buscar ouvir a voz de Deus através da Bíblia. Então, que valor nós temos que dar a essas Palavras? Precisamos aceitar, amar e praticar aquilo que Deus nos diz.
Conclusão
Conclusão
O que a Bíblia é para nós? Que atitude você tem diante da Palavra de Deus? Precisamos viver e amar essa Palavra, sabendo que é através dela que a nossa vida é salva, que nossa alma é transformada, que Jesus Cristo nos é apresentado e podemos finalmente voltar a viver!
