Aula 9: A oração provê trabalhadores
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 133 viewsNotes
Transcript
E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. – Mateus 9.37–38
-Assim como na parábola do amigo à meia-noite, Ele quer que compreendam que a oração não deve ser egoísta; é o poder pelo qual a bênção pode vir para outros. O Pai é Senhor da seara. Quando nós oramos pelo Espírito Santo, devemos orar para que Ele prepare e envie trabalhadores para a obra.
-a oração é na verdade um poder do qual o ajuntamento da colheita e a vinda do Reino realmente dependem.
-Quando Ele viu “as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor”, então convocou os discípulos para orar para que trabalhadores lhes fossem enviados (ver Mateus 9.36).
-Quão pouco os cristãos realmente sentem e lamentam a necessidade de trabalhadores nos campos do mundo tão maduros para a ceifa. Quão pouco eles creem que nosso suprimento de trabalhadores depende de nossa oração e que a oração irá de fato prover “tudo o de que tiver necessidade”. A escassez de trabalhadores é conhecida e discutida. Às vezes são feitos esforços para suprir a necessidade. Mas quão pouco o encargo pelas ovelhas errantes sem Pastor é realmente assumido na fé de que o Senhor da seara enviará os trabalhadores em resposta à oração. Sem essa oração campos prontos para a colheita serão deixados a perecer. Sim, é isso que acontece. O Senhor entregou Sua obra nas mãos de Sua Igreja. Ele Se fez dependente deles como Seu Corpo, por meio do qual Sua obra deve ser realizada. O poder que o Senhor dá a Seu povo para exercer no céu e na Terra é real; a quantidade de trabalhadores e o tamanho da colheita verdadeiramente dependem de suas orações.
Por que não obedecemos à instrução do Mestre mais apaixonadamente e clamamos com mais fervor por trabalhadores? Por dois motivos. Primeiro, falta-nos a compaixão de Jesus, que deu origem a esse pedido de oração. Os crentes devem aprender a amar ao próximo como a si mesmos e a viver inteiramente para a glória de Deus em seus relacionamentos com os homens.
-Então a outra razão pela qual negligenciamos o mandamento se apresentará, a falta de fé, mas ela será superada conforme nossa compaixão suplicar por ajuda. Cremos muito pouco no poder da oração para produzir resultados positivos. Não vivemos perto o suficiente de Deus, e não estamos totalmente dedicados a Seu serviço e Reino, para ser capazes de confiar que ele responderá nossas orações. Oremos por uma vida tão unida com Cristo que Sua compaixão possa nos inundar, e Seu Espírito possa nos dar a certeza de que nossa oração foi ouvida.
Esse tipo de oração pedirá e obterá dupla bênção. Primeiramente haverá o desejo pelo aumento da quantidade de homens totalmente dedicados ao serviço de Deus.
-O Senhor Jesus é agora Senhor da seara. Ele foi exaltado para conceder dons – os dons do Espírito. Seus principais dons são homens cheios do Espírito. Mas o suprimento e distribuição desses dons dependem da cooperação da Cabeça com seus membros. A oração levará a essa cooperação; os crentes que suplicam serão instigados a encontrar homens e recursos para a obra.
A outra bênção a ser pedida não será menos importante. Todo crente é um trabalhador; todos os filhos de Deus foram redimidos para Seu serviço e têm trabalho à Sua espera. Deve ser nossa oração que o Senhor encha todo Seu povo com o espírito de devoção, que ninguém possa ser achado à toa em Sua vinha. Onde houver uma reclamação por falta de ajudadores, ou por ajudadores competentes na obra de Deus, a oração possui a promessa de suprimento. Não há Escola Dominical ou ponto de pregação, ou grupo de leitura da Bíblia ou trabalho de resgate que o Senhor não esteja disposto a suprir.
-Que pensamento solene e bendito! Esse poder foi-nos dado em oração para suprir as necessidades do mundo e garantir os servos para o trabalho de Deus. O Senhor da seara ouvirá. Cristo, que nos chamou de modo tão especial para orar assim, dará suporte a nossas orações oferecidas em Seu nome e interesse. Separemos tempo e nos entreguemos totalmente para realizar nossa parte no trabalho de intercessão.
-A intercessão nos fará participantes dos gemidos da alma, mas também da satisfação da alma de Jesus, à medida que aprendermos que, em resposta à nossa oração, a bênção foi dada e que de outra forma ela não viria.
Bendito Senhor! Mais uma vez Tu nos ensinaste uma de Tuas maravilhosas lições. Humildemente pedimos a ti, permite-nos ver claramente a realidade espiritual da qual Tu nos falaste. Há uma colheita tão grande que padece enquanto espera que discípulos sonolentos deem o sinal para que os trabalhadores venham. Senhor, ensina-nos a ver isso com um coração cheio de compaixão e piedade. Há tão poucos trabalhadores. Senhor, mostra-nos quão terrível pecado é a falta de oração e fé, considerando que há um Senhor da seara tão capaz e disposto a enviá-los. Senhor, mostra-nos como Ele realmente espera pela oração com a qual tem se comprometido em dar a resposta. E há os discípulos, a quem a comissão de orar foi dada. Senhor, mostra-nos como Tu podes derramar Teu Espírito e nos encher d’Ele, para que Tua compaixão e fé em Tua promessa os levante para praticar a oração incessante e que prevalece.
Ó nosso Senhor! Não podemos entender como Tu podes confiar-nos tal obra e dar tal poder a homens tão indolentes e infiéis. Agradecemos a Ti por todos aqueles que Tu estás ensinando a clamar dia e noite para que trabalhadores sejam enviados. Senhor, sopra do Teu próprio Espírito em Teus filhos, para que aprendam a viver somente para uma única coisa – para o Reino e a glória de seu Senhor – e que se tornem totalmente conscientes do que a fé de sua oração pode realizar. Que todo nosso coração, em toda petição, seja cheio da certeza de que a oração, oferecida com amor e fé no Deus vivo, obterá resposta certa e abundante. Amém.
